btn
profissional sentada em escritório na frente do notebook esccrevendo carta de recomendação
profissional sentada em escritório na frente do notebook esccrevendo carta de recomendação
fade

Saiba tudo sobre a carta de recomendação e qual a sua importância

Você já deve ter ouvido falar sobre a carta de recomendação, certo? Ela é conhecida por ser uma grande aliada na busca por um novo emprego ou curso. Essa carta confirma as competências e habilidades de um profissional, aumentando as chances de aprovação na vaga desejada.

A carta de recomendação não deve conter crítica, ou seja, ela funciona como um atestado de idoneidade ao profissional. Ela é redigida pelo superior do trabalhador/estudante ou pelo responsável pelo Departamento de Recursos Humanos (RH).

Qual a importância da carta de recomendação?

Dentro de um processo seletivo, a carta de recomendação profissional se enquadra como uma porta de entrada para a vaga tão sonhada. Os recrutadores a usarão como base para ter uma visão maior sobre as suas habilidades e as capacidades do candidato a partir da opinião de quem já trabalhou com ele.

Tenha como base a recomendação profissional de um colega dentro da empresa em que você deseja trabalhar. Ela ajuda consideravelmente as suas chances de conquistar a vaga! A carta de recomendação tem o mesmo objetivo, só que com ainda mais força, evidenciando as informações presentes no currículo.

Saiba como é feita uma carta de recomendação

O importante é que a carta de recomendação contenha todas as informações necessárias sobre as suas qualificações. É preciso que ela seja detalhada, indo desde as habilidades até o desempenho em projetos desenvolvidos durante o seu período na empresa ou curso.

Informações necessárias

Uma carta de referência, primeiramente, precisa conter dados pessoais do candidato (nome completo, RG, CPF, etc), o cargo exercido (contendo as evoluções na empresa, caso tenha) e o período de trabalho. Tendo isso como ponto de partida, a carta de recomendação já terá um bom direcionamento.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Em seguida, é hora de falar um pouco mais sobre quem está redigindo a carta de indicação, ou seja, qual é a relação desse profissional com o candidato em questão. É preciso mencionar o relacionamento obtido durante o período e também a quantidade de tempo em que trabalharam juntos.

Feito isso, a carta de recomendação deve conter as qualificações do candidato. Nessa etapa, é preciso especificar as habilidades e qualidades do profissional, seu desempenho, e porque ele se encaixa nessa nova oportunidade de emprego ou curso. Finalize com os dados para contato com o autor da indicação.

O modelo de cartão de recomendação segue essa ordem de informações. O importante é que ela seja curta, tendo, no máximo, uma página. 

profissional entregando carta de recomendação a ex colaborador

Como obter uma carta de recomendação?

A carta de recomendação não precisa ser pedida com muita antecedência. O ideal é solicitá-la para o superior após assinar o contrato de rescisão ou quando estiver participando de um processo seletivo que exija o documento. Cada caso é um caso!  É possível fazer o pedido por e-mail, telefone ou presencialmente. 

Em casos de uma carta de recomendação para emprego, o recomendado é pedir para um antigo superior ou para o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da empresa. A carta nunca deve ser redigida por um colega de trabalho, e sim por um superior.

Já para oportunidades acadêmicas, seja um curso ou um mestrado, por exemplo, a solicitação deve ser direcionada para professores que tenham relação com a área de estudo desejada ou que já tenham trabalhado com o aluno durante os projetos de iniciação científica, extensão universitária ou projeto de conclusão de curso (TCC).

As instituições proporcionam toda a liberdade necessária para que o candidato escolha o profissional que deseja para redigir a carta de recomendação. O ideal é procurar um superior de confiança e que tenha o comprometimento exigido para essa tarefa.  

Atente-se aos detalhes!

Muitas vezes, os gestores ou professores não possuem muito tempo disponível para a produção da carta de recomendação. Por isso, é importante enviar um pequeno modelo com as informações necessárias para que ele só completamente com o que tem a acrescentar.

Além disso, a formatação é um ponto que precisa de uma atenção a mais. Procure deixar a carta em um padrão (fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12). A apresentação do documento faz toda a diferença para quem vai lê-lo futuramente. 

Procure evitar informações negativas, ou seja, se o candidato tem alguma habilidade para melhorar, a carta de recomendação não é o lugar de pontuá-la. O recrutador tem em mente que todos os profissionais têm pontos a melhorar, por isso, o foco deve ser nas capacidades que contribuem para a organização. 

VR Benefícios: saiba tudo sobre os processos seletivos!

O blog da VR Benefícios traz todas as informações que os candidatos precisam saber sobre processos seletivos. Além disso, há também artigos sobre o mercado de trabalho atual. Visite os nossos conteúdos e mantenha-se atualizado! 

Para os recrutadores que estão em busca de informações sobre a carta de recomendação, que tal aproveitar e saber mais sobre os produtos da VR Benefícios? O Vale-Refeição e o Vale-Alimentação são ótimas formas de incentivar os trabalhadores e melhorar os benefícios da empresa. Confira!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!