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Descubra as 5 tecnologias principais usadas em supermercados
Descubra as 5 tecnologias principais usadas em supermercados
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Descubra as 5 tecnologias principais usadas em supermercados

A Indústria 4.0 se caracteriza pela acelerada evolução tecnológica nos mais diversos setores da economia. Por isso, conhecer as tecnologias usadas em supermercados é fundamental para não ficar para trás na corrida por espaço e atenção dos consumidores. 

O Relatório de Tendências Tecnológicas 2023 (Tech Trends), elaborado pelo Future Today Institute, aconselha as empresas a se prepararem para as possíveis oportunidades que as mais diversas tecnologias podem oferecer aos negócios nos próximos anos.
Isso é possível quando as ferramentas são utilizadas da forma correta, de modo a gerar uma melhor experiência para os clientes e, por consequência, mais sucesso para o empreendimento. 

Neste artigo, abordamos sobre a importância das tecnologias usadas em supermercados, as tendências do setor e mais 5 possibilidades de implementação que estão em alta. Continue lendo e veja como aprimorar os serviços no seu estabelecimento! 

Tecnologias usadas em supermercados

Já imaginou como será um supermercado do futuro? Para além da mera ficção científica, muitas tecnologias estão sendo incorporadas para trazer facilidade e modernidade para o varejo. O comportamento do consumidor, já acostumado à digitalidade, é também fator crucial na transformação do comércio varejista. 

Com agilidade na escolha de produtos e meios de pagamento otimizados, os clientes não perdem tempo, mas também não deixam de comprar o que precisam. Sem contar que as compras virtuais estão cada vez mais comuns, e muitos supermercados oferecem essa alternativa, tanto para entrega quanto para retirada em loja. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company, 76% dos brasileiros passaram a fazer compras de supermercado online durante a pandemia. Desses, 54% revelaram que foi a primeira experiência na compra de alimentos via e-commerce, uma mudança de hábito que tende a se manter no contexto pós-pandêmico.

A proposta omnichannel, isto é, estar presente com opção de venda em diferentes canais, se consolida e abrange o setor de alimentos, levando os supermercados para novas plataformas, como e-commerce, sites, aplicativos e chats. 

Os recursos tecnológicos em supermercados criam novas demandas ajustadas aos hábitos dos consumidores. De médio a longo prazo, os ganhos serão percebidos a partir das melhorias implementadas, uma vez que o estabelecimento conseguirá atender às exigências dos clientes. 

Tendências no setor

Promover a fusão de lojas físicas e virtuais é uma das principais tendências do setor de varejo, sobretudo no ramo alimentício. Os supermercados estão aproveitando as tecnologias disponíveis para reestruturar suas operações e atender também de maneira online, o que significa conforto e comodidade para os consumidores. 

Além da qualidade dos produtos, o foco está em oferecer uma experiência cada vez melhor de compras. A pandemia acelerou muitas medidas que eram esperadas para os próximos anos e, segundo o Relatório Tech Trends, aplicações como Inteligência Artificial (IA), Web3, Metaverso e o recente ChatGPT estarão ainda mais presentes no ambiente corporativo. 

Nem todas serão aplicáveis diretamente nos supermercados, porém devem contribuir para o desenvolvimento de soluções. A IA, por exemplo, já é amplamente usada na comunicação virtual, com interações de bot e menus inteligentes, o que veremos no próximo tópico. 

Os estabelecimentos comerciais terão que se adequar, investindo em um mínimo de tecnologia para sobreviver no mercado. É importante atentar para o que vem e se preparar e conseguir adaptar suas operações dentro de uma estrutura mais digital e aumentar as chances de vendas.   

Descubra as 5 tecnologias principais usadas em supermercados

5 tecnologias do supermercado do futuro 

A digitalização é um caminho sem volta, tanto para os consumidores quanto para as empresas. A presença digital se fortalece com o uso de smartphones e tecnologias personalizadas na comunicação virtual em diversas instâncias. 

Nesse contexto, apresentamos 5 das principais tecnologias do setor do varejo em supermercados: 

1. Ferramentas de gestão de estoque 

O estoque é uma das áreas críticas do varejo. Afinal, para ter sucesso nas vendas, é preciso garantir a disponibilidade e variedade de produtos. Ter ferramentas de otimização de gestão e controle do estoque reduz os erros e os riscos, além de permitir a reposição em tempo hábil. 

Com o uso de sensores, leitores de códigos e sistema de gerenciamento, é mais fácil cuidar do estoque. Além disso, a garantia de encontrar os produtos desejados no supermercado é motivo de preferência e fidelização de clientes. 

2. Interação com o cliente 

O comportamento do consumidor, independentemente do canal — seja no site, no aplicativo ou nas redes sociais —, diz muito sobre seus desejos, necessidades e urgências.

Essas informações são valiosas para ajudar na criação de estratégias de comunicação personalizada, além de ofertas e cupons direcionados.

Ao captar dados de compra de fraldas, por exemplo, é possível oferecer descontos em outros produtos relacionados aos cuidados do bebê, aumentando as chances de compra. 

Através do armazenamento de dados — o quê, quando e com qual frequência são feitas as compras, é possível gerar insights importantes na relação com o público-alvo. 

3. Estratégias de vendas 

A tecnologia pode também contribuir nas estratégias de vendas com a ajuda dos apps e chats, por exemplo. Grupos como Pão de Açúcar, Extra e Carrefour já fazem uso dessas estratégias, criando ofertas geolocalizadas com base no histórico de pesquisa e compras — descontos personalizados considerando o perfil e o comportamento de cada cliente. 

As ofertas online deram abertura para novos formatos de vendas e interação, trazendo comodidade para o consumidor. Com isso, antes de sair de casa, ele consegue fazer pesquisas, identificar onde estão os produtos que precisa e até mesmo comparar preços. 

4. Meios de pagamento 

A automação não é uma novidade nos supermercados, considerando que já existe o sistema de self-checkout. O serviço permite ao cliente autonomia no pagamento das compras, sem precisar passar pelo caixa — a leitura do código de barras na máquina específica computa e soma o valor a ser pago. 

Com o avanço tecnológico, novos meios de pagamento foram adicionados, como os QR Codes, PIX e cartão por aproximação. A boa notícia é que essas facilidades favorecem estabelecimentos que aceitam o vale-alimentação, já que é possível escolher esses meios para efetuar o pagamento das compras com o benefício. 

5. Multicanalidade 

A cultura omnichannel (ou multicanalidade) de se fazer presente em diferentes canais de vendas colocou os supermercados na categoria e-commerce. Agora, o comércio varejista de alimentos amplia suas possibilidades de vendas ao atender na loja física e na loja online. 

Dessa forma, o consumidor pode consultar o que é mais vantajoso, entre sair para comprar e fazer o pedido pela internet, em um mesmo estabelecimento. Além de garantir a presença online, uma obrigatoriedade do mundo moderno, ser multicanal contribui para fortalecer as ações de branding

Essas são apenas algumas das tecnologias usadas em supermercados que agregam valor e influenciam o resultado das vendas. Investir em inovação para modernizar as operações do varejo de alimentos é dar um passo à frente e fazer da jornada de compra dos clientes uma experiência única e diferenciada. Se você gostou deste post e deseja expandir suas possibilidades de vendas com o aceite dos cartões VR, credencie o seu estabelecimento!

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