PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

peças de xadrez representando o turnover nas empresas
peças de xadrez representando o turnover nas empresas
fade

Descubra o que é turnover e a importância para a sua empresa

Se você faz parte do time de Recursos Humanos da sua empresa, com certeza já ouviu falar sobre turnover. Porém, você sabe exatamente o que ele é e qual é a importância para as organizações?!

Para responder a essas e outras perguntas, a equipe do blog da VR Benefícios preparou este artigo com mais detalhes sobre o termo e a relevância no mundo corporativo. Confira a seguir!

O que é turnover?

Afinal, qual é o significado de turnover? De origem inglesa, o termo remete a conceitos como mudança, renovação ou reversão. Entretanto, nos negócios, ele é usado para indicar o índice de rotatividade dos empregados de uma organização.

Dessa forma, ele agrega tanto as entradas quanto as saídas de uma empresa, por demissões, trocas de emprego, motivos de saúde, entre outros. Para o RH, o turnover é importante para garantir que a capacidade de manter os empregados seja sempre atualizada de acordo com as exigências do mercado. 

Com tudo isso, o índice de turnover ajuda a balizar as ações de Recursos Humanos. Ele também pode indicar qualidade dos processos seletivos, capacidade de retenção de talentos e eficiência nos processos de admissão de funcionários.

Como calcular o índice de turnover de uma empresa?

É muito simples calcular o índice de turnover de uma empresa. Veja a fórmula básica para chegar ao percentual abaixo!

  • (número de demissões no mês + número de admissões no mês / número total de funcionários) x 100

Quais são as principais causas de um alto índice de turnover?

Normalmente, quando esse percentual atinge mais de 5%, é considerado um turnover alto. Apesar da rotatividade de funcionários ser algo comum em uma empresa, o aumento no índice pode indicar certos problemas na organização. Entre eles, estão:

  • baixa remuneração;
  • condições ruins de trabalho;
  • falta de incentivo ao treinamento e à capacitação;
  • falta de liderança, planejamento e controle de processos de produção;
  • problemas de relacionamento entre os funcionários e os líderes;
  • oferta e demanda de oportunidades de trabalho no mercado;
  • pouca valorização profissional.

Quais são as consequências para a empresa?

Por conta desses problemas, índice alto de turnover pode gerar certas consequências para a empresa, como, por exemplo, aumento de gastos com rescisões de contrato, alto custo com processos seletivos e, consequentemente, mais investimento em treinamento de pessoal novo. 

Além disso, com o turnover de funcionários, a organização perde capital intelectual, já que, com a saída de bons empregados, a empresa abre mão de conhecimentos e experiências. Com índice alto, também há queda nas vendas, declínio do networking e instabilidade do clima organizacional.

funcionário retirando suas coisas da empresa para representar o turnover

O que fazer para reduzir o índice de turnover?

O que fazer para reduzir o índice de turnover de uma empresa? O primeiro passo é fazer uma análise dos processos para reverter a situação. Veja quais ações são mais recomendadas para esse caso a seguir!

Investir em bons processos seletivos

Para empresas que desejam manter o índice de turnover abaixo de 5%, uma ótima estratégia é investir em bons processos seletivos. Com recrutamento e seleção eficientes, a rotatividade tende a cair, e a empresa retém bons talentos.

Para isso, a dica é buscar profissionais alinhados com a cultura e os valores da empresa, além de terem os conhecimentos e as habilidades exigidos para as vagas. Para encontrá-los, uma boa ideia é optar por uma triagem eficaz de currículos.

Desenvolver um plano de carreira

Outra forma de garantir o turnover ideal é desenvolver um plano de carreira na organização. Planejar os cargos e os salários de forma equilibrada ajuda a manter o equilíbrio entre o que é interessante para a empresa e as possibilidades de crescimento dos funcionários.

Como passam a enxergar as chances de desenvolvimento com transparência, os empregados sentem-se mais motivados a ficar na organização e oferecer o melhor que têm. O plano de carreira também é uma forma de valorizar os funcionários, incentivando-os a conquistar melhores resultados, ou seja, é bom para todos os lados.

Apostar em programas de treinamento

A capacitação técnica e comportamental é mais que necessária em qualquer empresa. Além de garantir que os empregados sintam-se valorizados e motivados, essa ação ajuda a melhorar os índices de produtividade e rentabilidade.

Criar uma cultura de feedback

Criar uma cultura de feedback também é uma boa maneira de melhorar o índice de turnover. Afinal, com bons feedbacks, os empregados compreendem melhor os papéis na organização e buscam se aprimorar nas funções.

Essa ação está diretamente relacionada aos líderes e à relação com os funcionários. Com isso, ela também ajuda a visualizar como andam os ânimos na instituição para a tomada de decisões. 

Fazer pesquisas e melhorar o clima organizacional

O clima organizacional tem um papel fundamental no sucesso de um negócio. Servindo como um indicador da qualidade de vida dos profissionais, ele identifica como a equipe está se sentindo e busca estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, o que ajuda a diminuir a rotatividade e aumentar a produtividade.  

Oferecer benefícios aos empregados

Bons salários são atraentes, mas, em um mercado cada vez mais competitivo, não são suficientes para manter um bom profissional em sua empresa. Dessa forma,  oferecer benefícios aos funcionários é uma ótima alternativa para fortalecer a relação entre empregado e empregador, além de diminuir o índice de turnover.

Atualmente, existem diferentes tipos de benefícios disponíveis no mercado, que contribuem para a qualidade de vida e a satisfação do colaborador. Aqui, na VR Benefícios, por exemplo, você encontra os clássicos produtos PAT, como VR Refeição e VR Alimentação, além de opções diferenciadas, como o VR Cultural e o VR Auto.

Continue acompanhando o Blog da VR!

Gostou do conteúdo e das dicas para diminuir o turnover de sua empresa? Então, aproveite o tempo livre para navegar pelo blog da VR e garantir ainda mais dicas para seu negócio!

Receba o conteúdo em primeira mão: