btn
vr_reaproveitamento_alimentos_basico
vr_reaproveitamento_alimentos_basico
fade

Veja estas dicas de como aproveitar melhor os alimentos na sua casa

O desperdício de alimentos é um problema de ordem mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 17%, ou 931 milhões de toneladas de alimentos foram simplesmente jogados fora no ano de 2019. Esta perda gigantesca se dá em todos os estágios do ciclo do alimento (produção, transporte e armazenamento, venda e consumo), mas a maior parte desse desperdício (11%) acontece nas residências.

Além da questão financeira dentro de casa, muitos outros aspectos tornam este assunto urgente. O mesmo estudo da ONU mostra que cerca de 8 a 10% das emissões de gases causadores do efeito estufa estão relacionados a alimentos produzidos e não consumidos pelas pessoas. É interessante notar, porém, que pequenas atitudes no nosso dia a dia podem ajudar a melhorar esses índices.

O Blog VR vai te dar dicas de como diminuir este desperdício e adotar hábitos de consumo mais saudáveis e sustentáveis para o bolso da sua família e também para o planeta.

Planejando as compras

Comprar melhor é o primeiro passo para diminuir o desperdício. Para quem tem o hábito de fazer compras semanalmente, a melhor ideia é pensar com antecedência nas refeições dos próximos 7 dias. Uma boa olhada na despensa e no freezer vão te orientar por onde começar a planejar tanto o seu cardápio semanal como suas compras.

Depois de listar tudo que já tem em casa, faça um planejamento diário do cardápio e veja o que está faltando para a criação dos pratos que imaginou e faça sua lista de compras. Vale prestar atenção na quantidade de cada alimento a ser comprado para aquela semana, evitando assim o primeiro foco de desperdício, que são alimentos estragando na geladeira ou vencendo na despensa.

Conservando melhor

A hora de guardar os alimentos também é muito importante para diminuir o desperdício. Guardar frutas úmidas na geladeira, por exemplo, pode fazer com que elas embolorem. O ideal é se certificar que estas estão bem secas e protegidas. Ainda sobre as frutas, muitas delas como banana, manga, goiaba e mamão podem ser congeladas e utilizadas depois para fazer vitaminas nutritivas e refrescantes.

Ervas e temperos frescos, como hortelã e manjericão também podem ser congelados para sua melhor conservação. Jogar as folhinhas dentro de uma forminha de gelo e completar com água é uma ótima maneira de conservar estas folhas delicadas. Quando precisar usar, basta tirar do freezer quantos cubinhos quiser.

Pães também podem ser congelados e assim evitar sua perda. Se sua família consumir pão de forma, por exemplo, você pode congelar uma parte do pacote e ir descongelando na medida da necessidade.

Ideias para aproveitar tudo dos alimentos

Talos de cenoura cortados em pedacinhos bem pequenos podem dar um toque especial no seu bolinho de arroz. Aliás, o bolinho de arroz é uma ótima pedida para não desperdiçar o que sobrou do dia anterior. E você pode incrementar a receita com outros itens que estejam perto de sua data limite de uso. Que tal desfiar aquele pedacinho de carne que sobrou e rechear os bolinhos? As folhas da couve-flor e do brócolis também podem, por exemplo, ser refogadas e consumidas. São deliciosas e muito nutritivas.

Fazer caldos e sopas também ajuda a evitar desperdícios. Legumes que já tenham perdido sua melhor textura, mas ainda carregam todos os nutrientes, podem ser utilizados. E, uma vez pronta, você pode dividir a sopa em porções menores e congelar para utilizar mais para a frente.

Gostou das dicas para evitar o desperdício, economizar e ainda se alimentar melhor? Então indique o Blog VR para seus amigos e fique atento para mais artigos exclusivos.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!