Agir estrategicamente em meio a um mercado competitivo é o que garante a atuação e até mesmo a sobrevivência de uma empresa. Uma das táticas que mais geram resultados positivos, nesse sentido, é cuidar da saúde dos funcionários. Qualquer organização só prospera porque, nela, há times de pessoas dedicadas a cumprirem com suas funções e manterem o mecanismo do negócio funcionando.

Sem qualidade de vida no trabalho ou condições que garantam a saúde física e mental dos times, a tendência é que eles produzam menos e com qualidade reduzida. Por outro lado, trabalhadores bem cuidados pelo negócio se sentem mais dispostos a darem o melhor de si.

Quer entender melhor sobre a importância de promover ações que colaboram com a saúde dos funcionários? Continue a leitura deste post!

Por que se preocupar com a saúde dos funcionários?

Logo acima, comentamos sobre a relação direta entre saúde dos funcionários e melhores resultados. Especialmente quando pensamos em quão necessário é obter destaque frente à concorrência, cuidar dos times que trabalham para a sua empresa e fazer com que eles continuem com você, produzindo em níveis satisfatórios, se torna algo indispensável.

Acredite: os colaboradores sabem quando são ou não valorizados pela empresa, e isso exerce um peso enorme na maneira como conduzem suas atividades. Se eles percebem que não são amparados, tendem a ficar desmotivados — e é aqui que questões mais sérias começam a surgir, como faltas e atrasos frequentes, problemas de saúde devido ao estresse e outras condições adversas, entregas lentas e com altos índices de retrabalho etc.

Quando a empresa demonstra que se importa com seus funcionários, o retorno é outro. Incentivados e com as ferramentas que precisam para manter a saúde em dia, não há motivos para faltar, chegar atrasado ou não cumprir com as tarefas de forma eficiente. O ambiente de trabalho também se torna mais harmônico, pois os colaboradores se sentem satisfeitos em fazer parte da organização.

Agora, você provavelmente deve estar pensando: quais são as melhores formas de cuidar da saúde dos funcionários? Afinal de contas, estamos falando de um investimento, algo que apresenta entrada e saída no orçamento corporativo. Os gestores, no entanto, jamais devem encarar ações como as que listamos a seguir como um gasto, já que o retorno compensa os custos levantados para a criação de programas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Como melhorar a saúde dos colaboradores da empresa?

Chegou a hora de conhecer alguns exemplos práticos — mas que apresentam resultados muito eficientes — de como melhorar a saúde dos funcionários. O reflexo dessas ações são notados não só nos níveis de produtividade, como em outros índices importantes e que medem a atuação do negócio: taxa de rotatividade, satisfação do público interno etc. Continue a leitura e saiba mais!

Faça campanhas de alimentação saudável

A alimentação é um dos pilares para a sobrevivência do ser humano. Quando feita de forma saudável, ela garante os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, permitindo que o indivíduo exerça suas funções diárias com mais energia e disposição. Por outro lado, uma dieta composta basicamente por calorias vazias gera consequências como:

  • cansaço excessivo (fadiga);
  • insônia;
  • alterações no humor (irritação, nervosismo etc.)
  • redução da capacidade de raciocínio;
  • predisposição a doenças como hipertensão, obesidade, condições cardíacas, entre outras.

Por isso mesmo é interessante pensar em ações que promovam o conceito de dieta equilibrada como forma de cuidar da saúde dos funcionários. Existe um projeto do governo chamado Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), no qual as empresas que ingressam voluntariamente (uma vez que a participação não é obrigatória) recebem até mesmo incentivos fiscais quanto ao oferecimento de benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição — sobre os quais falamos adiante.

Aposte nos programas de ginástica laboral

Aliado número 1 da alimentação equilibrada, o exercício físico complementa a saúde do trabalhador. Além de contribuir com a manutenção de um corpo saudável, praticar atividades aumenta a resistência do organismo, reduz o risco de doenças como as que citamos anteriormente, melhora a qualidade do sono e gera benefícios incríveis à mente.

Se você quer contar com times de alta performance, precisa garantir que eles estejam com a saúde do corpo e da mente em dia, certo? Que tal começar uma ação de ginástica laboral na empresa? Com o auxílio de um profissional especializado, as sessões podem ser feitas semanalmente ou até mesmo no início de todo dia. Incentivar os colaboradores a participar da atividade aumenta até mesmo a integração das equipes.

Ofereça benefícios que contribuem com a saúde dos funcionários

O oferecimento de benefícios para colaboradores por si só já é uma estratégia fundamental para que as empresas se sobressaiam no mercado atual, atraindo e retendo talentos. O melhor de tudo é que a criação de uma política de recompensas abrange também os cuidados com a saúde do colaborador. A sua empresa pode oferecer aos funcionários os seguintes benefícios.

Vale-alimentação

Pode ser usado pelo beneficiário para custear suas compras de gênero alimentício em supermercados no período de um mês.

Vale-refeição

Permite que o colaborador faça suas refeições em estabelecimentos como restaurantes, padarias, lanchonetes, entre outros, sem precisar se preocupar com pagamentos em dinheiro — ou seja, com praticidade.

Plano odontológico

Quando falamos em saúde dos funcionários, não podemos nos esquecer da saúde bucal. Tendo o amparo necessário para fazer consultas preventivas, o colaborador não precisa faltar por conta de emergências e demais problemas que afetam os dentes e a boca como um todo.

Como foi possível perceber, redobrar a atenção quanto à saúde dos funcionários e criar ações que colaborem diretamente com esse propósito — como o oferecimento de benefícios corporativos — é uma maneira eficaz de potencializar os resultados da empresa e até mesmo de melhorar sua imagem junto aos profissionais do mercado. Considere as dicas que listamos aqui e comece desde já a planejar campanhas que foquem na qualidade de vida das equipes.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e continuar sempre por dentro de artigos relevantes para o sucesso da sua empresa!