Você já pensou que manter um bom relacionamento com fornecedores pode ser primordial para o sucesso do negócio? Pois bem, os fornecedores são os grandes responsáveis por garantir produtos e serviços de qualidade necessários para a realização das tarefas diárias da sua empresa.

Empresas de qualquer segmento necessitam lidar com fornecedores constantemente, e muitos são os conflitos que ocorrem nessa relação, como atrasos nas entregas, produtos com defeito ou errados, problemas de comunicação, entre outros. E essas questões podem afetar diretamente a produtividade e a lucratividade de todo o sistema.

Tendo em vista a importância da relação com fornecedores, este artigo tem por objetivo apresentar a você como lidar com possíveis conflitos e listar algumas ações que podem ser tomadas para reduzir problemas com estes fornecedores. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Como reduzir os conflitos com os fornecedores?

Sem dúvida alguma, os conflitos estão presentes em todas as relações empresariais e, quando não resolvidos, podem acabar prejudicando o andamento dos negócios. Mas, quando se trata da relação com fornecedores, é possível evitá-los por meio de algumas ações. Confira!

Realizar a conferência no recebimento da mercadoria

É extremamente importante conferir toda a mercadoria no recebimento. Caso a vistoria não seja feita, pode gerar custos altos e desperdício de tempo com troca de produtos.

Lembre-se que, não adianta realizar a conferência no recebimento sem uma lista com os principais produtos consumidos. Pode acontecer de a pessoa que receber o produto não conhecer o material ou não se atentar para as diferenças que devem ser analisadas.

Esse tipo de ação resolve ou minimiza problemas como retrabalho de devolução de produtos, custos operacionais, problemas com a produção e problemas de qualidade.

Realizar um checklist da nota e da ordem de compra

Normalmente, no recebimento de produtos, são encontrados muitos erros na nota e na ordem de compra relacionados a valor, quantidade e material. Os motivos são variados, mas a questão é que geram um problema enorme dentro do setor de compras. Por isso, o checklist é importante para evitar esses problemas na hora da conferência.

Ao realizar o checklist, se algum item não estiver de acordo com a nota, você pode entrar em contato com o fornecedor imediatamente e agilizar a devolução ou entrega da mercadoria.

Alinhar os processos da empresa e verificar se estão de acordo com o que o fornecedor oferece

Ter os processos da empresa em ordem facilita muito mais a organização e as demandas do empresário. Alinhá-los significa assegurar a melhoria contínua do desempenho da organização e de suas relações, por meio da elevação dos níveis de qualidade e eficiência.

Dessa forma, as duas empresas devem estabelecer um relacionamento sólido, no sentido de que entendam as suas necessidades e consigam se complementar.

Com os processos alinhados, os fornecedores podem atuar previamente para atender suas demandas, o que consequentemente evita uma inesperada falta de insumos. Assim, você não perde vendas e mantém a relação de confiança com seus clientes.

Além disso, é fundamental verificar se os processos estão de acordo com o que foi oferecido pelo fornecedor. Para isso, elabore uma lista de exigências a serem cumpridas e confira se estão oferecendo as condições mínimas necessárias.

Atente à logística do fornecedor

Alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de formalizar a parceria, para que o empreendedor se planeje e evite surpresas na hora de organizar o estoque, como: condições de entrega, prazo, armazenamento e possíveis atrasos devido a problemas logísticos.

A ausência de mercadorias ou matérias-primas pode afetar negativamente o quadro de vendas, ao passo que a compra em excesso constitui diversos custos, sobretudo com relação à depreciação.

Pesquisar bem antes de contratar um fornecedor

É muito importante contar com fornecedores eficientes e que supram todas as necessidades da empresa. Diante disso, antes de contratar um fornecedor é necessário levantar o máximo de informações possíveis, buscar referências e avaliar a opinião de outros clientes.

Em caso de fornecedores do exterior, a pesquisa deve ser ainda mais complexa, no que se refere aos aspectos legais e burocráticos. Desse modo, é possível trabalhar em parceria e garantir resultados favoráveis à empresa.

Segundo alguns consultores, fechar negócio com apenas um fornecedor pode ser uma desvantagem para o empresário. Ao optar por um abastecimento exclusivo de produtos ou serviços, você perde a oportunidade de negociar melhor os preços e ter uma variedade maior para oferecer aos clientes.

Qual a importância de ter um bom relacionamento com os fornecedores?

Pontuamos os principais conflitos com fornecedores que devem ser evitados, porém, ainda é preciso evidenciar a importância de cultivar uma relação saudável com esse público.

Muitas empresas acabam dando ênfase maior aos clientes, ignorando totalmente o relacionamento com os fornecedores. No entanto, reconhecer a importância desses parceiros possibilita o seu sucesso no mercado. Afinal, sem os seus serviços, não há produtos para oferecer aos compradores.

É por meio de uma boa relação com os fornecedores que será possível oferecer boas condições e serviços aos clientes. Isso faz com que você tenha um diferencial competitivo e que sua empresa ganhe destaque no mercado.

Sendo assim, é fundamental que destaquemos alguns aspectos que ajudam a melhorar o relacionamento com os fornecedores. São eles:

  • crie uma relação de parceria e confiança;

  • não coloque o preço acima da qualidade;

  • mapeie os processos;

  • negocie as condições;

  • estabeleça canais de comunicação;

  • acompanhe os indicadores de desempenho dos fornecedores;

  • trabalhe com diversos fornecedores;

  • pense a longo prazo;

  • compartilhe seus planos de produção;

  • valorize os bons fornecedores.

A relação com os fornecedores deve, portanto, ser trabalhada da melhor maneira possível. Caso contrário, todo o processo do seu negócio ficará comprometido. Ter bons fornecedores faz com que sua empresa cresça e que os clientes fiquem cada vez mais satisfeitos e fidelizem o produto ou serviço.

Por fim, para evitar os conflitos diários e melhorar o relacionamento com os fornecedores é preciso adotar uma postura crítica e aberta a negociações. Dessa forma, é possível criar uma relação de parceria e garantir um serviço de qualidade.

Gostou do nosso post? Quer conhecer as 5 dicas para melhorar o relacionamento com os fornecedores? Continue com a visita, confira agora mesmo e aprenda mais sobre o assunto!