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reunião entre trabalhadores aplicando técnicas de onboarding
reunião entre trabalhadores aplicando técnicas de onboarding
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Onboarding: como integrar os novos funcionários da empresa?

Quando uma empresa contrata novos funcionários, é preciso ensinar as práticas corporativas, assim como integrá-los ao ambiente de trabalho. Para solucionar essas demandas, foram criadas as técnicas de onboarding, um processo de adequação de trabalhadores recém-contratados.

Os empregadores sempre buscam trabalhadores qualificados, mas a grande verdade é que ninguém está 100% preparado já na contratação. Cada empresa possui uma série de práticas que precisam ser ensinadas para a integração de funcionários e, assim, para a realização das tarefas com perfeição.

Quer saber o que é onboarding e como o processo ajuda novos contratados? A VR Benefícios preparou um texto completo sobre o assunto, com dicas de como implementar o onboarding e evidenciando quais são as vantagens para sua empresa!

O que é onboarding?

O termo onboarding pode ser traduzido do inglês como “embarcar”. É uma metáfora com o embarque de meios de transporte como trem e avião, que deve ser realizado nos passos corretos. Da mesma forma, a empresa deve instruir o funcionário para as melhores práticas.

O processo de onboarding difere de empresa para empresa, mas normalmente envolve etapas como treinamento, supervisão e integração. Quem organiza as ações, na maioria das vezes, é o setor de Recursos Humanos, porém as atividades podem ser executadas por outras áreas da empresa.

O onboarding possui um procedimento irmão: o offboarding, que é justamente a metodologia para humanizar o processo de desligamento do funcionário. Cada vez mais, o mundo empresarial preza práticas em prol da empatia e da maior integração do funcionário, seja na entrada ou na saída da empresa.

Como fazer o onboarding

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Agora que você já sabe o que é onboarding, vamos detalhar as estratégias para a integração de novos talentos nas empresas. Separamos cinco ações para desenvolver o processo da melhor maneira.

Clareza e preparação

O onboarding deve ser pensado antes mesmo da contratação, já nas entrevistas de emprego. O empregador precisa saber comunicar os valores e os métodos da empresa. Da mesma maneira, na hora da contratação, o profissional de RH mostra, com clareza, as atividades e os benefícios da empresa.

Receba bem o funcionário

A empresa deve receber os novos funcionários com atenção e integrá-los no ambiente de trabalho. Assim, o primeiro dia do trabalhador precisa ter um tour pela empresa e uma conversa amigável com veteranos. Também é excelente promover uma confraternização para celebrar as novas contratações.

Promova a integração entre os setores

Mesmo que o colaborador, aos poucos, integre-se e entenda o funcionamento da empresa, é possível acelerar esse processo desde o primeiro dia. Se o funcionário tem diálogos produtivos com seu setor e outras áreas da empresa, aprenderá a importância de sua função e como trabalhar em equipe.

Designe um funcionário para tutorar

Uma das melhores maneiras de promover o onboarding é designar um funcionário para ensinar os procedimentos da empresa nas primeiras semanas. Assim, o trabalhador tem uma pessoa para tirar todas as dúvidas, indicar os processos corretos e abrir diálogos na empresa.

Ofereça feedbacks

Os feedbacks são essenciais, principalmente nas primeiras semanas de trabalho. Só assim o funcionário entenderá seus acertos, seus erros e como se enquadrar no padrão de trabalho da empresa.

As vantagens do onboarding

Se as empresas seguirem as estratégias de onboarding, o ambiente de trabalho adquire inúmeros benefícios, desde o desenvolvimento de um bom clima organizacional até a valorização do colaborador. Veja as vantagens abaixo.

Retenção de talentos

O principal objetivo do onboarding é a retenção de talentos. O mundo do trabalho moderno valoriza o recrutamento e a manutenção dos melhores profissionais. Dessa maneira, promover uma chegada atenciosa, motivada e transparente é o primeiro passo para engajar o colaborador.

Outra boa maneira de atrair e reter colaboradores é oferecer benefícios como o vale-alimentação e o vale-combustível. O empregador deve conversar com o novo funcionário sobre quais benefícios são melhores para seu estilo de vida. Vantagens como essas fornecem estabilidade para os funcionários e motivação no dia a dia.

Promover uma cultura positiva na empresa

O processo de onboarding integra o funcionário na empresa de maneira harmônica. Ou seja, a pessoa é ensinada a trabalhar em equipe e a conhecer todos os setores da empresa. Dessa maneira, o clima organizacional é desenvolvido de maneira positiva, criando um ambiente de trabalho saudável.

Engajamento e diminuição de turnover

As estratégias de admissão de funcionários já trazem o engajamento do trabalhador em suas tarefas nos primeiros dias. Ao decorrer do tempo, essa motivação cresce ainda mais, evitando o turnover, a alta rotatividade de funcionários na empresa.

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Viu só como o onboarding é primordial para o funcionário se integrar à empresa desde o primeiro dia? Da mesma maneira, uma das melhores práticas empresariais para a retenção de talentos é oferecer benefícios, como vales e cartões corporativos.

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