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Absenteísmo: o que é, como calcular e de que forma reduzir

Faltas prejudicam o fluxo de trabalho. Isso porque as equipes funcionam em harmonia. Então, a ausência de um membro pode até atrapalhar o progresso de dias. Para dar conta dessa situação, foi criado o conceito de absenteísmo.

O absenteísmo no trabalho engloba comportamentos faltosos e ausentes na profissão, medidos por métricas como o índice de absenteísmo. Acontecimentos individuais, faltas e redução de produtividade podem indicar problemas no ambiente de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? A VR Benefícios preparou um texto completo para você entender o impacto das ausências nas empresas, os tipos de faltas e como reduzir o índice de absenteísmo com ações que melhoram a cultura corporativa.

O que é absenteísmo?

Faltas no trabalho são normais e previstas por lei, mas quando são prolongadas ou padronizadas há o absenteísmo. O termo indica ausência na jornada, atrasos nos horários do emprego e recusa em entregar atividades no contrato.

Há diversas interpretações para o conceito, mas, de modo geral, ele representa o trabalhador que se ausenta das atividades do trabalho por meio de faltas ou outras razões, como queda de produtividade repentina.

Especialmente para o setor de Recursos Humanos das empresas, é importante monitorar as ausências e entender se são casos isolados ou problemas estruturais. Para isso, é preciso colocar os dados em tabela e encontrar ferramentas de análise.

Tipos de absenteísmo

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As ausências podem acontecer por diferentes modos e razões. Há dois principais tipos de absenteísmo, o voluntário e o involuntário, além de outras categorias que dependem das abordagens empresariais.

O absenteísmo voluntário, também chamado de injustificado, representa as faltas não alertadas anteriormente e não provocadas por problemas de saúde. Empresas divergem se empecilhos de transporte e translado entram nessa categoria, mas também são amplamente conhecidos como absenteísmo compulsório.

Já o absenteísmo involuntário, também conhecido como justificado, acontece quando as ausências são programadas e justificadas por atestados e licenças. Consultas médicas e acompanhamentos de filhos também são incluídos nessa categoria.

Além desses, outro tipo se dá quando o colaborador, mesmo presente no local do trabalho, está muito disperso e não executa as funções previstas no contrato. Essa categoria também é chamada presenteísmo e se dá por várias razões, desde descontentamento até problemas pessoais.

Uma confusão de conceitos muito comum é gerada entre turnover e absenteísmo. Porém, enquanto o absenteísmo representa ausências de colaboradores atuais da empresa, o turnover é a rotatividade de funcionários, isto é, o desligamento e a contratação de trabalhadores.

Índice de absenteísmo

Agora que você já sabe o que é absenteísmo, o próximo passo é entender como calcular o índice de ausências na sua empresa. Assim, você sabe se as faltas estão na normalidade ou se há questões maiores envolvidas.

Não é difícil calcular o índice de absenteísmo. Você precisa ter o número de funcionários analisados, as informações dos dias de trabalho total e a média dos dias de ausência por colaborador. Outras métricas são as horas de trabalho e a média de horas de atraso por colaborador. As equações seguem os dois modelos:

  • (funcionários x média dos dias de ausência) / (funcionários x dias de trabalho)
  • (funcionários x média das horas de atraso) / (funcionários x horas de trabalho)

Depois, multiplique o resultado por 100 para estabelecer a porcentagem. O nível aceitável varia entre as empresas, mas, normalmente, está na faixa de 4%. Para exemplificar, veja como uma equipe de 5 membros com média de 1 falta por pessoa em 25 dias está na margem aceitável:

  • (5 funcionários x 1 dia de falta) / (5 funcionários x 25 dias) = 5/125 = 0,04 ou 4%.

Como reduzir o absenteísmo

Muitas vezes, a abstenção reflete problemas estruturais da empresa que podem ser facilmente resolvidos. Quando não, há uma série de boas práticas para identificar os motivos das ausências e trabalhar a partir dessa informação.

Ofereça segurança e saúde aos funcionários

A saúde é uma das principais razões das ausências. Por isso, as empresas devem promover ações para a segurança no trabalho e a saúde preventiva dos funcionários. Os contratantes podem oferecer opções como planos de saúde e academia, além de se atualizar dos protocolos de segurança de cada profissão.

Desenvolva um clima organizacional saudável

O estresse e o burnout são grandes problemas da vida moderna, causando queda de produtividade. Para motivar os funcionários, é preciso criar um ambiente empático, aberto à comunicação e cooperativo, além de respeitar os limites de cada pessoa.

Valorize os funcionários

A redução das ausências pode ser pensada por outro prisma: o aumento da assiduidade. Assim, as empresas devem valorizar os funcionários que executam bem as funções no dia a dia com constância, desenvolvendo um clima organizacional de alto nível.

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