btn
Capa_Blog-VR_EC_Lista-equipamentos-de-cozinha_1
Capa_Blog-VR_EC_Lista-equipamentos-de-cozinha_1
fade

5 equipamentos essenciais em uma cozinha de restaurante

Montar uma cozinha industrial ou qualquer outra que atenda a um estabelecimento comercial significa trazer soluções que ajudem a otimizar tempo, economizar dinheiro e conservar ingredientes. Os equipamentos que não podem faltar em uma cozinha de restaurante são os principais aliados para quem busca qualidade, praticidade e investe na segurança alimentar.
De acordo com o Sebrae, “todo empresário deve ter em mente que é preciso ter uma estrutura mínima para fazer seu negócio funcionar. Para um restaurante pequeno, por exemplo, a equipe necessária é de pelo menos um cozinheiro, um auxiliar de cozinha, um garçom e alguém que cuide da parte administrativa do empreendimento”.
Hoje, além da mão de obra, vamos saber mais sobre os itens que são imprescindíveis para cozinhar.
Confira agora quais são os equipamentos que não podem faltar em uma cozinha de restaurante.


1. Freezer e refrigeradores:

Indispensáveis para conservar os produtos congelados, este aparelho deve atender a demanda do comércio. Você pode escolher por uma modelo horizontal, vertical e com capacidades diversas conforme sua produção e estoque. Há também aqueles com portas de vidro que facilitam a visualização do conteúdo.


2. Forno Combinado:

Nascido na Alemanha da década de 1970, o forno combinado é um dos equipamentos que não pode faltar na cozinha de um restaurante. Sua tecnologia permite assar, fritar, grelhar, cozinhar em banho maria, cozinhar a vapor e também aquecer retendo a umidade do alimento. Ou seja, é o supra sumo dos cozinheiros e Chefs. Além disso, seu controle automatizado permite até mesmo preparar carnes no ponto desejado. Basicamente, viabiliza inúmeros tipos de cocção em uma única câmara.


3. Fogão

Vale considerar o espaço disponível para definir quais são os equipamentos que não podem faltar em uma cozinha. Quando o assunto é fogão, você pode escolher um de 2, 4, 6 ou 8 bocas. Logo, você também precisará considerar a quantidade de comida a ser preparada e o volume de clientes a serem atendidos. Por isso, você pode optar por um fogão convencional ou um industrial. Mas, não se esqueça de considerar a ligação do gás.

4. Seladora à Vácuo:

Ideal para diminuir e até mesmo acabar com o desperdício, a seladora à vácuo é uma forte aliada nas cozinhas. Seu funcionamento retira até 99,8% do oxigênio e combate a proliferação de micro-organismos. Assim, a vida útil dos ingredientes pode aumentar em até 10 vezes. Além disso, ao embalar à vácuo um alimento e aumentar sua durabilidade, é possível evitar o desperdício de comida e manter o peso de cada produto (já que não há troca com o meio externo). Consequentemente, a médio e longo prazo a economia é significativa.

5. Processador de Alimentos

Prático, o processador de alimentos é o eletrodoméstico perfeito para quem deseja ganhar agilidade com o preparo das refeições. Você pode escolher o processador ideal conforme a sua necessidade. Ou seja, quanto mais potente, maior a força de processamento e mais facilmente ele tritura alimentos pesados. Sendo assim, as versões com 750W ou mais já são consideradas profissionais.
Depois de encontrar os equipamentos que não podem faltar em uma cozinha, você também pode se organizar para montar uma equipe de sucesso com estas dicas. Também pode conferir mais dicas para o seu estabelecimento navegando pelo Blog VR.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!