O processo seletivo é uma das etapas mais importantes para as empresas. Afinal, é preciso escolher corretamente o profissional que irá ocupar cargos essenciais. Assim, uma excelente maneira de recrutar candidatos de maneira padronizada e justa é realizar a entrevista estruturada.
A etapa é uma das técnicas de recrutamento utilizadas, assim como a dinâmica de grupo e os testes de personalidade. Ao estabelecer um padrão para todos os candidatos na entrevista, ela abre espaço para processos mais personalizados nas próximas fases.
Quer saber o que é entrevista estruturada e como aplicá-la em sua empresa? A VR Benefícios preparou um texto completo para você entender tudo sobre o assunto, inclusive as vantagens para o ambiente de trabalho.
O que é entrevista estruturada?
A entrevista estruturada consiste em uma sequência de perguntas pré-determinadas aplicadas para todos os candidatos à vaga. Os profissionais de RH estabelecem um roteiro segundo os interesses da empresa, promovendo a imparcialidade e a padronização das entrevistas.
Esse modelo de entrevista é aconselhado para obter respostas descritivas mais curtas e rápidas, ou mesmo a partir de alternativas de múltipla escolha e binárias, como “sim” ou “não”. Assim, a entrevista estruturada pode ser aplicada em diversos meios: presencial, on-line ou por telefone.
Por serem mais breves e padronizadas, as respostas podem ser documentadas e comparadas facilmente. Porém, o método tem um lado negativo: ele deixa poucas brechas para respostas mais complexas, que aprofundam a discussão e revelam parte da personalidade do candidato.
Como fazer uma entrevista estruturada?
Como vimos, os recrutadores utilizam esse método para padronizar uma etapa do processo seletivo. Pela facilidade de coletar e analisar os dados, todo RH deve considerar o modelo em conjunto a outras estratégias. A seguir, listamos cinco dicas de como realizar uma entrevista estruturada.
O que sua empresa procura?
Todo roteiro de entrevista estruturada começa com uma simples pergunta: o que sua empresa deseja com a entrevista? Pode ser uma descrição da formação ou experiência profissional, ou até soluções para problemas corporativos hipotéticos.
Há diversas abordagens e temas para se analisar nas entrevistas. O importante é não se perder mesclando temáticas e delimitando o escopo das perguntas. Só você saberá quais são os candidatos certos para as vagas.
Critérios de avaliação
Delimitado o recorte da entrevista, o próximo passo é estabelecer os critérios de avaliação. A resposta pode ser aberta, binária (como “sim” ou “não”) ou de múltipla escolha. Uma forma bastante comum são as respostas em graduação, por exemplo: “concordo”, “concordo parcialmente”, “discordo parcialmente” e “discordo”.
Crie o roteiro
Após estabelecer o tema e o formato, é hora de elaborar as perguntas. Prefira frases objetivas e claras. Se for analisar os aspectos técnicos na entrevista estruturada, um exemplo seria: “Quais ferramentas da profissão você domina? Há quanto tempo as utiliza?”.
Onde aplicar a entrevista estruturada?
Um aspecto fundamental da entrevista — e muitas vezes negligenciado — é o ambiente em que ela é aplicada. Uma entrevista presencial, por exemplo, possibilita interações diferentes de uma on-line. Enquanto a primeira admite respostas um pouco mais longas, a entrevista a distância geralmente acontece em um tempo menor.
Organize as respostas
Tão importante quanto realizar as entrevistas é organizá-las e analisá-las. Para isso, é preciso desenvolver um modo de arquivar as respostas, como em planilhas e pastas. Quanto mais organizados os documentos, mais fácil será acessá-los e comparar os candidatos para escolher o mais preparado.
Vantagens da entrevista estruturada
Agora que já entendemos como a entrevista estruturada integra as técnicas de recrutamento e seleção, é preciso identificar os motivos para aplicar o modelo. Assim, você vai entender se esse é o melhor método para o seu processo seletivo.
Objetividade e imparcialidade
Com a padronização das perguntas, temos diversos pontos positivos. Primeiramente, todos têm um tratamento igual no processo de entrevista, buscando a imparcialidade. Depois, o roteiro das entrevistas fornece diretrizes que podem ser seguidas por diferentes profissionais durante muitos anos.
Facilidade para analisar dados
As informações da entrevista estruturada são mais objetivas e podem ser compiladas mais facilmente em planilhas, tabelas e arquivos. Assim, os analistas utilizam os dados em diferentes perspectivas, podendo usar até o conhecimento de programação da seção de T.I para promover análises mais profundas.
Otimização do tempo
Ao desenvolver perguntas pré-determinadas, os recrutadores não perdem tempo com pormenores e podem estimar com mais exatidão o tempo dedicado ao processo seletivo. Além disso, principalmente no on-line e nos documentos escritos, é possível concentrar mais perguntas com mais eficiência.
Conheça as vantagens da VR Benefícios para a sua empresa!
Viu só como a entrevista estruturada pode ser perfeita para as demandas da sua empresa? O modelo auxilia não só na escolha de bons candidatos, mas na gestão de talentos como um todo. Identificar talentos é uma tarefa difícil, mas que pode se tornar mais fácil com os métodos corretos.
Para manter e motivar talentos, uma das maneiras mais eficientes é oferecer benefícios, como vale-refeição e cultura. A VR Benefícios fornece serviços de cartões corporativos seguros, fáceis de utilizar e aceitos no Brasil inteiro.
Que tal conhecer o VR Auto? O cartão oferece flexibilidade na hora de abastecer veículos e praticidade na gestão de gastos e na locomoção. Tudo na palma da mão com um aplicativo seguro e fácil de usar!