PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

diferença entre líder e chefe
diferença entre líder e chefe
fade

Aprenda qual é a diferença entre líder e chefe

Muitas vezes, ouvimos as palavras “chefe” e “líder” como sinônimos, indicando pessoas com posições de poder em empresas, organizações e grupos. Porém, a realidade é outra. Você já parou para pensar na diferença entre líder e chefe?

A resposta para essa pergunta é complexa e varia dependendo da época. Resumidamente, o chefe comanda e dá ordens, enquanto o líder motiva a equipe, levando todos a buscarem o mesmo objetivo com base nos valores e no respeito.

Essa é uma diferença semântica, ou seja, no sentido que transferimos às palavras. Nem sempre “chefe” foi um termo pejorativo, mas no mundo corporativo atual as características de líder e chefe são distintas. Neste artigo, a VR Benefícios explica a diferença entre os dois termos e os valores de um líder.

Chefe

O chefe é uma pessoa em situação de poder que pode ter competências técnicas, mas utiliza o conhecimento e a hierarquia de maneira autoritária e egoísta. Ele se coloca como uma figura superior aos subordinados, que apenas representam a mão de obra para as ordens.

No mundo corporativo contemporâneo, esse modelo de gestor não faz mais sentido. O trabalho moderno valoriza as contribuições individuais de cada funcionário, assim como o gerenciamento de talentos e um ambiente saudável de trabalho.

O estilo de chefia autoritária pode até surtir resultados por um período, mas a tendência é sempre piorar a situação a longo prazo. As consequências são a diminuição da comunicação entre a equipe, e os trabalhadores qualificados saindo em busca de novas oportunidades.

Líder

O líder conduz o grupo com respeito, motivando as pessoas a seguirem juntas em busca do mesmo objetivo. A liderança exige diálogo, paciência, cooperação e empatia. Enquanto o chefe manda, o líder escuta todos e direciona a equipe ao melhor caminho.

Muito do que é publicado sobre a diferença entre líder e chefe envolve autoridade e pulso firme, mas, na verdade, trata-se de um conjunto de características que envolvem o jogo de razão e sensibilidade. Um chefe sempre agirá conforme as próprias ideias. Um líder buscará outras perspectivas para tomar as melhores decisões.

Não existe ciência exata para definir um líder. É um exercício de imaginação infrutífero (e engraçado) comparar figuras como Alexandre, o Grande, Oprah Winfrey e Ayrton Senna, por exemplo. Isso porque a liderança é um conceito abstrato, que possui diversos significados.

Mesmo em uma empresa, temos vários exemplos: um head pode ser tanto o porta-voz da companhia, moldando a opinião pública, quanto um profissional pouco midiático, mas com uma presença interna positiva e um grande senso de organização.

Características de uma boa liderança

diferença entre líder e chefe

Agora que você já sabe a diferença entre líder e chefe, vamos ilustrar algumas das ações de liderança. Como dissemos, não existem características definitivas para um líder, pois o profissional deve ter sempre em mente o contexto. Porém, há práticas consolidadas no mercado e na vida social que podem ser seguidas.

Identificar as qualidades dos colaboradores

Isto pode até parecer óbvio demais, mas é esquecido na prática: cada pessoa possui qualidades e defeitos únicos. Um líder deve conhecer os membros da equipe para designar as tarefas da melhor maneira. Assim, cada um realiza o que tem aptidão, e o tempo é otimizado.

Desenvolver soft skills

O conceito de soft skills se popularizou no universo corporativo, representando habilidades comportamentais e interpessoais difíceis de serem medidas. Enquanto as hard skills são habilidades técnicas encontradas nos currículos, as soft skills são vistas no dia a dia do trabalho.

Criar um bom ambiente de trabalho

Para haver a liderança, é preciso um ambiente de trabalho saudável, onde todos estejam em sintonia. Assim, é importante criar as condições para esse objetivo: saber dar e ouvir feedbacks, delegar funções, ter uma boa organização das atividades, respeitar e conhecer os limites do outro, etc.

Conhecer sobre tomada de decisões

De pouco adianta seguir esses princípios se, no final, as decisões se provarem falhas. A tomada de decisão é imprescindível para o sucesso de negócios, causas e campanhas. Um líder precisa agir racionalmente, analisando todas as alternativas e as contribuições da equipe.

Estudar e se atualizar diariamente

Ao contrário do chefe, o líder sempre busca novos conhecimentos e sabe que as ideias e as opiniões podem mudar. Assim, é essencial estudar as inovações do campo de trabalho e estar em contato com outros profissionais.

A VR Benefícios apoia a liderança nas empresas!

Agora, ficou mais clara a diferença entre líder e chefe. Uma gestão competente exige lideranças ativas, motivacionais e comunicativas. A VR Benefícios valoriza boas práticas corporativas e oferece as melhores opções de vales!

Há mais de quatro décadas no mercado, a VR Benefícios é uma das líderes no segmento. Estamos em todo o país e temos um sistema seguro, transparente e acessível, apenas a um clique do celular por meio de nosso aplicativo!

Conheça nossos planos e peça uma proposta para sua empresa. Além do VR Alimentação e do VR Refeição, temos outras opções, como o VR Transporte! Nosso serviço otimiza seu tempo e possui uma plataforma 100% on-line para uma gestão prática!

Receba o conteúdo em primeira mão: