btn
Diferença entre custo e despesa
Diferença entre custo e despesa
fade

Custos e despesas: como calcular e otimizar sua gestão

No universo financeiro e empresarial, há diversos temas e tendências que, apesar de serem bastante comuns, podem gerar algumas dúvidas entre conceitos: afinal, qual é a diferença entre custo e despesa?

Neste artigo, vamos falar sobre o que são custos e despesas, quais impactos eles geram nas finanças da sua empresa e qual é a importância de saber as especificidades de cada um. Boa leitura!

Qual é a diferença entre custo e despesa?

Confundir o verdadeiro significado dos termos custo e despesa é algo que acontece bastante, mesmo no meio de empresários e pessoas que trabalham no comércio. Mas é importante entender a diferença entre eles para organizar melhor os gastos da sua empresa.

Os custos nada mais são do que os gastos necessários para manter uma empresa e permitir que ela continue se desenvolvendo a longo prazo. Pode-se incluir nessa conta  o salário da equipe, a manutenção dos sistemas e das máquinas, a conta de energia elétrica, água, internet e outras. 

Já as despesas se referem aos gastos que precisam ser feitos para que uma empresa mantenha a parte administrativa operando e ofereça seus bens ou serviços.
Nas despesas, entram os valores gastos com os materiais de escritório, a alimentação para os funcionários, o aluguel do ambiente empresarial, as campanhas de marketing digital, entre outros. 

Ou seja, tanto os custos quanto as despesas são gastos necessários para que uma empresa continue de portas abertas, porém a diferença é que os custos estão mais relacionados à empresa como um todo, enquanto as despesas estão ligadas à geração dos produtos ou serviços que devem ser oferecidos ao público.

Quais são os tipos de custo?

Quais são os tipos de custo

Na contabilidade, há 4 tipos de custos: diretos, indiretos, fixos e variáveis. No mercado empresarial, como você acabou de ver, os custos representam todos os gastos que uma empresa precisa realizar para continuar funcionando. Confira, a seguir, os diferentes tipos de custos para conhecer mais sobre eles.

Custos diretos

Os custos diretos são todos os que remetem aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, impactando o valor final de cada um deles para a comercialização, o que inclui a matéria-prima utilizada e a mão de obra contratada.

Custos indiretos

Os custos indiretos independem do propósito e da missão da empresa, tendo mais a ver com os fatores necessários para que ela funcione no dia a dia, sendo ligados aos serviços de água, energia, internet, limpeza e segurança, por exemplo.

Custos fixos

Os custos fixos podem mudar seus valores ao longo do tempo, mas estão sempre presentes de forma mensal: aluguel e salário dos funcionários, que devem ser pagos todo mês, por exemplo, entram nessa categoria de custo.

Custos variáveis

Os custos variáveis nem sempre aparecem como gastos necessários, pois podem variar de acordo com a procura e a necessidade, como a matéria-prima, que depende da produção e das vendas realizadas durante determinado período.

Quais são os tipos de despesa?

As despesas se dividem em 5 tipos. Conhecer os tipos de despesas existentes é essencial para melhorar a gestão de negócio e ter mais controle sobre as finanças da sua empresa. Confira, a seguir, as diferentes classificações de despesas.

Despesas fixas

As despesas fixas não se relacionam ao volume de produção nem à quantidade de vendas realizadas no mês, mas remetem a gastos mensais regulares que devem ser pagos, independentemente dos resultados financeiros e comerciais, como os impostos fixos e os benefícios adicionados a cada salário.

Despesas variáveis

As despesas variáveis são diretamente afetadas pelo volume de produção e vendas do negócio em um período, como gastos com transportes, bônus e comissões, por exemplo.

Despesas operacionais

Previstas e necessárias para a manutenção da empresa no mercado, as despesas operacionais se dividem em administrativas, comerciais e específicas, como os impostos e seguros, a assessoria de imprensa, os investimentos em publicidade, entre outros. 

Despesas não operacionais

As despesas não operacionais remetem às atividades não diretamente associadas ao funcionamento da empresa, como os pagamentos de juros e dividendos para investimentos.

Despesas pré-operacionais

As despesas pré-operacionais são gastos necessários para que a empresa consiga se desenvolver mais e expandir suas atividades no mercado, como instalações, reformas e consertos, licenças, permissões e alvarás, e cursos e capacitações para os funcionários.

Como cuidar das finanças?

Como cuidar das finanças

Classificar os custos e as despesas da sua empresa é um dos primeiros passos para analisar o cenário financeiro, o rendimento e a lucratividade, e o que deve ser modificado para expandir as vendas dos serviços ou produtos do seu negócio. Esta organização gera mais possibilidade de desenvolvimento, competitividade e melhores resultados.

Para cuidar bem das finanças do seu negócio, além de verificar os valores corretos dos custos e despesas atuais, é importante deixar as contas em dia e fazer as alterações necessárias para manter o saldo positivo.

Algumas iniciativas que podem ajudar nisto são:  

  • Fazer a divisão correta de valores destinados a cada setor.
  • Listar todos os ganhos e gastos mensais.
  • Rever o histórico de vendas.
  • Colocar as contas em ordem.
  • Definir as prioridades de cada período do ano para contribuir no alcance de metas anuais.
  • Avaliar o que precisa ser feito para evitar prejuízos, multas ou falhas.
  • Estabelecer o orçamento mensal para gastos necessários, pagamentos e investimentos.

Fazer planejamentos financeiros frequentes ajuda você a saber como fazer uma boa redução de custos para evitar gastos desnecessários. Ter um sistema que centraliza o controle de gastos do seu negócio ajuda a manter as contas em dia e ainda transforma suas despesas em estratégia.


É fundamental ponderar para  investir em benefícios que realmente façam a diferença na vida dos funcionários, para além do auxílio-refeição, e fazer investimentos que contribuam no desenvolvimento da empresa no mercado.

E aí, agora que você já sabe qual é a diferença entre custo e despesa, esperamos que as dicas deste artigo sejam aplicadas para melhorar a saúde financeira do seu negócio a longo prazo. Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais assuntos sobre gestão de negócios, equipes e finanças.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!