Há muitos anos, o processo de escolha de bons parceiros para a sua empresa deixou de ser baseado, apenas, em preço, prazo e qualidade. Claro que esses fatores são determinantes, mas fazer uma boa gestão da sua cadeia de suprimentos vai além: é preciso buscar a qualificação de fornecedores. Ela é necessária para conseguir identificar quais são os que melhor atendem as suas necessidades, criando uma relação de confiança entre vocês.

As vantagens de uma análise mais criteriosa dos seus parceiros de negócio podem resultar em melhoria de processos, redução de custos e aumento de produtividade. Com todos esses benefícios, dá para perceber a importância de fazer uma boa seleção de fornecedores, criando critérios para a sua escolha.

Neste artigo, vamos falar sobre quais são esses critérios e como você pode qualificar os seus parceiros. Continue a leitura!

Saiba a importância de promover a qualificação de fornecedores

É como se você fizesse um processo seletivo. Para escolher os melhores fornecedores, entre tantas opções no mercado, você precisa avaliar quais são os critérios que podem fazer a diferença nos fluxos internos da sua empresa. Por isso, eles devem estar bem alinhados ao planejamento e aos objetivos do seu negócio.

Esse processo de escolha deve envolver:

  • valor, qualidade e prazos de entrega e de pagamento;

  • relacionamento, atendimento, flexibilidade e confiança;

  • saúde financeira;

  • origem dos insumos e atenção à legislação trabalhista e ambiental.

É preciso lembrar que os consumidores estão cada vez mais atentos a toda a cadeia de produção daquilo que escolhem para comprar. Portanto, os critérios que citamos interferem na eficácia do seu negócio e no seu próprio desempenho.

Cada empresa deve analisar seus processos internos para descobrir que peso cada um desses critérios tem na escolha e na qualificação de fornecedores. De toda forma, você deve sempre considerar que seus parceiros podem ajudar na construção da imagem da sua marca — para o bem ou para mal! Por isso, vale a pena conferir quais são os passos para realizar o processo de qualificação deles.

Conheça os passos mais importantes para qualificar seus fornecedores

A relação entre a sua empresa e os seus fornecedores deve ter como premissa a confiança, objetivos comuns e claros, além de transparência e apoio mútuo. Mas não é só isso! Você precisa seguir alguns critérios para escolher bem os parceiros que farão parte da sua cadeia de suprimentos para que não haja problemas no futuro. Veja alguns deles.

Considere se ele está em dia com a legislação

Um bom passo para iniciar a qualificação de fornecedores é verificar se ele atende a todos os requisitos legais pertinentes ao segmento de atuação dele. Isso porque, sendo parceiros de negócios, caso haja alguma irregularidade com os fornecedores, sua empresa poderá, também, arcar com os prejuízos de imagem causados pela descoberta de uma ilegalidade. Pode haver, inclusive, prejuízos financeiros, dependendo do caso.

Assim, é importante que sejam checados o pagamento de todos os encargos trabalhistas, a regularidade com a destinação de resíduos e atendimento à legislação ambiental e sanitária, o recolhimento de tributos, entre outros pontos pertinentes ao seu negócio.

Descubra sobre a eficiência do seu parceiro de negócios

Antes de definir que empresa entrará em sua cadeia de suprimentos, é preciso checar se ela é realmente capaz de atender as suas demandas dentro do prazo e com a qualidade esperada. Caso contrário, isso pode comprometer todo o fluxo de trabalho da sua equipe interna.

Uma solução para fazer esse tipo de verificação são as auditorias operacionais. Nelas, você saberá se os processos passam por melhorias, se há capacitação dos funcionários, boas condições de trabalho etc.

Confira se há cuidados com o meio ambiente

A sustentabilidade e os cuidados com descarte de resíduos ou de efluentes merecem um tópico à parte pela importância de atender à legislação, como mencionamos. Mas é primordial para a imagem das empresas envolvidas nessa parceria, pois cada vez mais o consumidor presta atenção na responsabilidade ambiental das companhias.

Portanto, é preciso, também, que eles usem de forma consciente os recursos naturais e adotem práticas sustentáveis em seus processos. Lembre-se de que esses são fatores que devem ser constantemente avaliados para manter a boa imagem do seu negócio.

Saiba a origem dos insumos usados pelo seu fornecedor

Na mesma linha do tópico anterior, é preciso que se saiba de onde vêm os insumos que ele usa em seus processos de produção. Somente assim você conseguirá construir uma cadeia de suprimentos responsável tanto social quanto ambientalmente.

Imagine se você descobre, por meio de uma notícia na imprensa, que um dos seus parceiros utiliza mão de obra escrava, por exemplo. Em tempos de redes sociais, esse tipo de informação se espalha muito rapidamente e poderia atingir a sua marca como uma bomba!

Confira se há flexibilidade nas negociações

Seus fornecedores devem ser verdadeiros parceiros de negócios, oferecendo mais do que apenas a redução dos valores de um produto, por exemplo. Para que haja uma relação de confiança e vantajosa para ambos, é preciso que haja flexibilidade na negociação dos prazos e das condições de pagamento, por exemplo.

Veja se há métricas e acompanhamento de resultados

Um bom fornecedor busca, junto a sua empresa, sempre melhorar seus processos e alcançar bons resultados. Além disso, é preciso que ele tenha métricas bem definidas para que você possa acompanhar esses indicadores. Essa análise deve ser contínua para que a sua empresa avalie periodicamente quais são os parceiros que devem se manter na sua cadeia de suprimentos.

A qualificação de fornecedores é um passo importante para que a sua empresa consiga se manter com uma imagem forte perante o mercado. Ela garante que os seus processos ocorram de forma eficiente e que não haja falhas no fluxo de produção e de venda dos seus produtos.

Vale lembrar que nem todas as organizações têm as mesmas necessidades. Por isso, você precisa analisar bem quais são as demandas exigidas pela sua empresa para encontrar o melhor caminho rumo à qualificação de fornecedores.

Este assunto é importante para o seu negócio? Então, continue a leitura e descubra a hora certa de trocar de fornecedores.