btn
Tecnologia em Recursos Humanos: entenda seus impactos!
Tecnologia em Recursos Humanos: entenda seus impactos!
fade

Tecnologia em Recursos Humanos: entenda seus impactos!

É inegável que a tecnologia entrou na vida das pessoas definitivamente e já faz parte do dia a dia nas atividades mais simples. Com apenas um toque ou comando de voz, dá para ativar um sistema, realizar uma compra ou fazer um pagamento. Mas o que dizer da tecnologia em Recursos Humanos?

De forma geral, a tecnologia em Recursos Humanos altera a forma como essa área atua – seja no contato com os colaboradores, como também armazenando informações ou mesmo avaliando o desempenho de equipes.

Quando bem aplicada, a tecnologia em Recursos Humanos torna os processos internos mais eficientes e ajuda a minimizar problemas. Ou seja: moderniza a gestão, reduz custos, melhora a tomada de decisões e facilita a busca por colaboradores com competências adequadas à cada função.

Basta pensar no que acontecia há alguns anos quando, para entrar em contato com um candidato, o RH telefonava ou enviava um telegrama marcando o dia e a hora da entrevista. Neste conteúdo, você vai conhecer as vantagens da tecnologia em Recursos Humanos para as empresas.

Sumário

  • Como funciona a tecnologia em gestão de Recursos Humanos?
  • Conheça as ferramentas de tecnologia usadas no RH
  • Entenda a evolução da tecnologia em RH
  • Quais os impactos da tecnologia no RH das empresas?
  • Qual a importância da tecnologia no RH?

Como funciona a tecnologia em gestão de Recursos Humanos?

Como vimos, os processos de seleção e avaliação de candidatos atualmente são mais rápidos e contam com ferramentas de tecnologia, como aplicativos e programas capazes de fazer a seleção de acordo com o perfil desejado pela empresa. Tudo isso em questão de segundos.

Saúde dos Trabalhadores em 2023

Existem pelo menos cinco ferramentas tecnológicas usadas pelas empresas para otimizar o trabalho do RH. Alguns softwares específicos, por exemplo, ajudam a dar mais autonomia para o gestor e o colaborador acessarem informações e até programarem férias ou folgas, por exemplo.

Sem dúvida, uma das principais vantagens de usar a tecnologia em gestão de Recursos Humanos é automatizar processos que liberam as equipes para criar soluções que ajudem colaboradores e empresas a construir um relacionamento mais produtivo e feliz para os dois lados, ajudando também a manter sua equipe engajada. De forma geral, a tecnologia em gestão de Recursos Humanos reduz etapas e processos, otimizando o tempo das equipes e imprimindo mais assertividade aos processos internos, como você vai ver a seguir.

Conheça as ferramentas de tecnologia usadas no RH

Conheça algumas ferramentas de tecnologia usadas no RH atualmente. Vale lembrar que na maioria delas sempre haverá por trás um profissional capaz de criar os critérios para uso de cada uma:

Inteligência artificial (IA) – essa tecnologia está sendo usada em praticamente todas as áreas do conhecimento. No sistema financeiro, combate fraudes; na área médica, faz a análise de exames com mais assertividade e rapidez. No meio ambiente, cria sistemas que monitoram os efeitos da crise climática. No RH, o principal uso é a automatização da seleção de currículos. O recurso permite interpretar um grande volume de dados reduzindo o tempo de triagem e o custo do processo.

Machine Learning – esta é outra ferramenta extremamente útil para o RH. ”Machine Learning (em português, aprendizado da máquina) é uma categoria da IA que ajuda a identificar, por meio de algoritmos, padrões que se repetem. Pode ser usado para fazer buscas e até publicar anúncios da área de RH.

Chatbot de recrutamento – primeiro, é importante entender o que é chatbot. É uma ferramenta que simula uma conversa com um ser humano (dependendo do setor, recebe o nome de atendente virtual). Na seleção de RH, pode ser usado para conversar com os candidatos sobre sua experiência profissional e objetivos, já fazendo uma seleção prévia de acordo com o perfil desejado pela empresa.

Tecnologia em Recursos Humanos: entenda seus impactos!

Vídeo entrevista – esta é das mais comuns e se destacou durante a pandemia pela necessidade de isolamento social. A vídeo entrevista é um processo de seleção que permite avaliar o candidato, mas otimiza o tempo do gestor, à medida que não precisa haver deslocamentos e essa avaliação preliminar pode ser feita por vídeo.

Big Data –  significa “grande volume de dados”. É cada vez mais comum as empresas se preocuparem com a quantidade de informações com as quais lidam. Saber armazená-las com segurança é a diferença entre uma boa reputação e uma imagem manchada no mercado. Portanto, o Big Data é uma ferramenta que ajuda a companhia a tomar decisões estratégicas, mas sempre baseada na análises de dados.

Vale lembrar a recente iniciativa de um grupo de cientistas que pediu que as pesquisas com IA fossem suspensas por seis meses. O objetivo da pausa foi brecar a corrida dos laboratórios que pesquisam essa tecnologia e estavam criando programas cada vez mais robustos e com menos controle.

Com a pausa, os cientistas querem avaliar mais profundamente os efeitos e riscos dessa tecnologia sobre a humanidade e sobre os empregos.

Admissão – é a plataforma da VR capaz de oferecer soluções digitais para o processo de admissão. Com esse recurso, o trâmite de documentos usados na contratação (RG, CPF, CTPS, PIS/PASEP, comprovante de residência, título de eleitor, certificado de reservista para homens e certidão de casamento e de nascimento dos filhos) é automatizado, em etapas como envio, recebimento e validação. Dessa forma, a empresa consegue organizar o fluxo de documentos com segurança e mais rapidez. É gratuito e ainda oferece suporte on-line.

Tecnologia em Recursos Humanos: entenda seus impactos!

Entenda a evolução da tecnologia em RH

A tecnologia evoluiu de tal forma nos últimos anos que é impossível pensar em um segmento em que não esteja presente. Com o RH não foi diferente. Ao contrário do que muitos profissionais da área pensam, a tecnologia em RH tem sido usada nas empresas principalmente para fazer a gestão de pessoas.

Pense em uma ação simples, como solicitar as férias de um colaborador. Antes, o processo era burocrático e exigia requisições em papel que circulavam pelas mesas até serem aprovadas (corria-se o risco até mesmo do papel se perder em meio à burocracia). Hoje, na maioria das vezes, basta entrar em um aplicativo e fazer a solicitação. Com isso, a empresa ganha tempo, economiza recursos e otimiza processos.

É possível dizer que a tecnologia em RH reduziu etapas e ajudou a aproximar ainda mais as pessoas, principalmente porque permite que o gestor de RH monitore o desempenho de cada colaborador e faça os ajustes necessários, como reduzir conflitos e fortalecer o engajamento para, consequentemente, melhorar a performance e o desenvolvimento da equipe. A tecnologia em RH deu ainda mais liberdade e impulso para o gestor de RH fortalecer o conceito de RH Estratégico: modelo de gestão em que o colaborador é parte essencial da empresa. Por isso, a missão da área tem sido otimizar processos, automatizar o que for possível (folha de pagamento, bônus, ponto digital) com ajuda das ferramentas tecnológicas, e contribuir para o crescimento da empresa e dos lucros.

Quais os impactos da tecnologia no RH das empresas?

Existem ganhos expressivos com o uso da tecnologia no RH das empresas. O principal talvez seja a assertividade durante o processo seletivo, com economia de tempo e de recursos.

Além das ferramentas proporcionarem uma seleção mais criteriosa de acordo com o perfil desejado pela área, a tecnologia em RH ajuda a ampliar a seleção, sem perda de tempo.

Ou seja: antes, o gestor de RH usava seu conhecimento para buscar o perfil técnico mais adequado à vaga. Podia demorar semanas nesse processo para selecionar e avaliar currículos. Hoje, basta acessar uma rede de contatos por meio de sites em que haja comunidades com candidatos que troquem experiências.

Ou mesmo realizar buscas e cruzar dados com uso de ferramentas específicas para chegar ao perfil mais adequado. Esse monitoramento pode ser feito também pelas redes sociais. Por isso, ainda é tão importante que o candidato tenha cuidado ao que expõe nos ambientes digitais.

A tecnologia em RH ajuda a selecionar o candidato com as melhores competências emocionais e mais propenso a aderir à cultura organizacional da empresa e a seus princípios.

Qual a importância da tecnologia no RH?

É possível afirmar, sem receio de errar, que sem a ajuda de recursos como o Big Data, a IA e o Machine Learning, entre outros, que reduziram o volume de informações e dados em circulação em uma empresa, seria impossível pensar na existência de um RH Estratégico.

Aliás, não são poucos os especialistas que dizem, sem hesitar, que os dados são o novo petróleo. Afirmam isso para destacar a ideia de que são tão importantes e estratégicos para os negócios como esse recurso natural foi nas últimas décadas para o desenvolvimento da humanidade.

Portanto, quem souber, com auxílio da tecnologia em gestão de RH, extrair deles a informação que deseja, tende a conquistar colaboradores mais engajados e com o perfil mais ajustado à empresa.

Mas sem o fator humano, ou seja, o gestor de RH, essas ferramentas são apenas recursos. O profissional da área é o mais capacitado para entender aspectos subjetivos de uma função ou empresa. Portanto, a tecnologia em RH é uma aliada, não uma predadora de funções.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!