Ficar em casa resultou em um misto de tarefas que parecem não ter fim. Assumir as tarefas do lar como a limpeza e a cozinha quando somadas ao expediente de trabalho, muitas vezes, pode sobrecarregar quem administra a rotina da família. Ou, no caso de quem mora sozinho, o “eu não vou cozinhar só para mim” pode se tornar um hábito difícil de perder depois de algum tempo.
Mas, com algumas dicas de organização, a comida congelada pode fazer com que o dia a dia seja mais leve e, acredite, você não vai precisar sobreviver apenas pedindo comida e se torturando com a quantidade de dinheiro gasta em aplicativos de entrega.
Em vez disso, vale usar a criatividade e apostar em um cardápio semanal, ou para alguns dias conforme a sua necessidade, e usar a grana para comprar os ingredientes e insumos das receitas que darão vida às suas marmitas congeladas.
Confira algumas dicas:
Dicas gerais
- Se puder, organize-se para fazer as compras em um único dia e evitar ter que voltar ao mercado.
- Temperos: O famoso tempero caseiro congelado pode ganhar vida apenas triturando alho e cebola. Reserve na geladeira para usar sempre que precisar. Incremente com salsinha, cebolinha e similares se for do seu gosto.
Dicas para criar o cardápio:
- Pense em receitas diferentes para as marmitas da semana e na quantidade de vezes que você se dispõe a comer o mesmo prato. Exemplo: Carne assada, arroz branco e salada verde para a segunda e terça; Macarrão com Filé de Frango para a quarta e quinta-feira.
- Procure diversificar ou colocar o maior número de grupos nas preparações: carboidratos, proteínas, legumes e verduras.
- Organize uma base + proteína + acompanhamento.
Dicas para acertar a quantidade:
- Contabilize para quantas pessoas você vai cozinhar.
- Faça uma lista de quantas refeições você deseja otimizar e para quantos dias (almoço e jantar, apenas almoço ou apenas jantar).
- Porcione, mesmo que mentalmente, uma quantidade média de comida, considerando: pessoas x número de refeições/dia.
- Separe potes e tigelas para guardar porções individuais ou em quantidades maiores no caso do preparo para mais gente.
Dicas para o preparo:
- Legumes e vegetais: evite congelá-los crus. A dica é: guarde soltos nas gavetas ou descasque, se quiser, ferva alguns minutos e dê um choque térmico. Leve ao freezer e retire para preparar no dia a dia.
- Arroz: depois de cozido pode ser congelado em um recipiente, mas não misture com outros alimentos.
- Feijão: Você pode cozinhar e temperar para levar à refrigeração já pronto ou, quando há mais tempo, congelar apenas cozido e temperar no momento em que descongela.
- Assados e proteínas: aguentam bem no congelador. Mas, na hora de consumir, ficam melhores quando feitos com algum molho para não secar quando aquecidos.
- Folhas: Guarde apenas na geladeira em potes que não sejam herméticos para que respirem e não entrem em processo de decomposição. Lave-as e seque-as muito bem para que durem por mais tempo. Tê-las prontas para consumo faz com que a preguiça não fale mais alto.
- Massas e sopas: Para os dias mais preguiçosos, aposte no macarrão que exige menos acompanhamentos e tem menor complexidade. Caso faça pratos como lasanha, parmegianas e sopas e não consuma tudo no mesmo dia, congele.
Com marmitas prontas congeladas e planejamento, comer melhor vai ficar mais fácil e você terá mais tempo livre para outras atividades.