btn
Chatgpt: como usar no seu comércio com eficiência
Chatgpt: como usar no seu comércio com eficiência
fade

Chatgpt: como usar no seu comércio com eficiência

A tecnologia avançou de tal forma que facilitou o dia a dia dos profissionais em todas as áreas. No caso do comércio, essas mudanças foram ainda mais significativas. Basta ver o salto que as vendas online deram após a pandemia

No fim do ano passado, a chegada do chatgpt trouxe ainda mais mudanças para os profissionais. Mais uma vez, o comércio é um dos segmentos que pode se beneficiar muito com essa tecnologia.

Antes de  entender como engajar o chatgpt e como usar no seu comércio com eficiência, é preciso saber o que é o chatgpt e como funciona. 

Chatgpt é uma ferramenta online de inteligência artificial (IA), criada pela OpenAI e lançada no fim de 2022. Usa a IA para aprender por meio de processos chamados de aprendizagem profunda (deep learning) e aprendizado da máquina (machine learning). Neste conteúdo, você vai entender como usar o chatgpt para se diferenciar na sua área.

Sumário

  • Como usar o chatgpt?
  • 4 dicas de como utilizar o chatgpt  para ajudar o seu comércio
  • Lucrando com chatgpt: melhore as vendas do seu negócio
Chatgpt: como usar no seu comércio com eficiência

Como usar o chatgpt?

Como vimos, o chatgpt é uma ferramenta criada para facilitar a realização de várias tarefas e executar outras tantas. Algumas dessas atribuições são: facilitar as rotinas de RH e responder as dúvidas mais frequentes das pessoas sobre um determinado tema. 

Isso é possível porque a ferramenta foi abastecida com milhares de informações disponíveis em sites, livros, estudos, pesquisas, teses, artigos, entre outras. Quando um usuário faz uma pergunta, é fornecida uma resposta que é um resumo das informações armazenadas. 

Portanto, a ferramenta é extremamente versátil. Na área de vendas, pode ajudar esclarecendo dúvidas sobre os produtos e serviços do seu comércio, treinando equipes – a partir de scripts desenvolvidos e revisados pelo gestor – ou mesmo ajudando a selecionar vendedores que tenham o perfil mais indicado para o negócio.

As funções são tão diversificadas que conseguem, entre outras funcionalidades para RH, indicar os candidatos que preenchem os requisitos de uma determinada vaga ou que se destacam por suas competências. Não por acaso caiu no gosto do brasileiro.

4 dicas de como utilizar o chatgpt para ajudar o seu comércio

Para usar o chatgpt no seu negócio, aproveitando todos os recursos que a ferramenta oferece, é importante primeiro identificar quais setores e serviços são os mais indicados para usá-la. Com as dicas a seguir, você consegue pensar como seria aplicá-la no seu negócio. Confira:

Setores para usar e como usar: em que setor do seu negócio, o chatgpt seria mais eficaz? Em geral, as áreas mais beneficiadas pela ferramenta são o atendimento ao cliente e suporte técnico. Os meios para isso podem ser o site, um aplicativo ou mesmo as redes sociais. Nesses casos, o chatgpt pode reduzir o tempo de espera para o atendimento,  fornecer respostas completas e até mesmo indicar produtos e serviços que atendam às expectativas dos clientes. Não se esqueça de validar os scripts de atendimento para que as respostas estejam de acordo com a linguagem do seu negócio.

Fornecer informações: o chatgpt pode apresentar dados sobre o mercado, os concorrentes diretos, as tendências que estão surgindo em determinada área e até mesmo mostrar as experiências bem-sucedidas no mesmo segmento do seu negócio. Feito isso, ajuda a escolher as melhores estratégias de marketing.

Auxílio nas vendas online: além de fornecer os scripts de venda, o chatgpt pode ajudar os clientes de forma remota, melhorando sua experiência de compra a indicando até mesmo novos produtos e serviços, de acordo com o seu perfil de compra.- Automação – ao pensar em como utilizar o chatgpt  para ajudar o seu comércio, você não pode se esquecer de uma das principais vantagens da ferramenta: a automação de processos e tarefas. Isso permite liberar os colaboradores para realizarem outras atividades, sem prejuízo do atendimento ao cliente.

Chatgpt: como usar no seu comércio com eficiência

Lucrando com chatgpt: melhore as vendas do seu negócio

O chatgpt pode ser usado para incrementar as vendas do seu negócio. É claro que a ferramenta não vai monetizar diretamente o seu negócio, mas pode oferecer os recursos para você aprimorar um produto ou serviço e, então, faturar mais. Veja como:

  1. Use nas vendas – já pensou em criar um chatbot para interagir com os clientes? Por meio do chatgpt, é possvel criar uma jornada de compras que vai ajudar o cliente recomendando produtos  e ofertas personalizadas até a conversão da venda.

  2.  Crie campanhas de vendas sob medida – quando conhece o seu cliente, você consegue mapear hábitos e frequência de compras e isso é importante para fazer ofertas especiais aos clientes antes que um produto acabe. O chatgpt pode ajudar a identificar essas tendências e ajudar a criar campanhas de marketing e vendas mais direcionadas.

  3.  Mensagens mais persuasivas – o chatgpt ajuda a criar campanhas de marketing e vendas mais direcionadas e, justamente por isso, mais persuasivas também. Monte emails e argumentos de vendas com ajuda da ferramenta para atrair e converter as mensagens em vendas. 

  4. Realize testes – aproveite as vendas online para realizar alguns testes controlados, como usar abordagens diferentes geradas pelo chatgpt para destacar a mensagem mais eficaz entre os clientes. Teste também o sentimento dos clientes com base na sua interação com o site ou app. Isso ajuda a identificar clientes mais insatisfeitos antes que se tornem um problema de vendas.

  5. Use os dados a seu favor – como o chatgpt consegue armazenar uma grande quantidade de informações, use esses dados de maneira estratégica para testar um novo produto ou serviço com um determinado grupo de clientes, por exemplo, ou testar novas estratégias de vendas. Vale lembrar que é importante preservar as informações coletadas, como prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Quando você pensa na importância do chatgpt nos negócios e para atrair clientes, a primeira imagem que vem à mente é a de oferecer uma experiência bem-sucedida para o cliente. A VR possui soluções que podem ajudar nessa aproximação.

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!