btn
Os 11 principais benefícios flexíveis para a sua empresa
Os 11 principais benefícios flexíveis para a sua empresa
fade

Os 11 principais benefícios flexíveis para a sua empresa

Há diversos tipos de benefícios trabalhistas. Alguns são obrigatórios — como o vale-transporte — e outros facultativos — como o vale-alimentação. Dentre os optativos, cada trabalhador tem suas preferências, muitas vezes diferentes em uma mesma empresa. Para resolver isso, foram criados os benefícios flexíveis.

O modelo de benefícios flexíveis visa dar autonomia e escolha aos times de uma empresa. Assim, os trabalhadores podem optar pelos benefícios que melhor encaixem no seu dia a dia entre uma lista oferecida pela empresa.

Entenda, agora mesmo, quais são as principais vantagens de oferecer benefícios flexíveis para a sua equipe!

O que são os benefícios flexíveis?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece os benefícios obrigatórios, os quais todos os trabalhadores precisam ter em vigência de contrato — como o FGTS, as férias e o 13º. Já outros, como o vale-refeição e plano de saúde, não estão previstos na CLT, mas são muito utilizados no mercado de trabalho.

Na última década, popularizou-se uma nova forma de ofertar os benefícios facultativos: o plano de benefícios flexíveis, que permite que os trabalhadores escolham as vantagens que melhor atendam a suas demandas.

A fim de realizar esse processo, as empresas precisam estabelecer um sistema de valores ou pontos para cada benefício oferecido. Dessa forma, os trabalhadores possuem um limite para escolher dentre uma lista de vantagens.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Porém, o que estes planos contemplam? Há diferentes estilos, de velhos conhecidos dos brasileiros, como o vale-alimentação, até novos, como o plano de academia.

Confira abaixo os 11 principais benefícios flexíveis para a sua empresa:

Vale-alimentação

O vale-alimentação é destinado para que o trabalhador possa comprar alimentos de forma geral, especialmente itens de cesta básica.

Vale-refeição

Já o vale-refeição se destina aos gastos com restaurantes diariamente, de forma que os trabalhadores tenham recursos para se alimentar durante a jornada de trabalho.

Vale-combustível

Esse benefício é voltado para ajudar a custear o deslocamento do trabalhador que utiliza o carro ou moto para se locomover entre o local de trabalho e sua residência, ou mesmo para realizar trabalhos externos para a empresa.

Vale-cultura

Trata-se de um incentivo para que os trabalhadores consumam conteúdo cultural (como shows, teatro e livros) com mais frequência.

Vale-auto

O vale-auto consiste em um auxílio para realizar a manutenção e conservação de veículos, geralmente por meio de descontos com parceiros autorizados.

Plano de saúde

O plano de saúde consiste na contratação de uma operadora que vai fornecer serviços de saúde para os trabalhadores. Entre eles estão consultas, exames e procedimentos em geral. Tais serviços estão incluídos em um valor mensal que pode ser subsidiado em partes ou na totalidade pela empresa. 

Plano odontológico

Esse benefício é semelhante ao plano de saúde, porém voltado para auxiliar na preservação da saúde bucal dos trabalhadores.

Plano de academia 

Nesse caso, o benefício ajuda a custear o pagamento de academia para a realização de atividades físicas além da musculação, como danças, natação e lutas.

Seguro de vida

Benefício no qual o trabalhador pode ter uma segurança financeira maior em casos de imprevistos. Geralmente, o seguro de vida cobre morte ou invalidez parcial ou total, por meio de uma apólice de seguro. Caso algo aconteça com o titular, ele e os beneficiários escolhidos recebem uma indenização financeira.

Auxílio-creche

Consiste na contribuição de um valor que ajuda pais e mães a manterem os filhos em uma escolinha durante o expediente ou parte dele.

Auxílio-educação

O auxílio-educação é voltado para o desenvolvimento dos trabalhadores, o que geralmente ocorre por meio do custeio de cursos e formações técnicas, por exemplo.

Apesar de não serem benefícios exigidos por lei, vale a pena implementá-los na empresa, visto que são desejados e bem vistos por muitos trabalhadores, podendo ser até mesmo um fator decisório na hora de escolher entre uma vaga ou outra. 

5 vantagens dos benefícios flexíveis

Agora que você já sabe o que são benefícios corporativos e quais os exemplos mais oferecidos atualmente, vamos entender as vantagens da implementação. 

1. Motivação e sentimento de pertencimento

Quando os benefícios atendem as demandas personalizadas de cada trabalhador, cada um deles se percebe como único. Dessa maneira, é desenvolvido um sentimento de pertencimento na pessoa, ou seja, o profissional se sente parte importante da equipe.

Ao desenvolver essa identificação com a empresa e possuir benefícios fundamentais para a rotina, o indivíduo tem mais motivação no trabalho, o que contribui para a melhora da  cultura organizacional. 

2. Atração de talentos

Os diferentes benefícios facultativos são uma excelente maneira de atrair talentos para a empresa. Isso porque, no competitivo mundo de trabalho atual, oferecer vantagens que outras empresas não possuem é o diferencial para conquistar os melhores profissionais do mercado.

3. Retenção de talentos

Do mesmo modo que os benefícios são utilizados para atrair bons talentos para a empresa, podem ser uma ferramenta para retê-los. Quando os trabalhadores estão motivados e desfrutam de vantagens, há a diminuição da taxa de turnover, ou seja, a rotatividade de pessoas.

4. Employer branding

O fortalecimento da marca é essencial para a empresa se destacar no campo de trabalho. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio das ações de employer branding, conceito que significa a reputação da empresa para os trabalhadores e a área de atuação.

O oferecimento de benefícios é uma das melhores estratégias para desenvolver o employer branding, pois os trabalhadores demonstram o prazer de participar da empresa. No melhor dos casos, os funcionários se tornam embaixadores da marca, divulgando-a para o público externo.

5. Aumento da produtividade

Não é segredo nenhum que trabalhadores motivados e felizes fazem entregas melhores para a empresa. Nesse sentido, oferecer uma boa gama de benefícios é uma excelente estratégia para alcançar esse nível de satisfação com o seu negócio.

Pontos de atenção 

No momento do planejamento, os benefícios flexíveis têm vantagens e desvantagens. Os pontos positivos nós já conhecemos — e são enormes para o funcionamento das empresas —, mas quais seriam os pontos negativos?

A principal questão não é bem uma desvantagem, mas um desafio. Flexibilizar a oferta de benefícios exige muita organização, pesquisas de clima organizacional da empresa para entender as demandas, trabalho dos profissionais de RH e saber comunicar o modelo aos trabalhadores.

Portanto, a implementação dos benefícios flexíveis exige esforço e atenção das empresas. É preciso, por exemplo, garantir que os valores atribuídos a cada benefício sejam justos e que todos os trabalhadores de uma mesma área recebam benefícios equivalentes.

Flexibilize com o auxílio VA+VR

A tendência de flexibilização dos benefícios fez com que empresas criassem serviços para facilitar o processo, como o oferecimento de cartão de benefícios flexíveis. Um dos mais completos do mercado é o auxílio VA+VR, uma inovação da VR, líder no setor de cartões corporativos.

O VA+VR permite que os trabalhadores possam escolher entre o vale-alimentação e o vale-refeição na hora da compra. É uma grande praticidade para o trabalhador, já que pode utilizar o cartão tanto para fazer as compras do mês em supermercados quanto para almoçar em restaurantes, por exemplo. 

Esse cartão é aceito em todo o Brasil! Há mais de 570 mil pontos de aceitação para receber pagamentos pelo VR Alimentação e pelo VR Refeição. Além disso, o trabalhador tem um serviço com total suporte e um aplicativo completo, no qual você confere todas as movimentações na conta.

A VR é a melhor opção para sua empresa

Viu só como os benefícios flexíveis são uma excelente alternativa para motivar as equipes de sua empresa? Com os cartões da VR, então, essa tarefa fica ainda mais fácil. Estamos há décadas com os trabalhadores brasileiros, sempre oferecendo serviços inovadores, seguros e eficientes.

Os empregadores, ao implementarem os serviços da VR, têm plataformas completas de gestão de valores e auxílios oferecidos aos trabalhadores. Os trabalhadores podem usar o SuperApp VR e Você para checar o saldo e o extrato, além de conhecer todas as redes credenciadas na região.
Falando em estabelecimentos credenciados, seu estabelecimento já aceita VR? Caso queira ampliar as opções de pagamento de seu negócio, é fácil: basta acessar Aceita VR e cadastrar sua maquininha para receber nossos serviços!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!