btn
vale-refeição é obrigatório
vale-refeição é obrigatório
fade

O vale-refeição é obrigatório? Saiba tudo sobre o benefício

Os benefícios corporativos, como o vale-alimentação, são essenciais para atrair talentos e motivar colaboradores. Porém, ainda há muitas dúvidas quanto a eles. Uma das mais ouvidas é: o vale-refeição é obrigatório?

Há décadas, o vale-refeição e o vale-alimentação participam da vida do trabalhador brasileiro, proporcionando uma saúde alimentar de qualidade. Porém, não é todo mundo que conhece as regras e as leis que regem esses auxílios corporativos.

Quer saber mais sobre os benefícios? Continue lendo para entender se o vale-refeição é obrigatório e como implementá-lo no seu negócio. Você também vai entender as vantagens para o empregador e os funcionários.

Vale-refeição é obrigatório?

Afinal, o vale-refeição é obrigatório? A resposta é não. O benefício é facultativo, mas as empresas oferecem o serviço por dois principais motivos: valorizar os trabalhadores e receber os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

O PAT é um programa do Ministério do Trabalho para melhorar a saúde dos trabalhadores. Ao aderir a uma das categorias de alimentação, como vales, a empresa tem uma dedução de 4% do Imposto de Renda. O empregador pode descontar até 20% do valor do benefício no salário do funcionário.

Também há os casos nos quais o vale-refeição é estabelecido como obrigatório a partir de convenção da categoria profissional. Nessa situação, ele é um direito do funcionário e integra os cálculos de descontos obrigatórios, como FGTS, INSS e 13º salário.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Ressaltamos que essas regras valem para o vale-alimentação, inclusive quando o auxílio-alimentação é obrigatório. A diferença está nas aplicações: o vale-refeição corresponde a alimentos prontos para consumo, feitos em restaurantes, por exemplo, enquanto o vale-alimentação representa produtos que necessitam de preparo, adquiridos em um mercado.

Como implementar o vale-refeição?

Agora que você já sabe quando o vale-refeição é obrigatório, entenda como implementar o benefício na sua empresa. O primeiro passo é certificar-se das convenções profissionais do seu negócio e credenciar-se no PAT.

Também realize pesquisas para saber qual é o valor do vale-refeição no mercado de trabalho. Vale lembrar que cada cidade tem um custo de alimentação. Então, todas as variáveis devem ser pensadas no cálculo.

O próximo passo é contratar uma empresa que ofereça serviços de vale. Uma opção é a VR, que possui cartões corporativos, como o VR Refeição.

Certifique-se de que a prestadora de serviços responde a todas as regras do PAT. A empresa contratante vai saber calcular o investimento nos benefícios e a isenção de impostos em proporção ao número de funcionários.

O último passo nesse processo é saber comunicar e oferecer os benefícios corporativos aos trabalhadores. Uma ação importante é divulgar o benefício nas vagas de emprego, pois há maiores chances de atrair talentos.

Escolha a empresa fornecedora de cartões corporativos

vale-refeição é obrigatório

Um dos pontos mais importantes na hora de implementar o vale-refeição na sua empresa é escolher a operadora de cartões corporativos. É importante certificar-se do tempo da companhia no mercado, a área de cobertura e as vantagens dos planos.

O benefício da VR inclui funcionalidades úteis tanto para empregadores quanto para funcionários. Isso porque oferecemos plataformas para as empresas, onde é possível ter controle dos investimentos em vales. Os funcionários contam com aplicativos para consultar saldos e movimentos financeiros.

De qualquer forma, o essencial é observar se as prestadoras de serviço estão seguindo todas as regras da lei para os benefícios específicos e o cartão é aceito em diversos estabelecimentos na região.

Vantagens do vale-refeição

Já discutimos as situações em que o vale-refeição é obrigatório. Porém, há uma característica que justifica a implementação do cartão corporativo nos negócios: os benefícios ao trabalhador e ao ambiente de trabalho. Configura alguns deles.

Retenção de talentos

Ao oferecer benefícios, as empresas atraem profissionais qualificados e mantêm talentos no ambiente de trabalho. No atual mercado competitivo, atrair os melhores colaboradores é primordial para o sucesso a longo prazo, assim como a redução da taxa de turnover, a rotatividade de funcionários.

Economia das empresas

Quando as empresas implementam o vale-refeição, há um ganho mútuo: além das vantagens aos colaboradores, os negócios também têm dedução de 4% no Imposto de Renda.

Clima organizacional

O ambiente de trabalho é melhorado quando há um programa de benefícios e incentivos aos trabalhadores. Isso porque os funcionários se sentem valorizados e desenvolvem sentimento de pertencimento, criando um clima organizacional positivo.

A VR oferece um serviço seguro, eficiente e inovador

Há mais de quatro décadas, a VR oferece cartões corporativos a milhões de brasileiros. Sabemos a importância de benefícios para as empresas, mesmo que o vale-refeição seja obrigatório apenas mediante convenções. Certificamos que seu negócio siga todas as diretrizes da lei e apresentamos um serviço eficiente.

Nossos cartões VR Alimentação e VR Refeição são aceitos em todo o Brasil e possuem um aplicativo onde você confere todas as informações sobre os benefícios. Também temos o serviço VR + VA, em que o colaborador pode optar pelas duas alternativas de alimentação na hora da compra.

Viu só como a VR tem as melhores soluções para sua empresa? Então, conheça todas as vantagens do VR Refeição e peça uma proposta. Sempre prezamos pela segurança, pela inovação e pela qualidade.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!