Com o objetivo de atrair bons profissionais e alcançar resultados positivos no mercado, as empresas têm investido cada vez mais no fornecimento de benefícios a seus colaboradores, como seguro-saúde, vale refeição, vale transporte, entre outros.

Esses benefícios geram retornos para as organizações, pois aumentam a motivação e a produtividade da equipe. No entanto, a escolha dos fornecedores nem sempre é uma tarefa fácil para as empresas.

Optar pela unificação de fornecedor de benefícios é uma excelente opção de gestão para quem deseja cortar custos e construir relacionamentos. Pensando nisso, abordaremos no artigo de hoje a importância e as principais vantagens de ter apenas um fornecedor de benefícios. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A importância da unificação de fornecedor de benefícios

A gestão de fornecedores é essencial para garantir um bom funcionamento dos fluxos estratégicos na rotina de uma organização. Esse gerenciamento pode se tornar uma grande dor de cabeça para algumas empresas, já que é necessário constantemente monitorar contratos de nível de serviço, enviar pedidos de compra, acompanhar entregas e ficar atento aos novos produtos que deseja adquirir.

Por isso, uma maneira de simplificar esse processo é unificar os fornecedores, a fim de obter melhores resultados. Todavia, atualmente, são poucos os clientes que optam pela unificação de todos os serviços, por receio do rendimento ser insatisfatório.

Com a unificação de fornecedores é possível estabelecer um controle sobre os produtos, desde o momento em que eles são fabricados até a distribuição. Com isso, o padrão de qualidade é mantido, o que agrada aos consumidores.

Vale ressaltar que é importante conhecer bem o perfil do fornecedor e saber da sua capacidade de oferecer todos os bens de consumo que a empresa necessita, além de avaliar as vantagens que eles podem proporcionar.

Principais vantagens

Unificar todas as ofertas em um único “pacote” de serviços pode gerar diversas vantagens, além disso essa alternativa ignora o problema de ter que gerenciar muitos fornecedores. Por isso, listaremos alguns benefícios para que você entenda melhor. Confira!

Redução do custo

Entre todas, essa é a maior vantagem de concentrar as compras em um único fornecedor: a diminuição dos custos. Segundo alguns especialistas em negócios, quanto mais você comprar de um único fornecedor, mais poder de barganha você cria e melhores preços você pode negociar.

Esses benefícios associados ao custo se estendem aos valores de entrega, melhores garantias, disponibilidade de ofertas e programas de fidelidade ao cliente. Isso possibilita, também, um poder maior de negociação entre os fornecedores.

Com menos fornecedores, o número de transações separadas diminui. Assim haverá uma economia maior. Essa otimização de recursos gerada pelas empresas pode ser transferida para investimentos em outros setores, buscando melhorias e bons resultados.

Centralização da comunicação

À medida que o número de fornecedores diminui, sua capacidade de interação com eles aumenta. Com a facilidade de comunicação, os processos passam a ser direcionados e as funções se tornam mais estratégicas.

A melhoria do gerenciamento do tempo é uma consequência da centralização da comunicação. Ao surgirem problemas, por exemplo, você saberá com quem entrar em contato mais rapidamente.

A unificação e, consequentemente, a facilidade de comunicação, também possibilita comodidade ao encontrar os produtos e serviços necessários para a empresa. Concentrar suas comprar em um único fornecedor torna a administração dos gastos e do estoque muito mais prática.

Fortalecimento da relação entre empresa e fornecedor

Outro fator importante é a relação cliente-fornecedor. Procura-se desenvolver entre eles um clima de confiança e parceria, que ajude no processo produtivo e garanta qualidade no atendimento.  

É evidente que quanto mais você compra, mais você recebe atenção por parte dos fornecedores. Ao unificar suas necessidades para um único produto e serviço, você se tornará um cliente de alta representatividade. Isso ajudará a fortalecer o relacionamento comercial entre a empresa e o fornecedor.

Além das vantagens, é importante abordar que a contratação de um único fornecedor pode gerar alguns riscos para as empresas. Cada prestador de serviço apresenta uma especialidade, ou tem mais habilidade para atuar em um determinado segmento. Dessa forma, reunir esses serviços inviabiliza que a empresa explore outros fornecedores que se destaque no mercado.

Outro ponto a se considerar é: se o cliente não estiver satisfeito com o fornecedor e quiser encerrar o contrato, isso pode gerar alguns desentendimentos. Por isso, a importância de fechar negócio com um fornecedor que seja de confiança e ofereça um serviço de qualidade.

Contudo, embora o processo de unificação de fornecedores possa demandar algum tempo e oferecer alguns riscos, as vantagens a longo prazo são perceptíveis e superam as ameaças.

Sobre a VR Benefícios

Depois de conhecer todas as vantagens de possuir apenas um fornecedor de benefícios, chegou a hora de saber mais sobre a VR Benefícios – uma empresa com tradição no mercado que garante as melhores condições comercias e qualidade no atendimento.

A VR possui um amplo leque de vantagens que podem ser oferecidas aos colaboradores, praticando o melhor custo-benefício, com baixas tarifas e uma grande rede de estabelecimentos credenciados.

Além disso, segundo a Reclame aqui – empresa especializada em pesquisas de satisfação dos clientes – a VR possui excelência em atendimento, sendo eleita a empresa que mais respeita o consumidor.

Para quem busca unificar o fornecedor de benefícios, os serviços da VR são um grande diferencial. Sua contratação é rápida, com implantação assistida por 60 dias e o melhor; gestão 100% online, garantindo maior autonomia para a empresa.  

Portanto, ao optar pela unificação, encontre um fornecedor certo, uma empresa que possa gerenciar melhor suas necessidades e oferecer um serviço inovador para acompanhar as tendências do mercado.  

É importante, também, que a empresa de benefícios se adapte à cultura da organização, para oferecer benefícios e soluções que se adaptem às necessidades dos colaboradores. Além disso, deve-se sempre prezar pela praticidade, segurança, comodidade e atendimento ágil.

Agora que você entende melhor as principais vantagens da unificação de fornecedor de benefícios, continue com a visita em nosso blog e entenda de vez qual é a melhor hora para trocar de fornecedores. Quem sabe o momento certo não é agora?