btn
planejamento de carreira
planejamento de carreira
fade

Planejamento de carreira: trace os seus próximos passos

O planejamento de carreira diferencia-se muito dependendo do objetivo do trabalhador. Os desafios entre profissionais autônomos são totalmente diferentes dos enfrentados pelos profissionais que buscam carreiras em empresas, por exemplo.

Quando o profissional pretende crescer em uma companhia, existe um planejamento já existente, o qual ele terá que seguir para chegar onde almeja. Já para os trabalhadores autônomos, esse processo se diferencia um pouco. Entenda melhor sobre isso.

Quais são os principais exemplos de planejamentos de carreira?

O planejamento de carreira empresarial varia de acordo com a companhia. Porém, de forma geral, até atingir um cargo de chefia, todo profissional deve contar com as orientações de um superior hierárquico, que vai indicar quais caminhos e atitudes são esperadas para continuar se desenvolvendo.

Já um profissional autônomo precisa ter uma visão mais atenta às inovações do mercado. Cursos para se aprimorar profissionalmente, estudar novos campos de atuação e fazer um planejamento de curto, médio e longo prazos devem estar sempre em vista por quem resolve seguir esse caminho.

Dicas de planejamentos de carreira

planejamento de carreira

Está em dúvida de como fazer o seu planejamento de carreira profissional? Neste artigo, a VR Benefícios te ajuda a entender como realizar o seu crescimento na área de vendas, além de planejar os próximos passos da sua carreira.

Estabelecendo metas

O planejamento de carreira fica muito mais simples ao saber para onde você está indo e onde quer chegar. Entre as tarefas essenciais para planejar os próximos passos da sua carreira, estabelecer metas é o principal deles.

Tire um tempo para refletir com calma sobre os seus objetivos e crie a disciplina de voltar ao planejamento inicial, checar quais metas foram alcançadas e quais precisam ser revistas. Para começar, estipule suas metas dividindo-as em três tipos.

Curto prazo

Com o planejamento de metas a curto prazo, pense nos próximos meses que vêm pela frente. Quais avanços você busca? Qual é a sua principal meta? Quais atitudes e atividades novas você vai implementar para alcançar os seus objetivos?

Médio prazo

Para o planejamento profissional de metas a médio prazo, tente refletir como você quer que a sua carreira seja daqui a alguns anos? Pretende abrir um pequeno escritório, mesmo que virtual, convidando pessoas próximas para montar uma estrutura de vendas conjuntamente, como as que você faz hoje?

Essa é uma maneira interessante de empreender com algo que você já tem conhecimento e pode usá-lo para treinar os seus futuros colaboradores.

Longo prazo

O estabelecimento de metas a longo prazo refere-se aos anseios em relação à carreira para dez ou mais anos à frente. Onde você deseja estar profissionalmente quando chegar a hora de pensar na aposentadoria? Sempre é bom criar mais de um cenário e reavaliar os caminhos tomados de tempos em tempos.

Invista em qualificação profissional

Uma etapa que aparece em diversos exemplos de plano de carreira é a qualificação profissional. O aperfeiçoamento não pode faltar no seu planejamento. Há diversas formas de se manter ativo no quesito educacional por uma graduação, uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado.

Além do conhecimento conquistado, isso ajuda consideravelmente no currículo e na criação de um network (rede de contatos profissionais) ainda maior. Porém, os formatos de qualificação mencionados acima são as únicas boas opções. Os cursos livres e os workshops também podem ser ótimas oportunidades.

Seja seu próprio técnico

No livro Planejando carreiras: estratégias para o mundo do trabalho, a autora Sanmya Tajra dá a seguinte dica: “estabeleça suas regras, tenha disciplina, aponte os resultados, vibre com suas conquistas, seja tolerante consigo e com os outros, além de ficar atento aos detalhes do que ocorre ao seu redor”.

Ela complementa: “pontue e anote todas as suas conquistas, desde as pequenas vitórias diárias até os sonhos realizados: isso traz motivação e vontade de ir além”. Você pode conferir o trecho e outras dicas essenciais para o seu plano de carreira pessoal na página 110.

Blog da VR: confira mais dicas de planejamento!

O que achou das nossas dicas de planejamento de carreira? Esperamos que elas te ajudem a traçar os planos certeiros para o seu futuro. Visitando o blog da VR Benefícios, você encontra outras dicas essenciais para cada momento da sua carreira.

Caso esteja buscando um planejamento de carreira autônoma e precise analisar os melhores benefícios para oferecer aos seus parceiros, que tal conferir os cartões de Vale-Refeição e Vale-Alimentação da VR? Eles proporcionam melhor qualidade de vida e trabalho para os colaboradores.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!