Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), quatro em cada cinco processos trabalhistas referem-se a problemas com pagamento de horas extras
A biometria facial tem sido amplamente adotada como uma solução eficaz para evitar fraudes na marcação de ponto em empresas. Esse método oferece maior segurança e precisão em comparação aos sistemas tradicionais, como cartões de ponto ou senhas, que podem ser manipulados.
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), um dos temas mais recorrentes em processos trabalhistas foi o pagamento incorreto ou o não pagamento de horas extras aos trabalhadores. Ao todo, foram acumuladas cerca de 348 mil ações sobre o tema, no último relatório do TST.
A CLT determina que empresas com mais de 20 funcionários com carteira assinada mantenham um registro dos horários de entrada e saída dos empregados, além dos intervalos para repouso e alimentação. O sistema biométrico para controle de ponto permite que as empresas cumpram as exigências legais e em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
“Entre as vantagens da biometria estão a segurança, já que as características físicas como impressões digitais e reconhecimento facial são específicas para cada indivíduo, melhorando sua experiência e evitando fraudes. Gera, ainda, processos de autenticação mais rápidos e eficientes, já que os dados e as fotos ficam armazenados em nuvem. E, por fim, mitiga o risco de falsificação ou roubo de senhas, já que o trabalhador não precisa lembrar de sequências de números e combinações”, explica Priscila Abondanza, diretora executiva PF da VR.
Para o usuário, o processo de registro de ponto é muito fácil: basta estar logado e ativar a geolocalização no SuperApp, aplicativo da VR que integra e digitaliza toda a jornada do trabalhador. Depois, é só escolher o formato de sua preferência, que pode ser: WhatsApp, QRCode, Ponto Offline, onde o trabalhador faz o registro de ponto, mesmo quando não há conexão com a internet e depois ele sincroniza com o sistema, entre outros. A marcação de ponto por reconhecimento facial utiliza a biometria da face, identificada através da câmera do dispositivo.
“A solução privilegia, ainda, pequenas e médias empresas, que têm mais dificuldades de agregar ferramentas inovadoras para controle de ponto, por conta dos custos do serviço e necessidade de contratação de softwares adicionais e equipamentos que oneram o orçamento”, completa Priscila.
A solução da VR representa, ainda, ganho de tempo para o RH, diminuindo tarefas manuais e burocráticas. É possível produzir mais de 25 relatórios, de escalas de trabalho, folgas e férias, atestados digitalizados, além da integração com outros benefícios.