O home office é uma tendência que se popularizou com a pandemia e segue em crescimento no mundo todo. Apesar de oferecer maior autonomia e liberdade para os colaboradores, o setor de RH pode enfrentar alguns desafios com esse novo modelo de trabalho, especialmente em relação ao controle de ponto no home office.
Quando falamos em home office, a distância e a falta de contato presencial são as principais dificuldades que vem à mente de um profissional de RH. Afinal, o trabalho alocado em escritórios conta com a presença física dos colaboradores, facilitando o controle sobre a jornada de trabalho.
Mas, não há motivos para se preocupar: com as dicas e ferramentas certas é possível fazer uma gestão eficaz do controle de ponto no home office. Continue a leitura e descubra como!
De olho na lei: o que a legislação prevê?
Não é porque seu funcionário tem liberdade para trabalhar em casa que ele não precisa cumprir à risca sua jornada de trabalho estabelecida em contrato. A exigência de um controle de jornada para profissionais que trabalham home office com carteira assinada passou a ser definitiva por meio da Lei 14.442/2022.
Editada a partir da MP 1.108, de 25 de março de 2022, a Lei 14.442 foi publicada em 2 de setembro do mesmo ano, alterando alguns artigos da CLT para prever novas regras relacionadas ao controle de jornadas cumpridas fora das dependências do empregador, como em home office, por exemplo.
Essa lei foi criada para garantir o mínimo de segurança jurídica para empregadores e funcionários que passaram a adotar o home office como modelo de trabalho. Dentre os principais pontos estabelecidos, destaca-se:
- Pagamento de auxílio-alimentação ao empregado que cumpre todos os dias com jornada de trabalho estabelecida em contrato, mesmo fora do ambiente da empresa;
- Quem trabalha no modelo de produção ou tarefa (geralmente PJs e freelancers) não se enquadra às regras para definição e controle de jornada em home office;
- Permissão de alguns limites para que o empregado não tenha que ficar à disposição do empregador, em prontidão ou de sobreaviso, por exemplo, por meios virtuais, fora da jornada de trabalho regular.
- Acordos individuais para definir horários e meios de comunicação entre empregador e empregado são permitidos, desde que sejam garantidos os repousos legais;
- É obrigatório que o trabalho home office conste por escrito no contrato de trabalho que firma o vínculo empregatício.
Quais as vantagens do controle de ponto em home office?
Basicamente, as mesmas vantagens oferecidas pelo controle de ponto no trabalho presencial. Com a adoção de um sistema de ponto digital, o RH pode controlar os horários de entrada e saída, atrasos, horas extras e outros pontos relacionados à jornada de trabalho, independente se o colaborador trabalha em casa ou na sede da empresa.
Assim, o grande benefício do controle de ponto em home office é a possibilidade de continuar fazendo o acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários em tempo real, apesar da distância.
Com uma solução adequada, a empresa consegue identificar se os colaboradores estão cumprindo a jornada adequadamente, se estão passando do horário de trabalho ou se fazem menos horas do que o previsto, além de identificar se existem problemas relacionados ao acúmulo de trabalho ou a falta de produtividade e engajamento.
Essas informações detalhadas sobre as horas trabalhadas pelos colaboradores permite que a empresa calcule com mais precisão os custos relacionados ao trabalho remoto, como horas extras, adicionais noturnos e benefícios trabalhistas, além de planejar de forma mais eficiente a distribuição de tarefas e recursos.
O controle de ponto também traz benefícios aos colaboradores. Com maior controle sobre seus horários de trabalho, eles passam a ter mais autonomia e podem ter mais liberdade para concluir seu trabalho de maneira efetiva.
A transparência entre gestores e colaboradores também aumenta com uma solução de controle de ponto digital, já que todos os envolvidos podem visualizar os horários de registro ponto, banco de horas e a folha de ponto mensal.
Vale destacar que o controle de ponto no home office não deve ser pensado apenas para o controle de jornada, mas sim como uma vantagem competitiva para as organizações, mostrando capacidade de se adaptar à mudanças, facilitando o trabalho do RH e otimizando a tomada de decisões estratégicas.
Como implantar o controle de ponto home office na sua empresa?
A implantação do controle de ponto home office na sua empresa é uma tarefa que exige planejamento, cautela e a escolha certa da ferramenta para que não haja nenhum tipo de problema que possa prejudicar o trabalho do RH ou gerar atrito com os colaboradores.
Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar nessa missão:
Defina os procedimentos
O primeiro passo é definir como irá funcionar a dinâmica de trabalho dos colaboradores no sistema home office. É preciso estabelecer os horários de trabalho esperados, os intervalos obrigatórios, regras para horas extras, como será feito o registro de ponto e quais as penalidades para o não cumprimento das normas estabelecidas.
Escolha o sistema de ponto digital
A escolha da ferramenta que você irá adotar para fazer o controle de ponto em home office é uma etapa de extrema importância, afinal tem impacto direto no sucesso ou fracasso da gestão da jornada de trabalho.
A ferramenta escolhida deve se encaixar na modalidade de REP-A ou REP-P, que são sistemas de ponto digital permitidos por lei e indicados para controlar o ponto dos funcionários em home office.
Além disso, avalie todas as funcionalidades do sistema que você pretende implantar. É fundamental que ele seja seguro, prático, completo e que atenda às necessidades da sua empresa.
Comunique os colaboradores
Antes de implementar a ferramenta, comunique aos colaboradores sobre a implementação do controle de ponto no home office e esclareça todos os questionamentos relacionados a esse procedimento.
Também é importante oferecer o treinamento adequado da ferramenta para que todos se sintam aptos a registrar sua jornada de trabalho de maneira segura e sem dificuldade.
Não se esqueça da legislação
As regulamentações trabalhistas relacionadas ao controle de ponto passam por constantes mudanças. Manter-se atualizado com a legislação é essencial para evitar qualquer tipo de problema com os colaboradores e até mesmo com a justiça. Por isso, certifique-se de que o seu sistema esteja sempre em conformidade com as leis.
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Essa funcionalidade garante a autenticidade do local de trabalho de cada colaborador, já que permite saber exatamente qual a localização em que ele está trabalhando.
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