btn
mulher usando maquininha para passar compras depois de checar as bandeiras de cartão
mulher usando maquininha para passar compras depois de checar as bandeiras de cartão
fade

Descubra o que são bandeiras de cartão e as principais opções

Na hora de passar o cartão de crédito ou o vale-alimentação, é muito comum a pergunta se o estabelecimento aceita essa ou aquela bandeira. Afinal, o que são as bandeiras de cartão e como elas funcionam?

As bandeiras têm funções diferentes das operadoras e serviços de cartões. Porém, na correria do dia a dia, todos esses elementos se confundem, e só lembramos das bandeiras no momento de perguntar sobre a compatibilidade com a maquininha.

Sabendo dessas dúvidas recorrentes, a VR preparou um artigo para você entender o que são as bandeiras de cartão, se vale-alimentação tem bandeira, além de lhe informar sobre as principais referências do mercado brasileiro. Veja mais!

O que é bandeira de cartão

Bandeiras de cartão funcionam como intermediário entre pessoa, estabelecimento e serviço do cartão. Ou seja, a bandeira é a responsável por todas as transações envolvendo o cartão.

Para ilustrar, pense em um cartão de crédito. No momento da compra, a marca da bandeira vai comunicar ao banco o valor da transação e quantas parcelas foram solicitadas. A instituição financeira pode autorizar ou não a movimentação, e essa informação será retornada para a maquininha.

Assim é o funcionamento básico das bandeiras. Elas também podem resguardar a pessoa de enganos, roubos e fraudes — ao bloquearem o cartão caso um mesmo valor seja passado várias vezes —, estabelecer um limite de compras e identificar se a compra é nacional ou internacional.

Vale-alimentação e refeição têm bandeiras?

As bandeiras estão muito vinculadas popularmente aos modelos de cartão de crédito e débito. Contudo, essas não são as únicas aplicações das bandeiras. Os cartões de benefícios oferecidos aos trabalhadores de empresas são outro serviço importante de que as bandeiras fazem parte.

Dessa forma, os tradicionais cartões de vale-alimentação e vale-refeição, por exemplo, possuem bandeira. Elas podem ser tanto da própria empresa operadora do serviço quanto de terceiros.

Além disso, há uma série de benefícios trabalhistas que podem ser utilizados em cartões com bandeira. É o caso do vale-transporte, do vale-cultura e do vale-combustível.

homem checando qual a opção entre as bandeiras de cartão de seu vale-alimentação

Exemplos de bandeiras de cartão

Agora que você entendeu o que são as bandeiras de cartão, vamos ver, na prática, exemplos de bandeiras aplicadas a diferentes estilos de serviços. Confira algumas das principais marcas.

VR

Todos os cartões da VR, líder no mercado de cartão benefício, têm bandeira própria. Assim, serviços como o VR Alimentação, VR Refeição e VR Auto funcionam com a bandeira da empresa, especializada nos benefícios trabalhistas. 

Não à toa, desde 2013, a VR é a bandeira dos vale-alimentação e refeição da Caixa Econômica Federal. Em 2021, a instituição financeira anunciou mais um passo da parceria com a VR e com a FLEETCOR, criando a CAIXA Pré-Pagos, para oferecer cartões pré-pagos aos mais de 146 milhões de clientes.

Mastercard

A bandeira Mastercard é a mais difundida no mundo e no Brasil. Ao todo, são 700 milhões de cartões em 210 países e territórios de atuação, tornando a empresa uma gigante do ramo.

Criada em 1966, nos Estados Unidos, a Mastercard tem mais de 25 milhões de membros no plano tradicional, Cirrus e Maestro, sendo um cartão excelente para viajar a diferentes regiões do mundo.

Elo

A bandeira Elo é uma iniciativa brasileira que já tem uma grande inserção no mercado nacional e internacional. Lançada comercialmente em 2011, a Elo tem mais de 140 milhões de cartões emitidos em 200 territórios e países.

O cartão possui diversas opções de personalização dependendo da demanda do cliente, podendo ser aceita até internacionalmente. Os planos permitem escolher entre uma lista de benefícios e bônus.

Visa

A bandeira Visa também é uma das mais tradicionais do setor. Fundada em 1958, nos EUA, a Visa já emitiu mais de 1 bilhão de cartões e está em mais de 200 países, sendo uma ótima opção para transações internacionais.

No Brasil, a Visa tem o programa Vai de Visa, que fornece descontos em lojas, assinaturas e planos. Não à toa, é uma das bandeiras mais populares entre os clientes e os lojistas brasileiros.

American Express

A American Express é uma das empresas mais antigas do ramo financeiro, fundada em 1850, nos EUA. Os cartões com essa bandeira precisam de confirmação de uma renda mínima maior que os demais da lista e são destinados a gastos grandes.

Também conhecida como AMEX, a American Express tem três planos para perfis diferentes: cartões pessoais, corporativos e business, os dois últimos muito utilizados em empresas do mercado financeiro.

A VR é a melhor opção para seu negócio

Você já conheceu a VR como uma das bandeiras de cartão, mas que tal descobrir todos os serviços da empresa? A VR é referência no mercado de cartões de benefícios, há mais de quatro décadas com os trabalhadores brasileiros e aceitos em mais de 500 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

Nossos serviços VR Alimentação e VR Refeição atendem ao PAT e aos acordos sindicais, sendo seguro e prático para as empresas, que ainda têm uma plataforma de gestão completa. Os funcionários também possuem um aplicativo em que podem conferir todas as movimentações na conta e rede de cobertura.

Se você é comerciante ou prestador de serviço, é fundamental ampliar seus métodos de pagamento com os serviços da VR. Para fazer isso, é simples: basta credenciar seu negócio no site “Aceita VR” e aproveitar muitas oportunidades de negócio!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!