O que um estabelecimento precisa fazer para se tornar um restaurante de sucesso e encantar os clientes? Essa é uma dúvida que aflige vários donos e gestores, e a resposta vai muito além de oferecer um menu completo e diverso — que, sem dúvidas, não deixa de ser essencial.

São vários os fatores que podem melhorar a experiência do consumidor em seu negócio e ter essas informações em mãos é fundamental para garantir bons resultados. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? Continue a leitura do artigo!

1. Entretenha os clientes nos momentos da espera

Especialmente em dias de casa cheia, a fila de espera se torna inevitável em um restaurante. Trata-se, no entanto, de um dos principais pontos negativos considerados pelo consumidor ao avaliar um estabelecimento — e você, quando também na posição de cliente, certamente concorda com isso, não é mesmo?

É fato que os atrasos podem arruinar a experiência do cliente. Nesse sentido, um restaurante de sucesso deve saber tranquilizar e até mesmo entreter o consumidor durante esses momentos, evitando que eles desistam de aguardar e procurem a concorrência.

Contudo, como isso pode ser feito? Primeiramente, é preciso ser honesto sobre o tempo de espera. Se a fila já estiver ficando grande e você perceber que pode levar até mais de uma hora para acomodar os novos clientes, avise-os. Não os deixe aguardando ansiosos e sem qualquer parecer, já que é melhor surpreendê-los com um tempo mais curto do que desapontá-los com um maior.

Feito isso, é preciso garantir que os clientes estarão entretidos e bem servidos durante esse tempo. Nessas situações, muitos restaurantes optam por oferecer algum aperitivo simples de cortesia, além de permitir que o público já faça os seus pedidos de bebidas enquanto aguardam. Quanto ao ambiente, coloque uma televisão e garanta acesso à internet para mantê-los ocupados.

2. Invista na motivação e treinamento dos funcionários

Um erro que não pode acontecer de maneira alguma em restaurantes de sucesso é não dar a devida importância à capacitação dos times de trabalho. Tenha em mente que isso pode comprometer o funcionamento do negócio e, consequentemente, a opinião dos clientes sobre o seu serviço — imagine, por exemplo, como ficará um consumidor que optou pelo seu estabelecimento para uma comemoração ao se deparar com garçons despreparados e pouco dispostos a atender bem a todos os convidados.

Sendo assim, invista em treinamentos para os colaboradores, fazendo com que todos estejam bem motivados, alinhados e engajados com a missão do seu restaurante. Além disso, é fundamental fazer um bom trabalho de gestão de equipes, realizando avaliações e reuniões periódicas com os times e passando feedbacks frequentes e acertados para cada um.

3. Capriche na decoração e ambientação

A decoração de um ambiente diz muito sobre ele — no caso de um restaurante, isso não poderia ser diferente, não é mesmo? Para acertar nesse quesito, pense primeiramente em qual é o tom do seu estabelecimento, considerando a proposta do seu menu: se é uma cantina italiana, por exemplo, é interessante que todos os móveis, iluminação e acessórios passem essa mensagem.

Além disso, para complementar a imagem positiva da sua decoração, é importante oferecer um ambiente agradável e acolhedor. Preocupe-se com todos os detalhes, como climatização (ar condicionado nos dias mais quentes), música no tom adequado e de acordo com o perfil do seu público, espaço para que todos possam se locomover entre as mesas, acessibilidade, iluminação condizente, etc.

4. Incentive o cliente a voltar mais vezes

Assim como atrair novos clientes, saber reter aqueles que já frequentaram o seu restaurante é essencial para o bom funcionamento do negócio. Por isso, além de continuar caprichando nas refeições oferecidas e no serviço prestado, é possível adotar uma série de estratégias, como passar a aceitar o vale-refeição.

Lembre-se de que cada vez mais empresas oferecem esse benefício aos seus colaboradores, e você definitivamente não quer perder vendas e comprometer o seu orçamento por não permitir essa opção de pagamento. Aceitando vale-refeição, o seu restaurante só tem a ganhar.

Outra estratégia eficiente está nos programas de fidelização. Eles funcionam da seguinte maneira: a cada compra feita no estabelecimento, o consumidor acumula pontuações. Quando completar 10 pontos, por exemplo, ele ganha uma refeição no local ou outro benefício, como uma bebida, uma sobremesa, etc. Para facilitar ainda mais, o cartão de fidelidade pode ser oferecido em forma impressa.

5. Saiba ouvir o que o cliente tem a dizer

Você já ouviu por aí que “o cliente sempre tem razão”, certo? Portanto, cabe dizer que qualquer problema ou preocupação apresentada pelo consumidor em seu estabelecimento deve ser tratado com prioridade e atenção. Isso vale também para as reclamações feitas nas redes sociais, tão comuns nos dias de hoje. Em todos os casos, a gerência deve saber ouvir o que ele tem a dizer e responder com gentileza e cortesia.

Contudo, um restaurante de sucesso simplesmente não espera por reclamações, mas, sim, sabe como preveni-las. Para isso, incentive os clientes a apresentar críticas e sugestões por meio de um canal direto, como e-mail, formulário ou página em seu site reservada à comunicação. Não se esqueça de garantir que todas as mensagens sejam respondidas em curto prazo.

É justamente com a análise dessas sugestões e feedbacks que você poderá melhorar os processos do seu restaurante a tempo, conversando com os times de trabalho e verificando aspectos que precisam ser modificados ou ocorrências que devem ser evitadas, por exemplo.

6. Tenha uma boa presença online

Atualmente é difícil encontrar um negócio que não esteja em pelo menos uma plataforma na internet. A verdade é que ter uma presença online pode fazer toda a diferença no crescimento e sucesso do seu restaurante. Nas redes sociais, é importante conseguir gerar engajamento em seus clientes por meio de boas ações de marketing digital, além de apostar na divulgação de promoções, eventos, programas de fidelidade, etc.

No entanto, para encantar de fato o cliente, é preciso que essas plataformas sejam alimentadas com frequência e funcionem como uma via de mão dupla, ou seja, você também deve se conectar com o cliente, responder às suas mensagens e reagir aos comentários de forma constante.

Viu só como um restaurante de sucesso deve se preocupar com vários outros aspectos além das refeições que compõem o menu? Sendo assim, não deixe de colocar essas dicas em prática para garantir a satisfação daqueles que frequentam o seu estabelecimento.

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