btn
VR_Blog_alimentacao_biotipo_05
VR_Blog_alimentacao_biotipo_05
fade

Conheça a alimentação ideal para seu biotipo

Muitas pessoas reclamam da dificuldade em baixar ou até mesmo manter o peso. Para quem quer ficar de bem com a balança, muitas vezes não basta disciplina na hora da alimentação e algumas sessões de exercícios físicos por semana. Dependendo do biotipo de cada pessoa, alguns detalhes na alimentação podem fazer toda a diferença. As escolhas alimentares que funcionam bem para um determinado biotipo podem ser desastrosas para outro. Além de consultar um especialista na hora de iniciar uma dieta, uma ótima opção para quem conta com os benefícios da VR é utilizar o aplicativo VR Nutrição. Como ele, você pode contar com o atendimento e dicas de nutricionistas de verdade, que vão auxiliar na montagem dos cardápios para você e sua família terem uma alimentação mais saudável e gostosa.

Neste artigo, destacamos os 3 biotipos mais comuns, e damos algumas dicas de como adaptar sua alimentação de acordo com o seu perfil.

Endomorfo, mesomorfo ou ectomorfo. Qual o seu perfil?

O primeiro passo para buscar uma alimentação adequada, é definir qual o seu biotipo:

  • Ectomorfo: para muitas pessoas, estes são verdadeiros felizardos. Por possuírem um metabolismo acelerado, podem abusar de doces e outros alimentos calóricos sem enlouquecer na balança. O ectomorpho, em geral, possui braços e pernas longos e cintura fina. A maior dificuldade deste biotipo é ganhar massa muscular. Por não possuírem grandes reservas de gorduras, acabam “queimando músculos” para gerar energia para as tarefas do dia a dia. Os ectomorfos, quando querem ganhar músculos mais volumosos na academia, em geral precisam recorrer a suplementos nutricionais, que não devem ser consumidos sem a orientação de um profissional. Na academia, devem dar preferência a exercícios com mais peso e menos repetições, e não precisam se dedicar tanto a atividades aeróbicas como corridas e pedaladas de longa duração. Sua alimentação deve incluir boas doses de carboidratos, encontrados em massas, tubérculos como batata e batata-doce e grãos, como aveia, por exemplo.
  • Mesomorfo: os mesomorfos, como sugere o nome, ficam no meio do caminho. Não apresentam tanta dificuldade em ganhar músculos na academia, e nem sofrem tanto com a tendência a engordar. Este biotipo sugere uma alimentação balanceada e bem distribuída entre as 3 refeições do dia, e um plano de exercício também bem dividido entre as atividades aeróbicas e as de ganho de massa muscular.
  • Endomorfo: já o endomorfo precisa de alguns cuidados para manter a silhueta em dia. Em geral, tem extrema facilidade no ganho de massa muscular, mas por apresentarem uma tendência ao ganho excessivo de peso, precisam se preocupar mais com a dieta. Nutricionistas costumam indicar uma ingestão maior de proteínas, através de carnes, ovos e laticínios, e muito cuidado com carboidratos, como pães e massas. Especialmente se consumidos no período noturno. Isso porque, em geral, os carboidratos são digeridos mais rapidamente, e acabam liberando energia no momento em que estamos dormindo, o que propicia um maior acúmulo de gorduras. Na academia, já que o endomorfo não tem tanto trabalho para ganhar músculos, pode se dedicar mais a exercícios aeróbicos como esteira e bicicleta ergométrica.

Gostou destas dicas para definir qual o seu biotipo e como programar melhor sua dieta e sua agenda de exercícios? Então fique ligado aqui no Blog VR para mais dicas de alimentação e bem-estar.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!