Durante o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, algo que tem feito os pais se preocuparem é como entreter as crianças em casa. Se para nós, adultos, já é difícil não ficar entediados, imagine para os pequenos, que são tão cheios de energia? Por isso, é importante ter algumas atividades que possam distraí-los.

E se pudermos juntar o útil ao agradável? Saiba que mesmo as brincadeiras mais simples podem ajudar no desenvolvimento infantil, estimulando desde o aprendizado até a sociabilidade.

Pensando nisso, resolvemos trazer este artigo com 10 dicas de atividades que vocês podem fazer em casa, nessa quarentena. Vamos lá?

1. Caça ao tesouro

A caça ao tesouro é uma das brincadeiras preferidas da criançada. Com ela, dá para aprender o espírito de equipe, a socialização e o raciocínio. Para fazê-la, é muito fácil. Veja o passo a passo:

  • escolha o que será o tesouro, pode ser um brinquedo, uma lembrancinha ou algumas guloseimas;
  • faça uma arca com uma caixa de papelão e esconda em algum lugar;
  • elabore as pistas, como pagar uma prenda (dançar, imitar animais, fazer polichinelos), adivinhar a charada ou responder perguntas;
  • se tiver mais que um competidor, tente fazer com que todos cheguem juntos ao baú do tesouro para que possam compartilhar o prêmio.

2. Teatrinho

Durante o teatro, as crianças podem liberar toda a sua imaginação. A criatividade é algo importante e deve ser estimulada, pois ajuda os pequenos a desenvolverem a capacidade de resolução de problemas.

Vocês podem seguir um roteiro pronto de algum conto ou improvisar a história na hora. Para ficar ainda mais divertido, vocês podem montar um cenário e até mesmo brincar de fantoches.

3. Show de talentos

O show de talentos é uma atividade muito legal para entreter crianças e adultos. Você pode reunir toda a família para fazer apresentações individuais ou em grupo. Vale dançar, cantar, representar, fazer mágica ou qualquer outro talento que desejar.

Além de estimular a criatividade, a brincadeira também é uma ótima oportunidade para estreitar os laços familiares e passar bons momentos juntos. Portanto, não se esqueça de gravar vídeos e tirar fotos para guardar como lembrança.

4. Contação de histórias

Qual pequeno não gosta de uma historinha? Eles ficam fascinados ouvindo e imaginando como são os personagens, os cenários descritos etc., o que ajuda no desenvolvimento deles. A contação de histórias pode ser feita de diversas maneiras:

  • você pode ler um livro;
  • pode usar bonecos, fantoches ou dedoches para representar as situações;
  • vocês podem começar uma história, mas modificar o enredo;
  • podem criar uma história em conjunto, em que um fala uma parte de acordo com sua imaginação e o outro continua.

5. Cozinhar

A cozinha é um ótimo espaço para passar um tempo com as crianças. Vocês podem preparar juntos bolos, biscoitos, pães e até mesmo receitas que ajudem a aumentar a imunidade.

Ao colocar a “mão na massa”, você ainda consegue:

  • abordar com os pequenos a importância de evitar o desperdício, reaproveitando alimentos;
  • ensinar noções de medidas enquanto calcula os ingredientes;
  • estimular a coordenação motora ao mexer uma massa de bolo.

6. Visita virtual aos museus

Os museus são sempre uma grande fonte de conhecimento, uma maneira eficaz de assimilar o conteúdo que se quer aprender. Você sabia que dá para fazer isso em casa? Vários museus disponibilizam a visita virtual.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro é um deles. Por meio do site, você tem uma visita guiada, em que os objetos de exposição são apresentados por uma guia virtual. Se o seu pequeno é do tipo curioso e que adora aprender coisas novas, vai adorar essa atividade!

7. Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é muito mais que uma brincadeira de encaixe. Por meio desse jogo, é possível desenvolver diversas habilidades importantes, até mesmo para os adultos. Os pequenos trabalham a coordenação motora fina ao pegar as pecinhas e encaixá-las.

O raciocínio, a lógica e a memória também são capacidades estimuladas durante a atividade. Sabia que montar quebra-cabeça é algo relaxante? Após o dia de trabalho, experimente juntar a criançada para brincar. Além de tudo isso, é mais uma oportunidade de ter bons momentos com toda a família.

8. Trava-língua

O trava-língua é considerado uma brincadeira muito educativa. Por meio dele, a criançada desenvolve a fala e a dicção. Além do mais, rende boas risadas e instantes de descontração, ao mesmo tempo. Para jogar, procure versões que condizem com a idade do pequeno. Quanto menor a criança, mais fácil deve ser. Veja alguns exemplos.

Fácil

  • A abelha abelhuda abelhudou as abelhas.
  • Casa suja, chão sujo. Chão sujo, casa suja.
  • O bode bravo berra e baba na barba.
  • Fala, arara loura. A arara loura falará.
  • A babá boba bebeu o leite do bebê.

Difícil

  • A rã arranha a aranha, a aranha arranha a rã.
  • A cuca cutuca o caqui, o cuco cutuca a cuca, a cuca cutuca o saci.
  • Conta quantos contos contastes quando contavas contos.
  • As manas ciganas Luciana e Ana passam a semana comendo banana.
  • No ninho de mafagafos, sete mafagafinhos há.

9. Ateliê de arte

Quer descobrir um pequeno artista em casa? Então, monte um ateliê de arte! Reúna tintas, lápis de cor, canetinhas coloridas, giz de cera e alguns papéis e deixe que a criançada desenvolva o seu talento. Desenhar e pintar ajuda na criatividade e na coordenação motora. Além do que, os baixinhos adoram, não é mesmo?

Outra ideia divertida é montar uma oficina para a fabricação de brinquedos com objetos recicláveis. Embalagens de produtos que iriam para o lixo, poluir a natureza, podem se tornar brinquedos superdivertidos, usando a imaginação.

10. Amarelinha

Esse jogo antigo é muito fácil de brincar estimula a coordenação motora e o equilíbrio da criançada. Com um giz de quadro, desenhe a amarelinha no chão. A ideia é jogar a pedra na amarelinha, a cada rodada em um número, seguindo a ordem.

Onde tiver apenas um quadrado, pise com um pé só, onde tiver dois, coloque um pé em cada. Faça isso até chegar ao “céu” e repita na volta, pegando a pedra sem cair. Quem conseguir finalizar todos os números consecutivamente , sem perder a rodada, é o vencedor.

Entreter as crianças em casa durante a quarentena pode parecer algo complicado, mas não é. Com algumas atividades educativas, é possível distrair os pequenos e ensiná-los ao mesmo tempo. Aproveite esses momentos para estreitar os laços afetivos e curtir a companhia um do outro.

Gostou das nossas dicas? Saiba que nas redes sociais você fica por dentro de tudo o que acontece por aqui. Estamos no Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn e Twitter.

exercício físicoPowered by Rock Convert