PRA SUA EMPRESA        ESTABELECIMENTO        PRA VOCÊ        VENDA VR        SITE VR        CONTRATE

imagem com bonecos de papel e lupa representando a gestão de talentos
imagem com bonecos de papel e lupa representando a gestão de talentos
fade

Descubra o que é gestão de talentos e quais são os benefícios

Se você é um profissional de Recursos Humanos, com certeza já deve ter escutado sobre a gestão de talentos. Este é um processo essencial para manter os colaboradores engajados e incentivados, fortalecendo o relacionamento deles com a empresa e visando o crescimento de todos em conjunto.

Porém, antes de adentrarmos neste tipo de gestão, é preciso falar sobre os talentos. Afinal, do que o termo trata? Um talento nada mais é que o profissional exercendo a função correta de acordo com o perfil. 

O perfil varia de acordo com o foco da organização. Por exemplo: em um setor comercial, um talento deve ter um perfil comunicativo. Já em um setor administrativo, o foco são colaboradores com perfil analítico. É exatamente nesse ponto que a gestão de talentos mede esforços para ser bem-sucedida. Saiba mais sobre ela!

O que é gestão de talentos?

A gestão de talentos nas organizações é um conjunto de atividades com foco no recrutamento, no desenvolvimento e na retenção de profissionais. O gestor precisa focar a estratégia não só em trazer bons resultados para a empresa, mas também em manter os colaboradores incentivados e valorizados. 

Desenvolver essa estratégia é mostrar que a empresa se preocupa com os profissionais e não visa somente o próprio crescimento. O clima organizacional deve ser motivador, mantendo os talentos engajados para refletir bons resultados para a organização. 

A função do gestor de talentos para manter os colaboradores na empresa é tão essencial quanto recrutar o profissional ideal para o trabalho. Quando estão motivados, os funcionários tendem a sentir que estão no ambiente empresarial correto para eles, entregando melhores resultados e visando um futuro de crescimento na organização.

Gestão de talentos na prática: como funciona?

Para manter o foco na gestão de desempenho e na retenção de talentos, o setor de Recursos Humanos precisa adicionar algumas tarefas, além das já corriqueiras, no dia a dia da empresa. Elas têm como principal objetivo manter o trabalhador incentivado. São elas:

  • recrutamento otimizado;
  • incentivos, reconhecimento e recompensas para os trabalhadores;
  • melhora nos benefícios;
  • transparência;
  • capacitação de profissionais;
  • processos flexíveis.

gestor segurando possíveis colaboradores durante a gestão de talentos

Tenha uma boa gestão de talentos na empresa!

Os objetivos e as atividades citadas acima são os pilares para a inserção da gestão de talentos em uma empresa, mas e se você quiser ir além? A VR Benefícios separou algumas dicas essenciais para você manter a gestão sempre ativa e em constante crescimento.

Adote o feedback contínuo

O feedback é a melhor forma de manter ambas as partes (empresa e talentos) alinhadas. Por meio dele, os dois lados mostram a satisfação e os pontos a melhorar em relação ao trabalho exercido. Dessa forma, a retenção de talentos se torna muito mais simples.

Jornada de trabalho flexível

A flexibilização da jornada de trabalho é uma excelente forma de manter os trabalhadores motivados. Oferecendo autonomia a eles, a produtividade será ainda maior, pois eles terão a praticidade e o conforto de trabalhar no local e horário que desejarem, sempre cumprindo a carga horária necessária.

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento de novos talentos é indispensável para trazer bons resultados à empresa e ao próprio desenvolvimento. Sentir-se preparado para desenvolver as atividades é o primeiro passo para uma excelente gestão de talentos, assim como o desenvolvimento dos profissionais que já fazem parte da empresa.

Plano de carreira

O plano de carreira é a principal forma de mostrar para o trabalhador qual trajetória ele seguirá na empresa. Em outras palavras, com esse plano, ele terá consciência de qual cargo ocupará daqui a dois anos, sentindo-se motivado para chegar a esse ponto futuramente. 

Gestão de talentos X gestão de pessoas

Você sabe como diferenciar gestão de pessoas e talentos? Pense como se uma não existisse sem a outra. A gestão de pessoas faz parte da gestão de talentos, treinando os trabalhadores para não só atingirem os objetivos, como também alcançarem os resultados esperados pela empresa.

Para haver uma gestão de pessoas, o primeiro passo é planejar estratégias eficientes não só de desenvolvimento, como também de recrutamento. Afinal, a escolha do contratado precisa ser certeira para ocorrer crescimento na empresa, certo?

Blog da VR Benefícios: tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho

Gostou de saber mais sobre a gestão de talentos e pessoas? Pretende adotar as estratégias na sua empresa? O blog VR Benefícios espera ter te ajudado a esclarecer algumas das suas principais dúvidas. Acessando outros artigos, é possível encontrar estratégias para melhorar ainda mais o dia a dia do trabalho.

A VR Benefícios também oferece cartões de Vale-Refeição e Vale-Alimentação, essenciais para manter o trabalhador sempre motivado. Conheça as vantagens de cada um deles visitando o nosso site! 

Receba o conteúdo em primeira mão: