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profissionais de rh desenvolvemnto planejamento estratégico em reunião
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Tudo que você precisa saber sobre Planejamento Estratégico

Menos de 38% das empresas sobrevivem após 5 anos. A falta de um planejamento estratégico é apontada por especialistas como uma das principais razões para os altos índices. O aprendizado que tiramos disso é a importância que essa ferramenta tem para o sucesso de um empreendimento.

Nesse caminho, para te ajudar a entender melhor o que é o planejamento estratégico e como montá-lo para sua empresa, preparamos este artigo recheado de informações. Confira!

O que é planejamento estratégico?

Planejar significa olhar para o futuro, traçar metas e analisar o que deve ser feito para torná-las realidade. No mundo empresarial, o planejamento estratégico feito pelo setor de RH é uma ferramenta que visa estabelecer uma direção a ser seguida pela empresa para alcançar os objetivos.

De acordo com Chiavenato, um dos maiores autores brasileiros na área de Administração e Recursos Humanos, o planejamento é a tomada de decisões antecipadas sobre o que fazer, antes da ação ser necessária. Ou seja, traçar um caminho de uma forma visionária, sempre pensando à frente.

Qual é a importância do planejamento estratégico?

Como diz o ditado, se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve. Por isso, ter objetivos é muito importante para a organização ter sucesso. Nesse caso, podemos chamar esse caminho de planejamento estratégico.

Todas as empresas, independentemente do tamanho ou do setor, saem na frente dos concorrentes pelo fato de terem se dedicado à organização interna e à construção de um planejamento estratégico. Isso serve como um guia para todas as áreas priorizarem tarefas que contribuirão para os resultados.

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Ao optar pelo planejamento estratégico, a empresa pode tornar o processo mais eficaz, fazendo o que precisa para garantir um bom retorno. O planejamento também torna a organização mais eficiente, cumprindo com o que deve da maneira correta e mais precisa possível. 

profissionais analisando mapa no escritório para traçar ações para o planejamento estratégico

Como começar a fazer um planejamento estratégico?

Afinal, como fazer um planejamento estratégico? Para garantir toda essa organização para sua empresa, é possível seguir algumas etapas. Para ajudar, separamos algumas delas nos próximos tópicos.

1. Determine missão, visão e valores

A missão tem como objetivo definir o papel que a organização vai assumir na sociedade, a razão de existir. A visão determina o que ela quer ser e o que busca alcançar daqui a dez anos. 

Já os valores orientam o comportamento e as atitudes que os funcionários devem ter nas relações com os colegas de trabalho, os clientes e os fornecedores. Determinar esses elementos é fundamental para iniciar com um bom planejamento, baseado na identidade da organização.

2. Estabeleça metas e objetivos

Os objetivos são definidos a partir da missão e da visão da empresa. Eles determinam, de maneira concreta, aonde ela deseja chegar. Geralmente, são relacionados ao faturamento, ao número de filiais, à lucratividade, ao posicionamento de mercado, entre outros.

Enquanto isso, as metas são tarefas específicas, com prazos definidos e criados a partir dos objetivos. Logo, a realização delas garante que o propósito maior da organização saia do papel. Estabelecer metas e objetivos é o que constitui o planejamento estratégico, já que, por meio deles, é possível garantir um direcionamento para a empresa tomar decisões. 

3. Analise o ambiente interno e externo

Diferentemente do planejamento tático, voltado para as áreas e os departamentos da empresa, o planejamento estratégico é focado na organização toda. Entretanto, para elaborá-lo, é necessário olhar tanto para dentro quanto para fora. 

Certificar-se dos pontos fortes e fracos, das oportunidades e das ameaças, como feito pela análise SWOT (uma técnica estratégica de planejamento), também conhecida como FOFA em português, é um bom caminho para traçar um planejamento eficaz. Por meio desses pontos, a empresa pode monitorar no que está sendo beneficiada e o que precisa ser melhorado. 

4. Entenda as necessidades dos clientes

De acordo com Eric Ries, autor do livro Startup Enxuta, o objetivo de qualquer empresa é oferecer o produto ideal para os clientes. Por isso, entender as necessidades do público-alvo é fundamental para o desenvolvimento de um planejamento. 

Para isso, é possível investir em ferramentas de análises, como o Net Promoter Score (NPS), que mede a satisfação do público por meio de um questionário com duas perguntas. A partir dos dados coletados por esse método, a empresa pode elaborar novas ações que atendam às expectativas dos consumidores. 

5. Defina as estratégias

As estratégias representam como os resultados serão alcançados no planejamento, ou seja, qual é o caminho que a organização deve seguir. Michael Porter, considerado um dos maiores gurus da Administração, define que há três estratégias genéricas para isso:

  • diferenciação: diferenciar-se pela qualidade dos produtos/serviços; 
  • liderança de baixo custo: oferecer produtos mais baratos que a concorrência para ganhar espaço no mercado; 
  • foco: concentrar-se em conquistar um pequeno segmento do mercado.

Apesar das opções, para definir uma estratégia, é necessário analisar o público-alvo do negócio, assim como a missão, a visão e os valores. Isso pode ser feito com a colaboração de todos os funcionários, para uma decisão com base nas experiências internas. 

6. Avalie os resultados com frequência

Pelo fato do planejamento estratégico ser desdobrado em várias partes, uma dependente da outra, é essencial acompanhar e avaliar os resultados obtidos. Medir o impacto das ações permite enxergar o que está dando certo e o que precisa de ajustes. 

Para isso ocorrer, acompanhe os indicadores decididos junto das metas e  dos objetivos. Esse processo de avaliação gera aprendizado para a empresa, permitindo melhores resultados e adequação do planejamento no futuro. 

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