btn
VR_capa_blog_artigo_cardapio_primavera_verao_capa_02
VR_capa_blog_artigo_cardapio_primavera_verao_capa_02
fade

Cardápio de primavera/verão: ingredientes para agregar nas receitas dos dias mais quente

Você sabia que a sazonalidade dos produtos é uma aliada e tanto na hora de reciclar o seu menu? Pensando na estação que vai colorir os próximos meses, separamos algumas dicas para o seu cardápio de primavera/verão que vai refrescar o paladar dos seus clientes nos dias de calor.

Por estarmos saindo da estação mais fria, que é o inverno, já na primavera notamos uma alta nas temperaturas e, consequentemente, nosso corpo também sente essa mudança. Por isso, investir em alimentos que transmitem frescor e leveza é uma ótima alternativa para acompanhar este momento.

Afinal, quais ingredientes agregar no cardápio de primavera/verão?

“A primavera é uma estação festiva, colorida e rica em ingredientes. Nela, encontramos muitas frutas aromáticas e doces, muitas verduras tenras e legumes diferenciados. Com isso, é possível variar o cardápio, aproveitando o preço e a qualidade dos produtos, e manter a alimentação equilibrada durante essa época do ano”. Essa é a dica de Zenir Dalla Costa e Cláudia Moraes, autoras de “Cozinhando com economia: cardápios, receitas e listas de compras para as quatro estações” (Editora Senac).

Além disso, elas também alertam para a importância de fazer refeições coloridas e variadas. Portanto, para seguir as diretrizes, fique de olho nos ingredientes que você deve acrescentar ao seu cardápio de primavera/verão, começando pela laranja. O Brasil é um dos maiores produtores do mundo desse fruto. Sua acidez e dulçor equilibrados levam mais sabor para as receitas.

Sendo assim, você pode apostar em bolos, compotas e geleias com a polpa. Mas, molhos e marinadas podem transformar aquele prato de carne ou peixe em algo super criativo! Aposte.

Por outro lado, a mandioca surge como produto forte e de destaque para compor opções salgadas do seu cardápio de primavera/verão. Rica em fibras, carboidratos, potássio, cálcio e vitaminas, ela pode aparecer em forma de purê, nhoque e também no escondidinho.

Além disso, sua farinha é uma alternativa versátil que pode ajudar no preparo de bolos e também no pão de queijo como substituta da farinha de trigo.

Brócolis. De baixo valor calórico, é uma hortaliça coringa que pode compor pratos grelhados, saladas, massas e até mesmo servir como incremento para o famoso arroz branco. Fonte de vitamina A, C, B1, B6 e K, também pode ser utilizado para recheio de tortas, pães e pizza.

Mas, se a sua necessidade for encontrar um tipo de molho fresco e colorido, que tal pensar no pesto de beterraba? Cheio de cor, pode elevar até mesmo as receitas mais simples de massa. Você pode finalizar com amêndoas laminadas e temperar com alho, azeite, parmesão, sal e pimenta. Não economize no manjericão.

Nas sobremesas, aposte em diminuir o uso do açúcar refinado e abuse das frutas da estação. Que tal montar uma bandeja colorida e nutritiva com caju, lichia, jabuticaba, maçã, manga e melancia?

A diversidade da estação é enorme e possibilita a criação de receitas saborosas e leves que podem ficar ainda melhores quando combinadas a refrescos e sucos revigorantes que trazem energia.

Que tal repensar o seu cardápio de primavera/verão e incorporar receitas que condizem com os dias mais coloridos e alegres?

Fique por dentro de todas as dicas que podem melhorar seus lucros aqui, no blog VR.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!