A tecnologia tem modificado os processos de recursos humanos de forma rápida e eficiente. Muitos softwares e ferramentas digitais têm automatizado processos rotineiros, liberando os profissionais da área para tratarem de questões realmente estratégicas. Sem falar em novidades como o Chat GPT que chegou para modificar várias rotinas da área.
A tecnologia em recursos humanos tem ajudado principalmente a selecionar e recrutar talentos, pois já existem programas que ajudam a buscar o candidato mais indicado, dentro de um banco de currículos, para determinada vaga ou função.
Isso é possível por meio da análise de dados e informações, o que ajuda a tomar decisões de forma mais rápida, eficiente e assertiva. As principais vantagens da tecnologia em recursos humanos, em uma empresa, são: economia de tempo e de recursos; acesso mais rápido e eficiente a dados importantes e redução de custos de processos, entre outros.
Até recentemente os processos de seleção eram demorados, cheios de etapas, caros e extremamente extenuantes para candidatos e recrutadores. Hoje, são invariavelmente digitais. Mesmo assim, ainda é possível avançar mais com ajuda dos softwares para manter os bancos de dados e de CVs atualizados, como mostra este conteúdo:
O que é a tecnologia em recursos humanos?
Num mundo digital e extremamente conectado, a tecnologia em recursos humanos tem evoluído rapidamente. Na pandemia, especialmente, os processos foram acelerados para que as empresas não sucumbissem. O que impulsionou a área foram os chamados Big Data e Business Intelligence.
Só para entender, o Big Data é o nome que se dá a um grande banco de dados. Já o Business Intelligence é o processo de coletar, organizar e analisar essas informações.
O que permitiu à tecnologia em recursos humanos avançar foi o uso de softwares para acelerar os processos internos. Essas ferramentas ajudam a conhecer melhor o perfil dos candidatos, cruzando informações e identificando habilidades comportamentais que se adequem mais ao perfil procurado pela empresa.
Além dos softwares de seleção, existem os de gestão que otimizam as rotinas do trabalho, como os cálculos de folha de pagamento, que funcionam integrados a outros softwares, e os sistemas com foco no desenvolvimento de carreira e planos de sucessão. Esses dois últimos, aliás, são a grande aposta do momento para especialistas da área.
Conheça exemplos de software de RH
Quando o assunto é tecnologia em recursos humanos, existem vários tipos de software que permitem fazer uma gestão efetiva das rotinas de RH. Conheça três deles:
- Workday – com uma interface amigável e bem fácil de usar, oferece soluções para gerenciar capital humano de empresas de todos os setores e tamanhos. Ajuda também nos processos de recrutamento, gerenciamento de talentos, folha de pagamento, monitoramento de banco de horas e remuneração. As informações são armazenadas em nuvem. Costuma ser uma boa opção para pequenas e médias empresas, com preço sob consulta.
- SAP SuccessFactors – também baseado em nuvem, o SAP SuccessFactors é uma plataforma com vários módulos de RH, tais como: recrutamento, gestão de desempenho e planejamento de sucessão, entre outros. É pago e costuma ser a opção das grandes empresas.
- ADP – é outro que oferece serviços de folha de pagamento e gerenciamento de benefícios. Costuma ser a escolha das empresas que terceirizam algumas rotinas de RH.
O mais importante antes de escolher um software para a sua empresa é avaliar o volume de trabalho e as suas reais necessidades em RH, além do quanto deseja investir nessa solução.
Quais os impactos da tecnologia no RH?
A tecnologia em recursos humanos tem um impacto grande nas empresas à medida que agiliza processos internos e de seleção, visando reduzir gargalos. A seguir, confira os principais benefícios da tecnologia nessa área essencial para empresas de qualquer porte e segmento.
- Automatização – sem dúvida, essa foi a principal vantagem do uso da tecnologia em RH. Processos exaustivos como recrutamento, seleção e administração da folha de pagamento se tornaram mais eficientes e ágeis com a tecnologia. Isso liberou os gestores para realizarem tarefas mais estratégicas na empresa, contribuindo para sua expansão.
- Recrutamento facilitado – plataformas e softwares de recrutamento e seleção deixaram esses processos mais rápidos e eficientes. Com ajuda de Inteligência Artificial (IA) e da machine learning, é cada vez mais fácil encontrar o perfil profissional que dá “match” com a empresa. Isso torna a seleção mais efetiva, mais assertiva e mais econômica para a empresa, uma vez que evita custos com processos que não deram resultado.
- Análise de Dados e decisão – com auxílio da tecnologia, os profissionais de RH ganham tempo ao acessar as plataformas em busca de informações de forma online. Isso ajuda na hora de tomar decisões urgentes, pois as ferramentas oferecem um bom retrato da área ou da empresa como um todo.
- Funcionários engajados – muitas plataformas também ajudam a criar ambientes de mais engajamento à medida que oferecem módulos de pesquisa de satisfação e de clima. Esse tipo de levantamento ajuda a mapear o engajamento dos funcionários e seu nível de satisfação com as políticas de RH da empresa.
- T & D – programas de treinamento e desenvolvimento também são oferecidos por várias plataformas, conhecidas como e-learning. Isso ajuda o funcionário a fazer a autogestão da sua carreira, cumprindo os módulos de treinamento oferecidos pela empresa para o seu desenvolvimento profissional. O fato de serem online também permite uma boa gestão do tempo por parte do empregado. Um detalhe importante: é essencial que essas plataformas estejam realmente conectadas com a estratégia da empresa e com o momento atual.
Esses são os principais impactos positivos da tecnologia em recursos humanos. Mas com o avanço da IA e da machine learning, as possibilidades de interação nessa área tendem a aumentar muito. Isso vai permitir otimizar ainda mais os processos e a gestão de custos e de pessoas.Este conteúdo foi relevante para você? Se sim, não deixe de conferir outros no blog da VR.