Employee experience — ou, em português, “experiência do colaborador” — é um tema recorrente nas rodas de discussão sobre gestão de recursos humanos. O princípio básico por trás desse conceito é que os responsáveis pelo departamento de pessoas devem se preocupar com a satisfação dos funcionários.
O employee experience da jornada do colaborador é desenvolvido a partir das conexões geradas entre o profissional e a organização, desde o momento do recrutamento até o desligamento da empresa. Cada interação do empregado com o empregador conta para a construção dessa experiência. Venha saber mais sobre o assunto.
Afinal, o que é employee experience e por onde começar?
Então, o que é employee experience? Essa é uma estratégia de gestão de pessoas, atuando no engajamento dos colaboradores por meio de valores e do diálogo. Esse conceito é como o funcionário se sente no ambiente corporativo e como a instituição aplica os valores na rotina de trabalho.
As empresas que oferecem boas experiências aos colaboradores recebem retornos de muitas maneiras. Funcionários felizes produzem mais e melhor, além de permanecerem mais tempo na empresa, diminuindo os índices de rotatividade nas equipes.
Muitos gestores se perguntam por onde começar um trabalho de experiência do colaborador. Então, para quem quer começar a implementar essa cultura na empresa, a sugestão é que o departamento de recursos humanos pense nas perguntas abaixo para saber como direcionar os esforços:
- Utilidade: o que os colaboradores precisam para trabalhar? Eles possuem todas as ferramentas necessárias?
- Produtividade: o que os colaboradores precisam para trabalhar melhor e mais rápido? Quais pequenas melhorias podem fazer muita diferença na produtividade das equipes?
- Engajamento: como podemos deixar os colaboradores felizes e, assim, ter uma performance melhor?
- Experiência: como podemos criar uma empresa onde as pessoas queiram vir trabalhar, e não apenas precisem vir trabalhar?
Employee experience e employer branding estão interligados
Employer branding e employee experience estão interligados e são fundamentais em um bom ambiente de trabalho. Essa imagem positiva do empregador é uma estratégia que tem como intuito aperfeiçoar a retenção de talentos e atrair novos colaboradores.
A empresa, junto com employee experience e recursos humanos, traçam uma estratégia das ações que serão adotadas para fortalecer a imagem como um bom lugar para se trabalhar.
Dicas simples para aplicar o employee experience em sua empresa
Agora que você já sabe o que é employee experience e o conceito dele, confira algumas dicas para aplicá-lo em sua empresa. Assim, é possível melhorar o cotidiano dos colaboradores. Vem conferir.
Aposte em estratégias de motivação
Uma questão muito importante para começar a colocar em prática o employee experience é entender as necessidades dos colaboradores. Para isso, é importante fazer uma pesquisa e análise completa de todos. Depois, o setor de RH consegue traçar uma estratégia de acordo com os interesses de cada time.
Invista na cultura e no clima organizacional da empresa
Alguns pontos da cultura e do clima organizacional são muito importantes para criar o sentimento de engajamento dos colaboradores e, assim, melhorar a sua experiência na empresa. Alguns pontos, como autonomia, empatia e bom ambiente de trabalho podem ser abordados e aprimorados.
Pense na jornada do funcionário
Pelo desenho da jornada do funcionário, você consegue identificar os pontos que precisam ser melhorados e as possibilidades de aprimoramento. Isso porque esse é um exercício de mapeamento da rotina dele na instituição. Com isso, é possível reter talentos e melhorar a forma de atrair novos colaboradores.
Ofereça benefícios
Outra forma de incentivar a boa experiência dos funcionários é apostar em benefícios flexíveis. Além do vale-refeição, alimentação e transporte, é possível oferecer um vale-cultura, boas festas, auto (oferecendo manutenção automotiva e combustível), entre outros. Também é interessante proporcionar horários flexíveis e trabalhos remotos para melhorar a experiência dos colaboradores.
Incentive o desenvolvimento
O incentivo da liderança é outro ponto muito importante para colocar em prática o employee experience. Assim, as equipes conseguem adquirir mais confiança e autonomia ao longo do tempo, recebendo estímulo para crescimento profissional e pessoal.
Vem com a VR Benefícios para ajudar na satisfação dos seus colaboradores
Gostou de aprender um pouco sobre o que é employee experience e como trazer esse conceito para o dia a dia da sua empresa? Outro fator que colabora muito para experiência positiva de um funcionário é oferecer a ele um bom pacote de benefícios.
Conte com a VR Benefícios para proporcionar o que há de melhor aos colaboradores. Assim, você consegue cuidar da saúde e do bem-estar deles, proporcionando maior satisfação e mostrando que a empresa se importa. Venha conferir todos os produtos e serviços que oferecemos!