Um aspecto muito importante que pouca gente leva em consideração ao optar por um fornecedor é a qualidade no atendimento ao cliente. Entre as características que devem ser analisadas essa é uma das principais, pois influencia diretamente na forma como o serviço será prestado.

Para comprovar este fato, confira os 6 motivos para contratar um fornecedor que tenha esse foco!

1. Agilidade no atendimento

Se o fornecedor se preocupa com a qualidade no atendimento ao cliente, então ele, com certeza, responde agilmente. Isso é muito importante, pois, caso exista algum problema com os produtos disponibilizados, você precisará resolver rapidamente.

Vamos supor que o benefício dos colaboradores não seja creditado no devido cartão — vale-alimentação ou vale-refeição, por exemplo. Este erro precisará ser solucionado o mais rápido possível para que a empresa não tenha problemas, certo?

Por mais que a sua empresa e o fornecedor trabalhem com toda eficiência possível, podem ocorrer imprevistos. Quando eles acontecerem, é importante que sejam solucionados com rapidez.

2. Fácil resolução de problemas

Além de resolver os problemas rapidamente, é bem melhor quando isso ocorre de maneira simples e fácil, certo? Provavelmente, você já passou por alguma situação em que precisou solucionar uma dúvida ou resolver uma pendência e ficou por muito tempo aguardando ou precisou falar com diversos profissionais até que seu problema fosse resolvido.

Quando a empresa tem foco no atendimento, ela sabe que não pode fazer isso. Sendo assim, quando você entrar em contato você será atendido por profissionais capacitados, que saberão como esclarecer suas dúvidas e resolver os problemas, sem precisar passar por nenhum estresse ou perder horas nessa tarefa.

Uma das formas que os fornecedores encontram para facilitar essa comunicação é disponibilizando diversos meios de contato, seja por e-mail, redes sociais, telefone, entre outros canais.

Por meio deles, é feito atendimento personalizado e humanizado. Tanto a sua empresa quanto seus colaboradores ficam satisfeitos.

3. Acompanhamento nos processos

Quando o foco do fornecedor é o atendimento de qualidade, ele faz questão de ser transparente e manter seus clientes informados. Na prática, isso quer dizer que é bem mais fácil acompanhar as etapas dos processos.

Sabe aquela ligação que você faz para obter informações e é respondido vagamente e ainda é pedido para esperar? Isso não acontece. Justamente porque esses fornecedores sabem que seus clientes não ficariam satisfeitos em “ficar no escuro”.

Como o objetivo é proporcionar satisfação com o atendimento, eles têm profissionais treinados e capacitados para lidar com as situações e manter os clientes informados.

4. Consultoria e auxílio

Seus fornecedores prestam consultoria? Eles avaliam quais são os melhores produtos para a sua empresa e oferecem serviços customizados de acordo com as suas necessidades com um bom custo-benefício? Saiba que esse aspecto faz toda a diferença e que se isso não é feito, pode ser a hora de trocar de fornecedor.

É vantajoso para ambos os lados, visto que o fornecedor pode ofertar uma variedade de produtos e serviços maior para o cliente, que por sua vez ficará mais satisfeito e voltará a fazer negócio.

5. As condições comerciais são melhores

Não se engane, um bom atendimento é feito muito antes do contrato fechado. Já no primeiro contato é possível notar a diferença entre empresas que fazem um atendimento comum e aquelas que realizam um atendimento focado no cliente.

Quando o fornecedor prioriza o atendimento, ele escuta com atenção as necessidades da empresa e busca propor as melhores soluções.

Se a prioridade for outra, provavelmente você encontrará apenas alguém tentando a qualquer custo empurrar as opções disponíveis, ainda que elas não sejam as melhores para a sua empresa.

6. Fornecedores focados na qualidade do atendimento ao cliente sabem da importância que essas atitudes têm para ambos

Se o fornecedor optou por focar na qualidade do atendimento ao cliente, pode ter certeza de que não foi algo aleatório. Os benefícios existem para ambos os lados, ainda mais levando em consideração que o atendimento de qualidade deixa o cliente mais satisfeito e o fideliza.

Para a sua empresa, ter um fornecedor que faz um bom atendimento também é uma forma de assegurar que os produtos sejam confiáveis.

Apesar de uma coisa não estar necessariamente relacionada a outra, uma empresa que investe no atendimento, não vai querer que surjam reclamações e problemas que acabem interferindo no processo.

O primeiro passo quando se trata de atender bem o cliente, é evitar que ele tenha problemas, o segundo é solucioná-los da melhor forma quando eles porventura surgirem.

Sendo assim, o fornecedor não valoriza apenas o atendimento, provavelmente ele também presta bons serviços e comercializa produtos de qualidade.

Agora que você já conhece os motivos, deve estar se perguntando como saber quando o fornecedor tem um foco direcionado para a qualidade no atendimento ao cliente. Na verdade, existem algumas formas simples de descobrir.

6.1. Descubra quanto tempo de mercado a empresa possui

Apesar do tempo de experiência não ser tudo, quando uma empresa permanece muito tempo no mercado significa que ela tem experiência e sabe lidar com diversas situações. Por isso, uma das formas de descobrir se o fornecedor é confiável e realiza um bom atendimento ao cliente, é verificando quanto tempo ela atua no segmento.

6.2. Busque referências

Você conhece outras empresas que já trabalham com esse fornecedor? Procure descobrir quais são e o que acham do serviço prestado. Dessa forma, você pode descobrir os pontos fortes e fracos e saber se é o fornecedor certo para a sua empresa.

6.3. Verifique o índice de reclamações

Outra opção muito interessante para saber como o fornecedor realiza o atendimento ao cliente é analisando a forma como ele responde aos clientes nas redes sociais.

Quando a preocupação com o atendimento existe, você notará que eles respondem questionamentos e reclamações com rapidez e eficiência.

Sites como o Reclame Aqui também são excelentes para analisar a qualidade no atendimento ao cliente. Por meio deles você poderá verificar a nota que os clientes dão a empresa, bem como o tempo que levam para solucionar problemas e qual o grau de satisfação das pessoas atendidas.

Se você precisa de um fornecedor de cartões de benefícios, saiba que a VR é uma empresa com mais de 40 anos no mercado e preza pela excelência da qualidade no atendimento ao cliente. Uma prova disso é que a empresa tem a melhor nota e o menor prazo de atendimento no Reclame Aqui.

Caso você já conte com bons fornecedores, mas acredita que o relacionamento com eles ainda precisa melhorar, leia mais sobre as 5 dicas para melhorar o relacionamento com os fornecedores!