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Como vender pelo WhatsApp: veja como fazer e os benefícios

O brasileiro é um dos povos que mais usa o WhatsApp no mundo. Segundo levantamento da plataforma alemã Statista, especializada em coleta e visualização de dados, no país 147 milhões de pessoas usam o aplicativo – algo em torno de 99% de brasileiros on-line.

O país só perde para a Índia quando o tema é a preferência pelo app. Foi muito natural então que além de falar, logo as empresas percebessem que esse poderia ser um ótimo canal de vendas e de comunicação, ao ponto de o app lançar duas contas para negócios corporativos: o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API.

Estima-se que 95% das empresas brasileiras já estejam no WhatsApp e usem a ferramenta para realizar negócios. Neste conteúdo, você vai aprender dicas de como vender pelo WhatsApp de forma rápida, eficiente e segura. 

Sumário

  • Como colocar conta comercial no WhatsApp? 
  • Como fazer WhatsApp comercial?
  • Aprenda a usar texto pronto para vendas no WhatsApp
  • Saiba vender pelo WhatsApp

Como colocar conta comercial no WhatsApp? 

A preferência das empresas pelo WhatsApp se traduz em números. São 5 milhões de pequenas e médias empresas presentes no app WhatsApp Business e 60% das marcas mais valiosas do país no API do WhatsApp, a conta mais avançada dessa ferramenta, de acordo com dados do WhatsApp Latam. Os segmentos que mais usam são: roupas e acessórios (41%), seguido por móveis (29%) e cursos (21%). 

Diante desses números, surge a dúvida: como colocar conta comercial no WhatsApp? A resposta é simples: você tem duas alternativas, o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API. Nesse  caso, é possível baixá-lo no celular a partir da App Store (para quem usa iOS) ou o Google Play (para os que possuem celular Android).

Feito isso, instale o app e abra as configurações para criar sua conta comercial, seguindo alguns passos bem simples (colocar o nome da empresa, categoria, endereço, horários etc). 

Uma das vantagens de colocar uma conta comercial no WhatsApp é a possibilidade de adicionar um catálogo de produtos e serviços, o que facilita que seus clientes visualizem seus produtos. Também é possível personalizar o perfil, colocando uma foto e uma pequena descrição do seu negócio.

Dá também para configurar mensagens automáticas e enviar mensagens específicas para seus clientes. Um aliado aqui, dependendo do porte, setor e tamanho da empresa, pode ser o ChatGPT. Outra vantagem é poder acessar o WhatsApp Business pelo computador

Como fazer WhatsApp comercial?

Uma imagem com eletrónica, aparelho, computador, texto

Descrição gerada automaticamente

Agora que você já sabe o potencial do WhatsApp Business, vamos conhecer o  WhatsApp Business API. Esse app permite que a empresa se comunique com um grande número de clientes. Mas nem todo tipo de negócio pode pedir acesso à API do WhatsApp Business. 

Isso vai depender do tamanho, pois o foco são as companhias de médio e grande porte. Pequenas empresas devem focar no WhatsApp Business. Outro ponto que influencia no processo de autorização para usar o WhatsApp API é a área de atuação do negócio. 

Existe uma lista com setores que estão excluídos, como organizações políticas, distribuidores independentes de software, empresas de apostas, de conteúdo adulto e as que estimulam o consumo de drogas lícitas, além de comércios de suplementos e medicamentos. 

Imobiliárias, empresas de serviços financeiros, comércio eletrônico, varejo, turismo e educação são as mais favorecidas. A forma mais fácil de pedir acesso e conseguir colocar uma conta comercial no WhatsApp  é por meio de um Parceiro Provedor de Soluções, que seja especializado em WhatsApp Business API. Existem vários provedores desse tipo no mercado. É só buscar o que mais se identifica com seus propósitos.

Aprenda a usar texto pronto para vendas no WhatsApp

Existem algumas estratégias para vender pelo WhatsApp Uma delas é usar texto pronto. O primeiro passo é criar um perfil comercial da sua empresa. Depois, você pode:

  • Montar uma lista de contato com os nomes de pessoas interessadas em seus produtos e serviços (veja estratégias para aumentar a vendas);
  • Fazer uma apresentação profissional, caprichando na descrição da sua marca;
  • Organizar um catálogo de produtos e serviços. Assim você consegue exibi-los de forma ordenada. Um exemplo de sucesso do uso do WhatsApp em vendas é o delivery.

Ao seguir esses passos iniciais, é possível usar o texto pronto para vendas no WhatsApp. Para isso, você deve:

  • Criar mensagens personalizadas: assim, você promove seus produtos e serviços de forma individualizada. Cuidado para não ser invasivo;
  • Montar ofertas exclusivas: por texto, ofereça promoções exclusivas para incentivar os clientes a comprar. Por exemplo: após a abordagem inicial (falando o nome da empresa), diga que o produto que o cliente mais usa está em promoção ou está com um desconto (escreva o percentual de desconto).  
  • Aceitar pedidos pelo WhatsApp: é bom facilitar o processo de compra, permitindo que seus clientes façam os pedidos por meio desse app.
  • Usar mensagens de voz e multimídia: lembre-se de que mensagens de voz e especialmente imagens podem ser mais envolventes do que textos.
  • Segmentar mensagens: os textos podem ser elaborados de acordo com os vários públicos para oferecer ofertas e abordagens personalizadas.
  • Criar senso de urgência: alguns clientes precisam de um empurrão e esse estímulo pode ser uma mensagem mostrando que faltam poucas horas para determinada promoção acabar.
  • Incentivar a resposta: sempre coloque um CTA (call to action ou uma chamada para o cliente agir). Por exemplo: clique aqui e garanta o seu modelo com desconto exclusivo. Esse recurso costuma impulsionar as vendas.

Saiba vender pelo WhatsApp

Saber vender pelo WhatsApp inclui usar algumas estratégias, como adaptar os scripts de vendas para manter uma comunicação realmente eficiente e verdadeira com seu público. Ao receber o feedback dos clientes, você consegue rapidamente fazer os ajustes necessários. Algumas dicas ajudam a vender pelo WhatsApp de forma mais eficiente.  

  • Conheça o cliente – para oferecer o que o seu cliente precisa, você deve conhecê-lo (gostos, preferências, perfil de consumo, valor gasto por compra etc). Assim, a comunicação será muito mais eficiente.
  • Envie mensagens curtas e objetivas – as pessoas não têm tempo a perder. Portanto, seja muito direto e claro ao oferecer seus produtos e serviços. 
  • Use o WhatsApp para se aproximar do cliente – como a comunicação é direta e pessoal, isso ajuda a construir um bom relacionamento entre o cliente e a sua marca. Portanto, aproveite para cumprimentá-lo em datas especiais (Festas de fim de ano, aniversário etc).  
  • Seja ágil na resposta – nada mais desagradável do que usar uma ferramenta que permite uma comunicação rápida para estimular o cliente, mas ignorá-lo quando ele envia uma dúvida ou quer fazer uma compra. Lembre-se de realmente ver se tem condições de atender pela ferramenta com a agilidade que esse meio requer. 

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