É cada vez mais comum as empresas adotarem o vale-refeição como um dos benefícios oferecidos para seus funcionários. Além de influenciar diretamente na satisfação e na produtividade dos colaboradores, tal benefício é uma excelente oportunidade para aumentar a rentabilidade de restaurantes, cafés, lanchonetes que aceitam essa modalidade como opção de pagamento.  

No entanto, ainda existem muitos estabelecimentos que ainda resistem a adotar esse sistema de pagamento. Pensando nisso, neste post explicaremos por que o seu estabelecimento deve aceitar vale refeição e como fazer para adotá-lo. Se você pretende fidelizar clientes, melhorar o atendimento e aumentar as vendas, continue a leitura e tire todas suas dúvidas sobre o funcionamento do vale.

Como funciona o vale refeição?

O vale refeição pode ser utilizado em restaurantes, lanchonetes, cafés e padarias, permitindo o acesso a uma alimentação equilibrada durante o período de trabalho.

Cada serviço de vale refeição contratado opera com um acordo específico de funcionamento. Os detalhes de cada contrato devem ser muito bem discutidos e avaliados antes de se fechar o acordo, já que algumas coisas podem funcionar bem para alguns estabelecimentos e outras não. Por exemplo, algumas empresas costumam oferecer isenção da taxa de contrato. Por sua vez, há administradoras que preferem cobrar um valor mensal ou anual.

Em geral, a empresa de benefícios oferece um cartão para o funcionário, entregue e abastecido pela instituição empregadora, que será utilizado nas maquininhas de pagamento. A operadora é responsável pelo gerenciamento do valor transferido para o estabelecimento alimentício, de acordo com prazo combinado em contrato.

O empregador que oferta o vale refeição deve estar inscrito no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1976 para estimular e disseminar a alimentação de qualidade entre os trabalhadores brasileiros. Para estar cadastrada, a empresa deve estar de acordo com as normas estabelecidas. Os valores oferecidos devem ser suficientes para a aquisição de refeições ou de gêneros alimentícios, conforme os parâmetros nutricionais do PAT.

É preciso pagar anuidade?

O pagamento de anuidade para o estabelecimento se associar aos programas de vale refeição varia de acordo com a administradora contratada. Algumas cobram valor mensal ou anual, outras oferecem isenção dessa taxa no contrato.

Qual a rentabilidade para o meu estabelecimento?

A cada refeição paga com vale refeição, é repassado um valor para a administradora do benefício, que varia de acordo com o contrato e o serviço selecionado, mas gira em torno de 6% a 13%.

Nesse caso, ao optar por aceitar o vale refeição, é necessário que a empresa faça uma simulação de valores para saber qual será o seu faturamento, para que essa taxa não seja prejudicial.

Quais são as principais vantagens para o dono do estabelecimento?

Proporcionar ao cliente a opção de pagar a conta com vale refeição garante um maior movimento no seu estabelecimento, já que grande parte das pessoas valoriza o conforto de poder utilizar essa modalidade de pagamento. Isso também dá mais praticidade ao trabalhador, que pode escolher onde fazer suas refeições de acordo com suas preferências ou restrições alimentares. O resultado disso é que, ao aceitar o vale, você garante clientes mais satisfeitos.

Ao aumentar o número de clientes e garantir um serviço de qualidade, com formas de pagamento que eles demandam, você contribui para uma experiência positiva das pessoas em seu estabelecimento. Isso é essencial para a fidelização de clientes, que é o que garante o retorno deles no dia seguinte, de preferência com colegas e amigos para acompanhá-lo.

Tudo isso significa algo muito esperado por todos os comerciantes: aumento no faturamento.

Não aceitar vale refeição, por outro lado, traz o risco de perder clientes para a concorrência, uma vez que o benefício é de ampla aceitação no mercado, principalmente no entorno de grandes empresas.

Apesar das taxas envolvidas, aceitar o vale é definitivamente um bom negócio.

Como adotá-lo?

O estabelecimento comercial que deseja adotar o vale refeição pode fazer o contrato diretamente com a empresa responsável por oferecer o serviço. As regras do contrato serão definidas entre empresa e estabelecimento, em um acordo particular selado entre ambos.

Existem diversas operadoras disponíveis no mercado, como a VR Benefícios, que fazem suas negociações individualmente com o estabelecimento. Além disso, são necessários alguns procedimentos para começar a aceitar o cartão vale refeição, como cadastramento no site da administradora e habilitação dessa forma de pagamento.

Primeiramente, escolha uma maquininha para seu estabelecimento; Rede, Cielo, PagSeguro, Getnet, entre outras disponíveis no mercado. Lembre-se de avaliar os serviços, as taxas e os tipos de máquinas antes de contratar o serviço e estime o número de vendas no cartão para que você não tenha nenhum prejuízo.

É importante que a máquina escolhida aceite mais de uma bandeira de cartão, pois assim você atrai um maior número de clientes.

Em seguida, você deve escolher a empresa de benefícios e fazer o credenciamento do seu estabelecimento diretamente com ela. Basta preencher os dados solicitados e você receberá o extrato do seu credenciamento por e-mail.

Após a confirmação do cadastro da empresa de benefícios, conforme prazo estabelecido, sua maquininha será automaticamente habilitada.

É importante lembrar que nas transações com o cartão a máquina só funciona como transmissor de informações. Isso significa que o valor das vendas cai diretamente na sua conta bancária.

Quer saber mais sobre a VR Benefícios?

A VR Benefícios é uma empresa especializada em criar e desenvolver soluções para as diversas necessidades dos trabalhadores. Tem como diferencial a excelente qualidade do atendimento, sobretudo para pequenas e médias empresas, que geralmente sofrem com um certo descaso por parte das demais administradoras de benefícios.

Além disso, o cartão VR Vale Refeição é aceito em uma ampla rede de estabelecimentos e maquininhas em todo o Brasil. Sua contratação é rápida, com implementação assistida por 60 dias e a gestão é 100% online, garantindo autonomia para a empresa contratante.

Além disso, contamos com as melhores tarifas do mercado baixas e, a depender do porte da empresa, não temos custo de emissão do cartão.

Interessado em conhecer mais o que podemos oferecer para sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossas melhores opções de serviços.