Seja para quem comanda o RH de uma empresa, seja para quem está empreendendo com uma MPE, a preocupação é sempre a mesma: como alavancar os negócios sem negligenciar aqueles que contribuem ativamente para o sucesso da organização, isto é, a sua equipe de trabalho? É justamente por sanar essa questão que o benefício para funcionários ganha a cada dia mais destaque em qualquer plano estratégico.

E isso não é à toa, uma vez que oferecer conveniências (como transporte, alimentação, refeição, aquisição de combustível e vale-cultura) de maneira simples e unificada para atender às necessidades dos seus colaboradores pode ser o diferencial que você procura. Ou seja, o fator responsável por melhorar a qualidade do trabalho interno da companhia e o desempenho dela no mercado.

E é para mostrar a você como isso é possível que listamos cinco motivos pelos quais os benefícios são indispensáveis no ambiente corporativo. Acompanhe!

1. Engaja os funcionários

Não podemos deixar de começar nossa lista sem mencionar o aumento no engajamento dos funcionários. A razão disso? Simples: os benefícios contribuem para uma maior satisfação profissional dos seus funcionários, pois eles passam a se sentir mais valorizados e respeitados não apenas como trabalhadores, mas também como pessoas.

Afinal, eles veem que o local em que atuam tem a iniciativa de pensar no bem-estar deles e sempre está buscando meios de proporcionar mais qualidade de vida para cada um dos colaboradores. Essa ação gera um efeito dominó bastante positivo que pode ser percebido em diversos aspectos dentro do ambiente de trabalho. Duvida?

Pois só para você ter uma ideia, o relacionamento interpessoal deles evolui (trazendo mais respeito e confiança com o trabalho do próximo) e há uma melhor comunicação entre os membros de cada equipe/setor e o respectivo supervisor/gestor da área. Como resultado, a empresa se torna um espaço mais receptivo e saudável para todos.

Todas essas questões quando unidas em um mesmo ambiente são capazes de estimular a concentração, o interesse e a produtividade — o que traz um impacto direto para o crescimento e a expansão do seu negócio.

2. Aumenta a proatividade

Quando um trabalhador, independentemente do cargo que ocupa, se sente motivado e reconhecido pela importância que tem dentro de uma organização, ele naturalmente passa a encarar o sucesso e o crescimento da empresa como dele. Isso porque sabe que, direta ou indiretamente, é beneficiado pelos bons resultados alcançados.

Por esse motivo, ele se torna cada vez mais comprometido em alcançar as metas estabelecidas para o negócio e principalmente a desenvolver uma postura proativa — que é a de alguém que resolve problemas, desempenha novas funções e busca adquirir novos conhecimentos a todo instante.

Ou seja, graças a uma simples medida de oferta de benefícios, como vale-cultura e aquisição de combustível, você contribui para criar uma relação de confiança e segurança que gera trabalhadores que compartilham dos seus mesmos objetivos. Algo que é o grande diferencial buscado por 10 em cada 10 companhias.

3. Reduz o turnover

Um segundo motivo — e que está bastante relacionado ao primeiro — é a redução do turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários dentro da sua empresa. E já dá até para imaginar o porquê disso, não é verdade?

Com uma boa oferta de benefícios que atendam às necessidades deles, a satisfação quanto ao trabalho é crescente e ele passa a ser valorizado não somente como fonte de renda, mas principalmente de estabilidade profissional. Devido a isso, cada indivíduo se fideliza e cria uma relação de confiança e segurança quanto ao emprego que tem.

Portanto, como já é de se imaginar, há uma significativa redução no número de desligamentos e a taxa de retenção tende a se manter estável, pois os profissionais vão valorizar a ocupação que desempenham e o fato de estarem em uma companhia na qual podem ter uma carreira sólida.

4. Gera boa reputação

Como dissemos lá no primeiro tópico, a realização profissional de cada uma das pessoas que trabalha na sua empresa é capaz de gerar um efeito dominó tão grande que atinge, inclusive, quem não desempenha nenhum cargo nela. “Mas como isso é possível?”, você deve estar se perguntando.

Acontece que são os seus colaboradores os responsáveis pela reputação que o seu negócio tem no mercado tanto para outros trabalhadores interessados em encontrar uma vaga quanto, até mesmo, para os clientes — que cada vez mais adotam uma postura de consumir produtos e/ou serviços apenas de locais com valores e princípios dos quais compartilham.

Eles que fazem, por exemplo, a velha propaganda “boca a boca” de como é o funcionamento interno, quais os benefícios para funcionários, como é a estabilidade dos cargos oferecidos, se há planos de carreira etc.

Além disso, é a opinião deles que é medida e analisada por institutos, como o Great Place To Work, para conferir prêmios e outros reconhecimentos para o seu empreendimento.

Logo, ter colaboradores satisfeitos com a experiência dentro do ambiente de trabalho e os recursos oferecidos é fundamental para construir uma reputação que desperte o interesse de novos talentos em fazer parte do seu quadro de funcionários —- algo que também vai contribuir para uma baixa rotatividade interna.

5. Amplia a vantagem competitiva do seu negócio

Por fim, vale ressaltar algo que, certamente, você já percebeu: investir em benefícios para funcionários amplia, a médio e longo prazo, a vantagem competitiva do seu negócio. Basta fazer as contas para comprovar.

Com uma menor rotatividade de colaboradores, por exemplo, é possível ter menos custos envolvendo rescisões contratuais, treinamento de novos empregados ou, ainda pior, vagas ociosas (e que demoram a ser preenchidas) responsáveis por afetar a produção do seu produto e/ou o fornecimento do seu serviço.

Outra amostra disso é que, com funcionários proativos e produtivos, se torna mais fácil aumentar a clientela, conseguir novos fornecedores e alcançar maiores projeções de lucros — uma questão fundamental para empreendimentos que estão começando.

Como você viu, não faltam razões para oferecer benefícios para funcionários. Afinal, esse é um investimento bom para eles — que se engajam e se tornam mais produtivos — e principalmente para o seu negócio — que se torna mais competitivo, retém colaboradores e reduz custos ligados ao turnover.

Por isso, se você gostou de ler sobre o assunto e quiser saber mais a respeito de como contratar uma empresa de benefícios com praticidade e ótimas condições comerciais, entre em contato com a gente!