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Público-alvo: ferramentas dentro das redes sociais te ajudam a identificá-lo

Com certeza você já sabe que tipo de público frequenta o seu estabelecimento. Já sabe quais são suas preferências, necessidades, o que procuram e o que não gostam. Mas, quando o assunto é saber sobre sua audiência nas redes sociais, o assunto pode mudar um pouco. Hoje, com o avanço da tecnologia e o uso em massa de aplicativos e plataformas digitais para compras online, há algumas maneiras de identificar seu público-alvo nas redes sociais de forma mais assertiva e direta.

Redes como o Instagram já têm seus próprios mecanismos para melhorar a entrega de conteúdos e te ajudar nessa jornada das vendas online. Por isso, nasceu o Instagram Business, uma versão desenvolvida com funcionalidades que ajudam empresas e divulgar seus produtos e serviços.

Além das ferramentas básicas de publicação de fotos e vídeos, este desdobramento traz informações importantes das pessoas que estão ali, interagindo com você ou com o seu ramo de mercado de alguma maneira.

Continue a leitura para saber de que forma você pode usufruir do Instagram para melhorar sua comunicação.

Responder à pergunta “como identificar seu público-alvo nas redes sociais” depende de testes e acompanhamentos importantes

Neste artigo é possível conferir algumas dicas de como aumentar seu número de seguidores e melhorar o engajamento do seu perfil. Mas, mais do que isso, conversar de forma assertiva é imprescindível para melhorar estes indicadores.

O Instagram Business possui 2 funcionalidades importantes para a navegação dos gerentes das contas e donos de estabelecimento. São elas: Insights e Ver Insgihts. Cada uma delas traz pontos que indicam se seu conteúdo está performando bem e, consequentemente, permite entender se há aceitação dele, se as pessoas gostam disso ou se é hora de rever o planejamento de conteúdo.

Começando pelos insights: Nesta seção a ferramenta compartilha com você dados de crescimento da conta. É possível conferir, por exemplo, a porcentagem de contas que você alcançou nos últimos dias (é possível mexer no período, escolhendo datas específicas).

Além disso,  a quantidade de interações com o conteúdo também fica visível neste ponto, tornando-se um termômetro que comprova se o que você compartilha é interessante ou não.

Há também um outro ponto de relevância para te ajudar a entender como identificar seu público-alvo nas redes sociais. O tópico seu público é o dono dos “ovos de ouro” na plataforma.

Aqui encontram-se números como aumento de seguidores, gráfico de crescimento geral nos últimos dias, localização da sua audiência, faixa etária, gênero e quais são os melhores horários para publicar.

Ler tudo com frequência e conseguir entender esses dados fará a diferença na sua estratégia de criação de conteúdo. Se notar que os indicadores estão caindo ou já em estado crítico, repense sua forma de se comunicar e faça testes postando em horários diferentes, em outros formatos como stories e reels (e não apenas fotos) e compartilhe novos conteúdos.

Atenção: métrica de salvamentos é termômetro quente e precisa ser acompanhado

Por fim, para saber se suas publicações foram salvas (funcionalidade do botão ver insights), basta abrir qualquer publicação e clicar neste item. Então, é possível conferir, além do número de curtidas, o total de comentários, compartilhamentos e número de salvamentos. Este último tem sido uma métrica importante porque significa que as pessoas desejam ver novamente esta postagem.

Para conhecer outras técnicas de como identificar seu público-alvo nas redes sociais e formas de melhorar sua comunicação digital, navegue no blog VR.  

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