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Afinal, os meios de pagamentos melhoram a experiência do cliente?
Afinal, os meios de pagamentos melhoram a experiência do cliente?
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Afinal, os meios de pagamentos melhoram a experiência do cliente?

Em nosso dia a dia, são tantos meios de pagamentos utilizados que já os naturalizamos em nossa prática de compra. Cartão de crédito, débito, PIX, dinheiro e vale-refeição! Assim, é possível se perder dentre as opções sem saber qual é a mais adequada. 

Além disso, é preciso ressaltar que oferecer diferentes meios de pagamento pode ser o caminho para aumentar a receita para seu negócio. 

Logo, para explorar as possibilidades que o mercado oferece, mapeamos o histórico desses meios e suas tendências para esse ano. 

Conheça neste artigo os principais meios de pagamentos no país, seus prós e contras, seu histórico e por que aderi-los ao seu negócio. 

O que são meios de pagamentos?

O que são meios de pagamentos?

Os meios de pagamentos são as alternativas utilizadas para efetuar o pagamento de uma compra, seja ela em uma loja on-line ou física. 

Assim, no Brasil, os mais comuns são a transferência digital do Pix, cédulas de dinheiro, cartão de crédito, débito, boleto e transferência bancária. 

No geral, quando a compra é feita de forma on-line, os meios instantâneos, como PIX ou boleto são mais utilizados.

Além da agilidade, eles deixam o cliente mais satisfeito e seguro acerca de sua cobrança e do compartilhamento de informações sensíveis, como dados bancários. Nesse sentido, durante a pandemia, os pagamentos digitais foram aliados tanto das empresas como dos consumidores. Mas nem sempre foi assim. 

Histórico de meios de pagamento

No início da civilização, os pagamentos eram feitos por trocas, sejam elas de alimentos ou animais para o pagamento de serviços. Tal prática, chamada de escambo, durou de 10.000 a.C até 1.000 a.C. Com o tempo, substituiu-se as trocas por moedas de metal – que no futuro tornaram-se as notas de papel.

Depois, ao mesmo tempo que as cédulas eram usadas, os bancos começaram a emitir os cheques, possibilitando o parcelamento das compras. Com a evolução da tecnologia, surgiram o cartão magnético e as transações eletrônicas, a partir da Diners Club em 1950. 

Com o advento da internet, a tecnologia usada em cartões não parou de evoluir , juntamente com desdobramentos como o internet baking e os aplicativos bancários. 


Mas, devido à pandemia, essas possibilidades se tornaram a regra. Os pagamentos instantâneos e open banking – a partir de dados e sem contato – foram acelerados. 

Assim, o pagamento por QR Code e as contas digitais passaram a fazer parte do nosso cotidiano, aumentando a comodidade. 

Meios de pagamentos em alta

Meios de pagamentos em alta

Apesar de inúmeras opções, alguns meios de pagamentos são mais utilizados do que outros, devido à rotina de compra dos brasileiros. De acordo com um recente estudo da DockTech, os principais meios de pagamentos utilizados no Brasil são:

Principais meios de pagamentos no PDV no Brasil

  • Dinheiro: 35%
  • Cartão de crédito: 34%
  • Cartão de débito: 20%
  • Carteiras digitais: 8%
  • Financiamento no PDV: 4%

Principais meios de pagamentos no e-commerce no Brasil

  • Cartão de crédito: 43%
  • Carteiras digitais: 17%
  • Cartão de débito: 13%
  • Transferência bancária: 8%
  • Cartão pós-pago: 12%

*Fonte: Meios de pagamento: o que são, quais os tipos e as oportunidades de mercado na América Latina. Dock Tech, maio de 2022.

Logo, o ideal é verificar qual deles é mais utilizado pela sua clientela para adotar o maior número, democratizando o acesso. Listamos os principais deles para você conhecer os detalhes, prós e contras. 

1 – Cartão de crédito ou débito

Com diversas bandeiras, cores, chip ou contactless, os cartões já são grandes conhecidos do público. Assim, seu uso é versátil e permite o parcelamento no crédito. Recentemente, os cartões evoluíram e hoje permitem não só pagamento por chip e maquininhas, mas cobranças direto pelo smartphone. 

Porém, às vezes, as taxas operacionais para ter uma máquina que os aceitem podem ser pouco atrativas para estabelecimentos. Além disso, devido à sua rápida aprovação, as fraudes podem acontecer e comprometer o limite, além de gerar dor de cabeça para estornos e reembolsos. 

2 – PIX

Simples e inovador, o PIX viu sua adesão aumentar significativamente durante a pandemia. Como resultado, tornou-se o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, devido à sua agilidade, ausência de burocracia e inclusão.

Ao contrário de boletos ou cheques, o pagamento é aprovado no momento em que a transação é feita, não importa o dia ou horário. Para utilizá-lo, é preciso uma chave cadastrada no aplicativo correspondente ao seu banco, sendo ela e-mail, CPF, CNPJ ou código aleatório.

O pix ainda permite a leitura de QR code, link de pagamento e função “copia e cola”.

3 – Transferência Bancária

A princípio, as transferências só podiam ser feitas por TED e DOC, que demandam dados bancários e tempo de processamento. Agora, elas são no mesmo dia ou com agendamento, mas ainda têm limitação de valor e horário de processamento.

Vale ressaltar que essa transação possui taxas agregadas, que são adicionadas ao valor transferido ou debitadas em conta. 

4 – Boleto

Apesar dos meios on-line, o boleto bancário ainda é um dos meios de pagamentos mais utilizados, devido à sua acessibilidade. Nesse sentido, o cliente não precisa ter conta para pagá-lo, podendo fazê-lo em lotéricas, caixas eletrônicos, agências ou por aplicativo. 

Embora seja prático, seu tempo de aprovação e processamento do valor ainda é lento, sendo de até três dias. Por isso, ao adotar essa opção, os estabelecimentos têm que se atentar aos prazos para fazer uma boa gestão. Além disso, em alguns casos são cobradas taxas de emissão ou juros por atraso, exigindo maior atenção e planejamento financeiro. 

5 – Cartão de benefícios

Os cartões de benefícios, como VR, são uma forma de pagamento oferecida aos profissionais pelas empresas. Trata-se de um cartão pré-pago que permite o acompanhamento dos gastos por aplicativo e uso personalizado. 

Por ser aceito em diversos estabelecimentos, ele propicia maior liberdade de compra e autonomia, pois o colaborador escolhe onde usá-lo. Além disso, dependendo do estabelecimento, eles podem oferecer descontos significativos, como em farmácias, clínicas médicas parceiras ou aplicativos de supermercado.

Por que diversificar os meios de pagamentos? 

Oferecer diversos tipos de pagamentos é imprescindível, pois auxilia no aumento das vendas, promove acessibilidade financeira e fortalece a satisfação dos clientes.
Nesse sentido, quanto maior a variedade dos meios de pagamentos, melhor será a experiência de compra e menor será o volume de desistências.

Além disso, as soluções simplificadas como pagamento rápido são mais seguras e garantem tranquilidade no fluxo financeiro. Logo, tudo isso contribui para uma melhor gestão de caixa, aumento da margem de lucro e sucesso do seu negócio. 

Por fim, no caso de e-commerces, é preciso ficar atento às novas formas de pagamento emergentes. Nesse sentido, o Buy Now, Pay Later, carteiras digitais e criptomoedas devem fazer parte da realidade dos estabelecimentos em um futuro próximo. 

Diversifique seus pagamentos com a VR!

Você não precisa ficar em dúvida se vale a pena aceitar vale-refeição no seu estabelecimento. Nesse sentido, a VR oferece fácil adesão, segurança para os estabelecimentos credenciados, ampla aceitação em maquininhas e agilidade no atendimento.

Logo, tudo isso reflete no aumento das vendas, fortalece parceria com outras empresas e gera fidelização do público. Além disso, permite maior controle e gestão das suas finanças, seja por acompanhamento on-line ou pela emissão de relatórios. 
Então, conheça as formas de pagamento VR, simule e leve mais oportunidades para o seu negócio!

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