btn
sentimento de pertencimento
sentimento de pertencimento
fade

Como criar o sentimento de pertencimento nas empresas

O sentimento de pertencimento é essencial na relação dos funcionários com a empresa. Afinal, os colaboradores que acreditam nos valores do negócio e vivem em um bom ambiente de trabalho têm mais motivação para executar a função.

Mais que isso, quando os trabalhadores acreditam no que fazem e são valorizados, não só realizam o que está nas expectativas, mas contribuem de diferentes maneiras para a evolução da empresa.

Para atingirem isso, as empresas buscam como despertar o sentimento de pertencimento. Preparamos um texto completo para você descobrir como desenvolver esse sentimento e saber qual é a importância dele!

O que é sentimento de pertencimento

O conceito de sentimento de pertencimento vem da Psicologia e indica a consciência de um indivíduo pertencer a uma comunidade, contribuindo para o grupo e recebendo apoio. Quando essa ideia é transferida para o mundo corporativo, representa a ligação psicológica dos trabalhadores com a empresa.

Se os trabalhadores se sentem valorizados e úteis, contribuem para o desenvolvimento da empresa não só por obrigação, mas por um sentimento de comunidade. Assim, todos trabalham por um mesmo objetivo e em cooperação, além de sugerir novas ideias e melhorias.

Porém, conquistar isso não é fácil. É necessário estabelecer diretrizes para todos se sentirem aceitos e não existirem abusos de poder, compreendendo a necessidade de pertencimento dos trabalhadores na promoção de um clima organizacional positivo.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Qual é a importância do sentimento de pertencimento

O sentimento de pertencimento é essencial para o bom funcionamento do ambiente de trabalho. Contudo, a importância do conceito vai além: diversos benefícios, tanto no nível pessoal quanto no empresarial, são desenvolvidos. Configura algumas vantagens.

Clima organizacional

O sentimento de pertencimento ao lugar é uma das razões mais importantes para o engajamento dos colaboradores e o funcionamento da empresa de maneira harmônica. Se todos prezam pela ética profissional e pelos valores do negócio, há maior cuidado nas tarefas e vontade de evoluir profissionalmente sempre.

Employer branding e embaixadores

O termo employer branding significa a reputação da empresa para os próprios funcionários e o mercado. Quando há o sentimento de pertencimento, os trabalhadores engajam com a empresa mesmo fora do horário de trabalho, sendo, muitas vezes, embaixadores da marca.

Retenção de talentos

Se os trabalhadores se sentem úteis, acolhidos e valorizados, dificilmente buscarão vagas nas empresas concorrentes. Ao estabelecer o sentimento de pertencimento, há mais chance de reter os talentos e evitar a rotatividade de funcionários.

Inovação

Os trabalhadores que se veem como parte da empresa, não apenas como contratados, vão se esforçar mais para evoluir o negócio e a cultura empresarial. Desse modo, inovações têm um terreno mais fértil para crescer, trazendo benefícios para todos.

Modos de promover

sentimento de pertencimento

Agora que você já sabe o quão importante é desenvolver o sentimento de pertencimento, o próximo passo é identificar modos de promover a inclusão profissional. Confira algumas dicas.

Faça pesquisas de clima organizacional

Para o setor de Recursos Humanos entender as qualidades e os problemas da empresa, é preciso realizar pesquisas de clima organizacional. Só assim, é possível compreender os motivos do pertencimento e até do sentimento de não pertencimento, adquirindo informações para promover ações.

Crie canais de comunicação

Estabelecer bons canais de comunicação entre as equipes é importante para os trabalhadores se sentirem incluídos nos processos da empresa e terem abertura para sugerir inovações. Os feedbacks entre os funcionários também auxiliam na melhora da produtividade e das relações profissionais.

Estabeleça lideranças

Há diversos conceitos para explicar as lideranças nas empresas. Porém, uma ótima maneira é pensar nos líderes como pessoas que inspiram a equipe e tomam boas decisões para o ambiente de trabalho. Assim, eles desenvolvem o pertencimento no grupo.

Desenvolva ações para inclusão

No mundo de trabalho atual, é essencial estar a par com as lutas sociais, desenvolvendo desde ações para extinguir qualquer preconceito e opressão no ambiente de trabalho até promovendo políticas de contratação de grupos minoritários. As empresas devem possuir e respeitar diversas vozes.

Endomarketing

O endomarketing, ou marketing interno, representa uma série de ações para promover a empresa entre colaboradores e associados. Assim, as pessoas se sentem parte de um mecanismo maior e compreendem a importância na equipe, o que desperta o pertencimento.

Valorize os colaboradores

A inclusão e a valorização são dois fundamentos para criar pertencimento. Dessa maneira, as empresas devem valorizar os bons profissionais oferecendo benefícios corporativos, participação em eventos e cursos para atualização profissional, por exemplo.

A VR oferece os melhores cartões corporativos!

Se sua empresa busca valorizar os colaboradores e desenvolver o sentimento de pertencimento, a VR te ajuda! Somos líderes no mercado de cartões corporativos, oferecendo um serviço acessível e aceito em todo o Brasil há décadas!

Nossos cartões, como o VR Alimentação e Refeição, estão na mão de milhares de brasileiros, sempre prezando pela segurança e pela inovação. Nossos serviços possuem aplicativos em que você confere todos os gastos e acessa à rede de cobertura do cartão.

Então, que tal conferir o VR Auto? O serviço é perfeito para quem faz o translado com veículo pessoal ou empresarial, oferecendo uma plataforma flexível e segura para abastecê-lo e até realizar reparos!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!