btn
o que é cartão pré-pago
o que é cartão pré-pago
fade

Descubra o que é cartão pré-pago e como utilizá-lo

Atualmente, o mercado apresenta diversas formas de pagamento e soluções para diferentes públicos. Uma das inovações que cresceu nos últimos anos foi o cartão pré-pago. Afinal, o que é cartão pré-pago?

O cartão pré-pago é um velho conhecido do brasileiro em serviços como telefonia e benefícios corporativos. Porém, hoje, as aplicações aumentaram. Ele é utilizado até como uma alternativa ao cartão de crédito e débito.

Quer saber o que é cartão pré-pago e como o serviço funciona? A VR preparou um texto completo sobre o funcionamento e as vantagens. Você também verá como o serviço está ligado aos vales corporativos.

O que é cartão pré-pago?

O cartão pré-pago tem várias semelhanças com o de crédito, mas há uma diferença principal: ele só funciona com recarga prévia de dinheiro, que será o crédito de compras e transações financeiras.

Ou seja, todos os pagamentos são consumidos do valor total de recargas, sem precisar de conta-corrente. O modelo já era conhecido nos benefícios corporativos, mas o Banco Central ampliou as diretrizes do pré-pago para outras instituições financeiras em 2014.

Assim como o cartão de crédito, você pode fazer compras on-line e assinar serviços mensais, como streamings. Porém, não é possível parcelar compras com o cartão pré-pago.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Os serviços do cartão pré-pago não costumam ter anuidade. O limite é o valor depositado. Porém, fique atento às limitações de depósito e transações de cada instituição financeira.

Para quem o cartão pré-pago é destinado?

o que é cartão pré-pago

Agora que você já sabe como o cartão pré-pago funciona, vamos detalhar outras informações importantes. As primeiras são as aplicações do cartão e para quem ele é destinado.

O cartão funciona muito bem para as pessoas que buscam controle financeiro mais rígido. Isso porque o usuário tem um valor pré-estabelecido para gastar no mês, evitando compras desnecessárias e longas parcelas. A liberação do cartão é simples e engloba indivíduos negativados.

Também há o cartão pré-pago virtual, uma mão na roda nas compras on-line, inclusive, na modalidade internacional. Ele também funciona como cartão de crédito, mas com um maior controle dos gastos.

Vantagens

Agora, você já sabe o que é cartão pré-pago e quais são as aplicações. Realmente, o serviço financeiro é útil em diversos casos e responde bem a determinadas necessidades. Confira as vantagens abaixo.

Controle de gastos

O controle de gastos é importante para quem deseja colocar as contas e outros tipos de planejamento financeiro em dia. Pense em pais que precisam enviar uma certa quantia de dinheiro mensal ao filho fora de casa, pois o cartão não possui idade mínima.

Facilidade de abertura

Uma das maiores vantagens do cartão pré-pago é não exigir comprovação de renda e outras documentações semelhantes. Assim, você faz algumas operações do cartão de crédito sem ter um score positivo para liberação de limite.

Compras internacionais e assinaturas

Hoje, grande parte dos serviços é on-line, desde entregas de produtos a streamings. O cartão pré-pago é uma alternativa útil para efetuar pagamentos on-line e comprar fora do país, já que nem todas as operadoras de crédito têm essa função.

Segurança

Garantir a segurança do dinheiro é essencial. Mantendo cédulas, é possível correr riscos. O cartão pré-pago é a maneira mais rápida de armazenar montantes e facilitar transações financeiras, principalmente em viagens.

Pouca burocracia

No cartão pré-pago, o acesso aos benefícios é mais rápido. Isso porque não é necessário vincular o cartão a uma conta-corrente, nem apresentar uma série de documentos para aprovação. Dessa maneira, a liberação do serviço acontece em um período menor.

Cartões-benefícios são pré-pagos?

Você já entendeu o que é cartão pré-pago, mas ainda fica uma dúvida: cartões de benefícios corporativos, como vale-alimentação e vale-refeição, são pré-pagos?

O funcionamento dos cartões benefícios segue o modelo pré-pago: o empregador deposita uma quantia mensal, acordada em contrato, para o benefício, que pode utilizá-la nos lugares credenciados.

Porém, cada tipo de cartão-benefício só pode ser utilizado nos estabelecimentos classificados para recebê-lo. O cartão-refeição é destinado a lugares que oferecem alimentos já prontos para o consumo, enquanto o cartão-alimentação funciona para produtos que precisam ser preparados em casa.

Os cartões benefícios também seguem todas as diretrizes da lei para os benefícios obrigatórios e opcionais previstos na CLT. Dessa maneira, os cartões corporativos realizam funções específicas e são insubstituíveis por outro cartão pré-pago.

A VR é líder no mercado de cartões benefício

Com todas essas informações, saber o que é cartão pré-pago e cartão-benefício ficou mais fácil. Quando o assunto são benefícios corporativos, a VR é líder no mercado. Há décadas, oferecemos os melhores serviços de vales para os trabalhadores brasileiros.

Nossos cartões, como o VR Alimentação e o VR Refeição, são fáceis de usar, seguros e possuem até um aplicativo. Nele, você confere saldo e demais informações sobre sua conta.

Conheça o VR Transporte, nossa plataforma de vale-transporte, em que o empregador realiza várias operações em um só local, economizando tempo e dinheiro.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!