Você já deve saber que a área de vendas é uma das mais importantes (e cobradas) de qualquer empresa. Isso porque trazer mais clientes é vital para qualquer negócio, principalmente em mercados onde a concorrência é maior — aqui, o número de clientes pode determinar se a empresa continua ou não suas atividades.
Atrair clientes tem sido uma das principais dúvidas de quem tem uma empresa e precisa crescer. E há várias formas de aumentar o número de clientes do seu negócio:
- indicações;
- networking;
- prospecção;
- visitas;
- parcerias
- entre outras.
Mas para que o seu negócio cresça com consistência, é preciso ter estratégias mais elaboradas para enfrentar a concorrência e não depender de fatores fora do seu controle para ter sucesso.
Para te ajudar, separamos algumas estratégias poderosas para você aprender como atrair mais clientes e manter seu negócio em constante crescimento. Ficou curioso? Então continue lendo nosso artigo:
Como atrair mais clientes
Todos sabem que essa não é a mais fácil das tarefas. Mas também não é uma missão impossível. Listamos as estratégias mais poderosas e que devem ser realizadas continuamente para que você tenha sucesso sempre. Veja:
1. Conheça seu cliente
Saber quem é seu público faz toda a diferença na hora de traçar as estratégias da sua empresa. Ter em mente de forma clara os hábitos de consumo, preferências e perfil do seu cliente ideal faz com que sua comunicação seja direcionada e também assertiva.
Esse perfil é chamado de persona, ou seja, uma personagem criada para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa, além de ajudar a produzir conteúdos direcionados, divulgar nos canais corretos e usar a linguagem adequada.
2. Posicione sua empresa
Criar e fortalecer a marca e posicionar sua empresa são tarefas fundamentais para você se destacar em mercados cada vez mais competitivos. Posicionar sua empresa é dizer ao mercado e aos seus consumidores quais são seus valores, a essência da sua marca e por que seu público-alvo deve comprar da sua empresa e não dos seus concorrentes.
Empresas bem posicionadas no mercado atraem mais clientes, pois comunicam seu valor de forma clara e precisa.
3. Aprenda a se comunicar
Um dos grandes desafios de uma empresa é conseguir se comunicar com seu público-alvo, clientes e prospects de forma clara, criativa, simples e eficiente. É preciso utilizar uma linguagem adequada para cada um desses públicos e ser cada vez mais transparente.
Hoje são diversos os meios e os veículos disponíveis para que as empresas se comuniquem com os seus públicos de interesse de forma cada vez mais efetiva. A tecnologia permite que a comunicação entre clientes, público e empresa seja de mão dupla, de forma que ambos têm a oportunidade de se posicionar, reclamar e trocar conhecimentos e informações.
Aproveitar essas oportunidades de se comunicar melhor com seu público e trocar informação pode ser um dos bens mais valiosos do seu negócio.
4. Ofereça uma boa experiência de compra
Mais do que adquirir um produto ou serviço, o cliente busca resolver um problema, atender a uma necessidade.
Em um mercado onde há uma grande oferta de produtos e serviços, oferecer uma boa experiência ao cliente em todos os pontos de contato com a sua empresa pode determinar o sucesso do seu negócio e atrair cada vez mais pessoas interessadas em entender e resolver de forma efetiva um problema. E isso deve fazer parte da cultura da empresa: gerar valor para seu cliente!
5. Tenha presença digital
Não basta apenas ter um site na internet, o mais importante é ser relevante para o seu público. É necessário construir uma relação de confiança com clientes e prospects por meio da tecnologia.
Ter presença digital é entregar valor para seu cliente, seja por meio de conteúdos úteis ou respondendo dúvidas nos canais online. É, além de tudo, estar presente nos meios onde essas pessoas interagem e entregar para elas as respostas que necessitam naquele momento.
Estar presente não só atrai novos clientes, mas também ajuda no relacionamento com os já existentes e aumenta a visibilidade online do seu negócio.
6. Invista no relacionamento
Grande parte das empresas estão mais preocupadas em atrair clientes e acabam deixando de lado aqueles que já são mais antigos. É preciso cuidar daqueles que já confiaram na sua empresa: o que eles esperam é que o seu negócio, além de entregar o que foi prometido, continue entregando valor em forma de informação, conteúdo e relacionamento.
E você pode utilizar diversos meios e ferramentas para investir nessa relação, como e-mail marketing, redes sociais ou até mesmo brindes. Enxergar e tratar clientes como parceiros reforça sua qualidade e autoridade, além de formar agentes propagadores da sua marca. Quem disse que uma boa propaganda boca a boca não atrai clientes?
7. Conheça o marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar seu público-alvo e atrair clientes por meio da oferta de conteúdo relevante e valioso, atraindo e gerando valor para as pessoas e criando uma percepção positiva — como consequência, a empresa faz mais negócios.
Um ponto muito importante a ser considerado é que o marketing de conteúdo deve se basear em uma estratégia organizada, estruturada e bem fundamentada para gerar resultados.
De acordo com a pesquisa Content Trends de 2017, 71% das empresas entrevistadas já utilizam o marketing de conteúdo; dos 29% restantes, cerca de 31,8% alegam não usar por desconhecimento da estratégia. As empresas que utilizam o marketing de conteúdo como estratégia geram 2,2 vezes mais visitas nos sites e 3,2 vezes leads. Parece muito bom, não?
As estratégias são incríveis e não só ajudam sua empresa a atrair mais clientes, como também podem trazer mais resultados para o seu negócio — e mais resultado significa mais crescimento.
8. Comece a planejar
O planejamento é o que servirá de guia para as estratégias da sua empresa e deve levar em consideração as características e o diferencial do seu negócio. Ele é essencial para que as estratégias sejam eficazes e façam com que sua empresa atraia mais clientes, podendo crescer.
Já te demos as dicas de como atrair mais clientes, agora é só tirá-las do papel. Estabeleça prazos factíveis, reúna uma equipe, distribua as tarefas, e o mais importante: tenha metas mensuráveis. Aferir resultados com frequência te ajuda a realizar modificações nas estratégias, corrigir o percurso e atingir seus objetivos com maestria.
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