O sentimento de pertencimento é essencial na relação dos funcionários com a empresa. Afinal, os colaboradores que acreditam nos valores do negócio e vivem em um bom ambiente de trabalho têm mais motivação para executar a função.
Mais que isso, quando os trabalhadores acreditam no que fazem e são valorizados, não só realizam o que está nas expectativas, mas contribuem de diferentes maneiras para a evolução da empresa.
Para atingirem isso, as empresas buscam como despertar o sentimento de pertencimento. Preparamos um texto completo para você descobrir como desenvolver esse sentimento e saber qual é a importância dele!
O que é sentimento de pertencimento
O conceito de sentimento de pertencimento vem da Psicologia e indica a consciência de um indivíduo pertencer a uma comunidade, contribuindo para o grupo e recebendo apoio. Quando essa ideia é transferida para o mundo corporativo, representa a ligação psicológica dos trabalhadores com a empresa.
Se os trabalhadores se sentem valorizados e úteis, contribuem para o desenvolvimento da empresa não só por obrigação, mas por um sentimento de comunidade. Assim, todos trabalham por um mesmo objetivo e em cooperação, além de sugerir novas ideias e melhorias.
Porém, conquistar isso não é fácil. É necessário estabelecer diretrizes para todos se sentirem aceitos e não existirem abusos de poder, compreendendo a necessidade de pertencimento dos trabalhadores na promoção de um clima organizacional positivo.
Qual é a importância do sentimento de pertencimento
O sentimento de pertencimento é essencial para o bom funcionamento do ambiente de trabalho. Contudo, a importância do conceito vai além: diversos benefícios, tanto no nível pessoal quanto no empresarial, são desenvolvidos. Configura algumas vantagens.
Clima organizacional
O sentimento de pertencimento ao lugar é uma das razões mais importantes para o engajamento dos colaboradores e o funcionamento da empresa de maneira harmônica. Se todos prezam pela ética profissional e pelos valores do negócio, há maior cuidado nas tarefas e vontade de evoluir profissionalmente sempre.
Employer branding e embaixadores
O termo employer branding significa a reputação da empresa para os próprios funcionários e o mercado. Quando há o sentimento de pertencimento, os trabalhadores engajam com a empresa mesmo fora do horário de trabalho, sendo, muitas vezes, embaixadores da marca.
Retenção de talentos
Se os trabalhadores se sentem úteis, acolhidos e valorizados, dificilmente buscarão vagas nas empresas concorrentes. Ao estabelecer o sentimento de pertencimento, há mais chance de reter os talentos e evitar a rotatividade de funcionários.
Inovação
Os trabalhadores que se veem como parte da empresa, não apenas como contratados, vão se esforçar mais para evoluir o negócio e a cultura empresarial. Desse modo, inovações têm um terreno mais fértil para crescer, trazendo benefícios para todos.
Modos de promover
Agora que você já sabe o quão importante é desenvolver o sentimento de pertencimento, o próximo passo é identificar modos de promover a inclusão profissional. Confira algumas dicas.
Faça pesquisas de clima organizacional
Para o setor de Recursos Humanos entender as qualidades e os problemas da empresa, é preciso realizar pesquisas de clima organizacional. Só assim, é possível compreender os motivos do pertencimento e até do sentimento de não pertencimento, adquirindo informações para promover ações.
Crie canais de comunicação
Estabelecer bons canais de comunicação entre as equipes é importante para os trabalhadores se sentirem incluídos nos processos da empresa e terem abertura para sugerir inovações. Os feedbacks entre os funcionários também auxiliam na melhora da produtividade e das relações profissionais.
Estabeleça lideranças
Há diversos conceitos para explicar as lideranças nas empresas. Porém, uma ótima maneira é pensar nos líderes como pessoas que inspiram a equipe e tomam boas decisões para o ambiente de trabalho. Assim, eles desenvolvem o pertencimento no grupo.
Desenvolva ações para inclusão
No mundo de trabalho atual, é essencial estar a par com as lutas sociais, desenvolvendo desde ações para extinguir qualquer preconceito e opressão no ambiente de trabalho até promovendo políticas de contratação de grupos minoritários. As empresas devem possuir e respeitar diversas vozes.
Endomarketing
O endomarketing, ou marketing interno, representa uma série de ações para promover a empresa entre colaboradores e associados. Assim, as pessoas se sentem parte de um mecanismo maior e compreendem a importância na equipe, o que desperta o pertencimento.
Valorize os colaboradores
A inclusão e a valorização são dois fundamentos para criar pertencimento. Dessa maneira, as empresas devem valorizar os bons profissionais oferecendo benefícios corporativos, participação em eventos e cursos para atualização profissional, por exemplo.
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