Durante muito tempo, os funcionários foram tidos apenas como uma mão de obra que poderia ser simplesmente substituída. Ao longo dos anos, no entanto, eles se tornaram fatores de sucesso para os negócios.

Nesse contexto, uma das técnicas mais relevantes para os empreendedores, que tem como objetivo motivar os profissionais da sua empresa e mantê-los satisfeitos, é oferecer benefícios.

Além de influenciar diretamente na satisfação e na produtividade dos colaboradores, o vale-alimentação é um excelente benefício, pois esse diferencial demonstra comprometimento com o funcionário.

O vale-alimentação viabiliza a compra de alimentos em estabelecimentos como supermercados, mercearias e padarias. No entanto, muitas empresas ainda desconhecem as principais vantagens de conceder esses benefícios aos funcionários.

Pensando nisso, mostraremos neste artigo 8 vantagens em oferecer esse benefício para os colaboradores da sua empresa, destacando vantagens tanto para a empresa quanto para os trabalhadores. Continue a leitura e confira!

1. Oferecer uma alimentação saudável

Quando o colaborador mantém uma alimentação equilibrada na sua rotina, utilizando adequadamente o benefício oferecido, sua saúde melhora significativamente. Em consequência disso, ele ficará menos vulnerável a faltas, atrasos e acidentes de trabalho.

Como o vale-alimentação pode ser utilizado para compras gerais, ele contribui para a alimentação saudável de toda a família do empregado, complementando seu orçamento mensal. Além disso, o colaborador tem liberdade e praticidade para fazer as compras de acordo com suas preferências e necessidades.

2. Melhorar a qualidade de vida

Esse benefício também é uma ótima alternativa para proporcionar melhor qualidade de vida e saúde aos trabalhadores, já que a alimentação é diretamente responsável pelo bom desempenho do corpo e da mente.

Justamente por isso, ao adotar hábitos saudáveis, o indivíduo consegue também ser mais proativo, melhorar suas funções cerebrais e seu desempenho nas atividades. Portanto, é fundamental que a empresa crie incentivos para melhorar a saúde do trabalhador, oferecendo condições para isso.

3. Aumentar a satisfação dos funcionários

A insatisfação e a falta de valorização fazem com que o profissional rapidamente se sinta desestimulado e procure outra empresa. Esse é outro motivo pelo qual é importante oferecer o vale-alimentação aos funcionários.

O benefício contribui para uma maior satisfação profissional do funcionário, já que a tendência é se sentir mais valorizado e respeitado não apenas como o responsável por executar as tarefas, mas também como pessoa. Afinal, ele percebe que a empresa se preocupa com o seu bem-estar e busca meios para proporcionar isso a ele.

Consequentemente, essa vantagem melhora o relacionamento interpessoal da equipe e a comunicação entre os colaboradores, o que torna a empresa um ambiente mais saudável e receptivo.

4. Atrair e reter talentos

Atualmente, não basta apenas selecionar e recrutar novas pessoas para a companhia. Para atrair e reter talentos, é necessário um gerenciamento comprometido com o bem-estar do funcionário. Afinal, no momento de aceitar a oferta de emprego, bons profissionais levam em consideração diversas questões além do salário.

Por isso, oferecer benefícios é uma forma de reter os melhores profissionais e também de atrair novos talentos. Dessa forma, a empresa evita perder funcionários extremamente competentes e necessários dentro da organização.

5. Melhorar a produtividade

Quando um funcionário se sente reconhecido pelo seu valor dentro da organização, ele naturalmente se compromete com o crescimento da empresa. Isso porque os bons resultados alcançados beneficiam a empresa como um todo.

Em vista disso, o colaborador se torna cada vez mais comprometido com as metas estabelecidas e desenvolve uma postura mais proativa, produzindo melhores resultados. Assim, ele passa a se dedicar mais ao trabalho e gera mais produtividade para a empresa, que também ganha credibilidade no mercado.

6. Reduzir a rotatividade

Também conhecida como turnover, a rotatividade de funcionários é uma realidade para muitas empresas. Porém, na maioria das vezes, esse índice representa a insatisfação dos funcionários.

Com a oferta de benefícios, o funcionário fica mais satisfeito com o emprego e se torna leal, criando uma relação de confiança e segurança com a empresa. Como resultado, o número de desligamentos e as perdas sofridas diminuem ou se estabilizam, já que os profissionais valorizam mais o cargo ocupado e o fato de manterem uma carreira sólida. Além disso, passam a faltar menos e participam mais das tarefas diárias.

7. Motivar os colaboradores

Encontrar formas de manter os colaboradores motivados é um dos principais desafios para os gestores. A motivação envolve uma série de fatores como reconhecimento, recompensa e clima organizacional saudável.

Com colaboradores motivados, é mais fácil desenvolver uma imagem que desperte o interesse de novos profissionais talentosos para fazer parte da empresa. E é nesse contexto que os benefícios cumprem uma função importante para a organização, pois influenciam diretamente nos resultados finais do negócio. Afinal, quanto mais motivado estiver o colaborador, melhor será o seu desempenho no trabalho.

8. Ampliar a vantagem competitiva do negócio

Ao oferecer o vale-alimentação, você garante vantagem competitiva para o seu negócio. Afinal, profissionais mais motivados e engajados se esforçam para produzir mais e faltam menos ao trabalho. Além disso, você contribui para a formação de um ambiente adequado ao crescimento profissional, reduzindo os custos e aumentando as possibilidades de produção e distribuição de serviços. Com isso, a empresa alcança maiores projeções de lucro.

Por fim, além das vantagens atribuídas ao colaborador, a empresa também garante, por meio do vale-alimentação, a redução de custos da empresa, uma logística mais simples, incentivos fiscais, previsão de gastos e segurança.

É importante ressaltar que a concessão do vale-alimentação não é obrigatório. No entanto, ele é um excelente atrativo para bons profissionais e um diferencial importante para a empresa. Com essa motivação extra e os benefícios de uma boa alimentação garantida, é possível agregar todas as vantagens citadas acima.

Se você ainda tinha dúvidas sobre as vantagens de oferecer o vale-alimentação aos seus funcionários, agora já sabe que essa é uma maneira inteligente de melhorar a produtividade da sua empresa e aumentar a qualidade de vida de todos no ambiente de trabalho.

Depois de ter visto as vantagens do vale-alimentação para o colaborador, que tal conhecer os programas de incentivo nas pequenas empresas? Leia agora o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá