Quando se tem um fornecedor há muito tempo, fica difícil pensar em trocar, não é mesmo? A corporação acaba se tornando acomodada com aquele serviço que está sendo fornecido há um tempo considerável e acaba fechando os olhos para os possíveis indícios de que está na hora de trocar de fornecedores.

É importante pensar que os fornecedores são uma parte primordial para o sucesso da corporação, afinal, são eles quem vão fornecer os produtos ou serviços necessários para o bom andamento dos produtos e serviços da própria corporação. Ou seja, a qualidade da empresa é um reflexo da qualidade de quem fornece os materiais para que se concretize o trabalho.

Pensando nisso, separamos para você os principais indícios que demonstram o momento certo para trocar seus fornecedores e buscar um serviço que os atenda com mais qualidade e precisão. Ficou interessado? Então siga a leitura desse post e confira!

Quando há queda na qualidade do atendimento

Observar a qualidade do atendimento que está sendo prestado pelo fornecedor é muito importante no momento de verificar se é viável ou não trocá-lo. Isso se explica pelo fato de que, quando há queda na qualidade do atendimento, consequentemente, há queda na qualidade do produto.

Além disso, é importante se lembrar de que o contato com o fornecedor precisa ser frequente. Logo, uma queda na qualidade do atendimento pode gerar conflitos e problemas nas relações, o que faz com que as partes passem a não conversar direito e acabem gerando erros e atrasos.

Por isso, analise e compare o atendimento do seu fornecedor, veja o que os outros clientes falam sobre ele e verifique se esse é um ponto que pode estar atrapalhando o bom andamento de sua produtividade.

Quando o fornecedor não cumpre os prazos

A qualidade mais valiosa de um fornecedor é o cumprimento de prazos. Inclusive, isso é o que diferencia um bom fornecedor de um mau fornecedor. Essa característica é importante porque é o produto que o fornecedor disponibiliza que faz com que a atividade da organização permaneça ativa e, em caso de atraso, os clientes é que se prejudicam. Afinal, o produto ou serviço não estará pronto por falta de material e não poderá ser entregue ao cliente.

Por isso, verifique se a empresa contratada para a entrega do material necessário cumpre com os horários. Verifique, inclusive, a postura dela em caso de possíveis atrasos, note se ela se importa e se certifica que é uma situação não comum ou se ela apenas se mantém indiferente a esse fato. 

Se você perceber que a corporação em questão não tem compromisso com a pontualidade e sempre tem uma desculpa um tanto suspeita para justificar seus atrasos, significa que este é o momento para trocar de fornecedor. Até porque a pontualidade dele influencia diretamente em sua própria pontualidade.

Quando o valor final dos itens já não compensa

Muitas vezes, as corporações cometem o erro de se manter na zona de conforto. Por exemplo, você tem um fornecedor de anos, que até cumpre com os horários, tem um bom atendimento, todavia seus valores não estão nada competitivos e, por conta da comodidade, você não vai pesquisar se há outros fornecedores com a mesma qualidade no atendimento e ainda com um bom preço.

Vale a pena lembrar que, para trocar de fornecedores quando se tem um fornecedor de qualidade, porém com preços acima da média, é importante primeiro conversar com o atual fornecedor e verificar se ele consegue diminuir seus preços. Muitas vezes, uma boa conversa pode fazer com que vocês cheguem em um acordo e não haja a necessidade da troca.

Entretanto, se no final o valor já não compensar, é a hora de trocar para uma empresa que vai se adequar melhor às suas necessidades, inclusive financeiras, e terá maiores habilidades de fazer acordos com você que serão viáveis a ambos.

Quando outro fornecedor apresenta um melhor produto / serviço

Ficar atento ao mercado sempre foi uma característica que coloca as empresas em um patamar superior, correto? Somando isso a ficar atento às novas ofertas de fornecedores em potencial é uma atitude extremamente sábia. 

Como foi dito no tópico anterior, muitas vezes, a corporação está tão acomodada que não presta atenção nas novas ofertas que podem ser até mais interessantes no momento atual. Em decorrência disso, faça uma pesquisa e veja se há fornecedores com melhores produtos e serviços. Quanto melhor a qualidade de seus fornecedores maior será a qualidade de suas atividades.

Não deixe de trocar fornecedores ao notar que há empresas capazes de atender melhor ao que você precisa. Afinal, com isso, você consegue alavancar sua qualidade e explicitar que você se importa com um serviço reconhecido e favorável.

Quando o fornecedor já não atende as suas necessidades

Muitas vezes, você tem um fornecedor pontual, com bom atendimento, com um preço justo e que forneça produtos e serviços de qualidade. Contudo, sua linha de atuação já não atende as necessidades da empresa.

Isso significa que é a hora de trocar de fornecedor e buscar um que esteja apto a atender suas necessidades. Pesquisar é fundamental. Veja se o seu investimento não está sendo direcionado a algo que nem é tão interessante assim para você e amplie suas possibilidades de investimento para algo que de fato vai contribuir para o seu sucesso.

Como vimos, para decidir quando trocar de fornecedores, é imprescindível estar sempre pesquisando seus concorrentes e avaliando a necessidade da corporação. Não se esqueça de verificar a pontualidade e a excelência do atendimento de modo geral — isso pode evitar muitos transtornos futuros.

Quando se tem um fornecedor de qualidade e que, de fato, está apto a atender o que a corporação precisa, ambos crescem. A empresa, porque receberá produtos de qualidade que vão fazer com que ela amplie sua própria excelência. E os fornecedores, porque vão ter clientes fiéis que estarão sempre prontos a solicitar e indicar seus serviços.

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