btn
capa_genericajpg
capa_genericajpg
fade

Atitudes sustentáveis no dia a dia: veja como ajudar o meio ambiente e a sociedade

Ter atitudes sustentáveis no dia a dia é fundamental para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. O poder de mudar a nossa realidade, muitas vezes, está na transformação de alguns pequenos hábitos, e para garantir que as próximas gerações tenham um melhor futuro, o ideal é começar a mudança o quanto antes.

Com a quantidade excessiva de catástrofes naturais ocorrendo por influência da vida humana, cada cidadão deve tomar ações para fazer a sua parte dentro desse cenário. Pode não parecer, mas não é preciso muito para contribuir com uma sociedade mais consciente de seus atos.

Ficou curioso sobre o tema? Então, acompanhe a seguir e veja como ajudar o meio ambiente por meio de atitudes sustentáveis no dia a dia.

Por que devo me preocupar em ter atitudes sustentáveis no dia a dia?

É muito importante se preocupar com a sustentabilidade e fazer a sua parte para ter atitudes cada vez positivas no cotidiano. Isso porque os pequenos hábitos podem ajudar consideravelmente o mundo, a sociedade e todas as pessoas que você conhece, incluindo a si mesmo.

É preciso entender que não é apenas a indústria que desperdiça recursos naturais ou produz lixo em excesso. Dentro da nossa casa, por exemplo, podemos ter um gasto alto com o consumo de energia e água, contribuindo diretamente para a degradação do meio ambiente.

A boa notícia é que a pessoa não precisa ter grandes esforços para começar a transformação no dia a dia. Por meio de pequenas ações, é possível reduzir o impacto ambiental e ganhar diversos benefícios para a sua rotina e para o seu bolso. Com isso, você estará fazendo a sua parte e, ainda, servindo de exemplo para quem estiver ao seu redor.

Quando utilizamos corretamente os recursos naturais, de forma sustentável, garantimos a economia de energia elétrica, o uso de fontes alternativas, a reciclagem de materiais, o tratamento do lixo, a diminuição das emissões de gases poluentes, entre outros. Tudo isso é fundamental para reduzir o desmatamento e incentivar um consumo mais sustentável no cotidiano.

Como posso fazer isso?

Uma das ideias da sustentabilidade é proporcionar um planeta mais saudável, onde as pessoas e as futuras gerações possam usufruir do meio ambiente e de suas belezas naturais. Mais do que isso, o conceito também se refere à necessidade cada vez maior que a sociedade tem de cuidar do meio em que vive.

Para além de gerar economia, a prática permite que um grupo de indivíduos, por exemplo, viva sem causar grandes impactos. A ideia ainda pode ser aplicada a diferentes empresas e negócios, por meio da transformação da rotina e do comportamento dos trabalhadores dentro do empreendimento.

A seguir, listamos algumas dicas valiosas para que você comece, ainda hoje, a ter mais atitudes sustentáveis no dia a dia.

Separar o lixo

A separação do lixo deve ser uma ação diária, tanto dentro quanto fora de casa. O primeiro passo é dividir os diferentes materiais entre seco e orgânico.

O lixo seco inclui plástico, papel, metal, vidro e, ainda, em eletrônicos. Os orgânicos são todos os resíduos de alimentação que descartamos com mais regularidade na cozinha, como cascas, pó de café, talos de verduras, entre outros.

Fazer essa separação inicial é importante, sobretudo para facilitar a coleta do lixo pelos trabalhadores de limpeza. Além disso, uma alternativa é ter uma composteira em casa para reciclar os orgânicos e, em troca, produzir terra adubada e húmus, que podem ser utilizados em suas plantas.

Reaproveitar alimentos

Vivemos em um mundo onde a fome apresenta índices alarmantes, principalmente em países mais pobres. Sabendo que existem milhares de pessoas em todo o planeta passando pela escassez de nutrientes e falta de acesso à água potável, também é fundamental que façamos a nossa parte para não contribuir com as estatísticas.

Outro fator que explica a importância do reaproveitamento é que o valor da produção de alimentos, atualmente, é alto e gera muitos impactos ao meio ambiente e às diferentes formas de vida. Dessa forma, você estará evitando desperdícios para você e para todo o mundo.

Utilizar meios de transporte alternativos

Utilizar meios de transporte alternativos diariamente, como bicicletas, patinetes, patins, andar a pé, entre outros, é fundamental para a redução dos poluentes de carros, ônibus, metrôs e trens em grandes cidades.

A poluição é uma realidade em todo o mundo e fazer a opção por um recurso mais sustentável no dia a dia é uma ação rápida, que você pode tomar para tornar o planeta melhor. Considere também fazer todos os pequenos percursos próximos da sua casa a pé, aproveitando o momento para se exercitar enquanto aprecia a vista da cidade que, certamente, você não teria caso estivesse dentro de um automóvel.

Fazer uma horta caseira

Cultivar plantas em casa, tendo uma pequena horta com ervas, folhagens, frutas, legumes etc., é uma atitude que, além de prazerosa, traz saúde e diminui os custos com alimentação. Além disso, as plantas também funcionam como filtros, ou seja, elas realizam a limpeza frequente do ar dos ambientes.

Outra dica é compostar o lixo orgânico em casa e utilizar o adubo produzido para nutrir as plantas da sua horta, garantindo que elas se desenvolvam bem e você tenha sempre boas colheitas.

Não desperdiçar água

É um fato que o acesso à água potável em todo o mundo é uma situação cada vez mais crítica e que acarreta uma série de consequências às pessoas, principalmente as mais pobres. Uma das maiores atitudes, portanto, é cuidar bem desse recurso que para nós, seres humanos, é fundamental para a existência enquanto espécie. 

O desperdício de água, como pode parecer, não depende apenas de grandes fábricas e indústrias, mas sim de ações constantes por parte de todos os indivíduos.

Vimos que as atitudes sustentáveis no dia a dia interferem diretamente na transformação da nossa realidade, tanto global quanto local. Portanto, procure fazer a sua parte e incentive outras pessoas ao seu redor a também se tornarem cidadãos responsáveis pelo nosso bem-estar e das futuras gerações!

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e aprenda como reaproveitar alimentos e diminuir o desperdício!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!