btn
capa_comoorganizar_basica (1)
capa_comoorganizar_basica (1)
fade

Como organizar as finanças de sua empresa nos tempos atuais

Todos fomos pegos de surpresa por uma situação inédita que afetou a imensa maioria das empresas. E isso pode ser dito não apenas no Brasil, mas praticamente em todos os países do mundo.

Por mais saudável e bem administrada que seja uma empresa, nenhum planejamento e nenhum modelo de negócio prevê ou suporta quedas tão drásticas de faturamento como a que a grande parte dos negócios sofreram este ano. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), quase 40% dos estabelecimentos comerciais tiveram suas receitas afetadas nos últimos meses.

Então que tal aproveitar este momento para melhorar a gestão do seu negócio e sair mais forte desta tempestade?

Por onde começar?

O primeiro passo para organizar as finanças da sua empresa é “tirar um raio-x” do cenário atual para que seja possível criar um plano de ação. Comece fazendo uma lista detalhada de todos os seus custos fixos (aluguel, contas de consumo como água e luz e a folha de pagamentos de funcionários). Como estas informações em mãos, podemos colocar a “mão na massa”.

A esta altura, provavelmente todos já renegociaram seus aluguéis. Mas pode valer a pena uma nova conversa com o proprietário do seu imóvel para estender este benefício por mais algum tempo, já que a economia não deve voltar ao patamar pré-crise tão cedo.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Faça também uma reunião com seus funcionários e crie metas de redução das contas de consumo neste momento de retomada. Muitos deles provavelmente vão dizer que já fizeram isso em suas casas, o que vai facilitar a conversa. Alguns podem até trazer sugestões práticas de economia para o dia a dia do negócio, como diminuir a quantidade de luzes acesas em horários de menor movimento.

Muitos empreendedores conseguem ótimos resultados oferecendo recompensas para motivar o time. Se o seu negócio for uma pizzaria, por exemplo, que tal oferecer uma pizza para a equipe no final do mês se as metas de redução nas contas de consumo forem atingidas? Manter a equipe motivada em tempos difíceis é um desafios para todos os gestores.

Além do aluguel, vale estudar quais outros itens podem ser renegociados. Este também é um ótimo exercício que vai fazer você entender ainda melhor os custos do seu negócio e ter ainda mais controle sobre ele, inclusive quando esta crise passar. Liste todas as suas despesas com fornecedores. Começando pelo que você gasta mais todos os meses, faça contato e tente conseguir melhores preços e prazos de pagamento mais alongados.

E se eu precisar de mais fôlego?

Muitos empreendedores já fizeram todas as contas, apertaram os cintos e renegociaram o que podiam, e mesmo assim ainda precisam de uma ajuda externa para sobreviver a este momento.

Alguns bancos, principalmente os públicos, estão oferecendo linhas especiais para pequenas e médias empresas. A dica é procurar o SEBRAE da sua região. Ele não faz empréstimos, mas tem programas e profissionais capacitados para orientar a melhor maneira de conseguir esta ajuda com boas carências e taxas mais baixas, de uma maneira em que as parcelas caibam no fluxo de caixa do seu negócio.

Enquanto uns choram outros vendem lenços

Por outro lado, as mesmas pesquisas que apontam a queda do faturamento em alguns setores mostram que outros segmentos foram beneficiados e tiveram aumentos significativos das receitas durante a pandemia.

Se este é o caso do seu negócio e você está conseguindo fazer caixa, pode ser interessante investir esta sobra para uma futura expansão ou até fazer uma reserva para novas eventuais crises. A recomendação para momentos turbulentos como este é a escolha de fundos conservadores, em que se consiga alguma rentabilidade mas sem correr o risco de perdas. E até pode ser o momento de tentar trazer novos clientes para seu negócio, com investimentos em marketing digital, por exemplo.

Para contar com a parceria da VR Benefícios clique aqui

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!