Levantamento sobre hábito de consumo de café revelou que cerca de 50% bebem café de 2 a 3 vezes ao dia e 41% afirmam que o consumo no dia a dia ajuda, principalmente, a manter o foco
Para celebrar o Dia Mundial do Café (14/04) a VR realizou no último mês de março, um levantamento para entender como os brasileiros estão consumindo umas das bebidas mais populares do mundo. Participaram da pesquisa aproximadamente 500 trabalhadores da base de clientes VR e 98% dos respondentes afirmaram beberem café. Desses, 50% consomem de 2 a 3 vezes ao dia e 29% tomam mais de 4 xícaras de café ao dia. Quando questionados sobre o período do dia que costumam tomar o seu cafezinho, 88.3% responderam que bebem no café da manhã e 44.6% após o almoço.
“Nós da VR temos o compromisso de entender os hábitos de consumo do brasileiro em suas atividades cotidianas. Dessa forma, conseguimos avaliar os movimentos do trabalhador e identificar qual tipo de estabelecimento é mais utilizado, horários mais frequentados, produtos preferidos que são adquiridos e a forma de pagamento. A visão detalhada e a divulgação dos resultados dos levantamentos contribuem para um olhar mais estratégico dos estabelecimentos. Tudo isso é possível graças a análise macro de nossas tecnologias e a expertise de mercado, que adquirimos ao longo dos anos”, explica Cássio Carvalho, diretor-executivo da VR.
O levantamento sobre hábitos de consumo do café revelou que 77% gostam de beber no trabalho e que 41% afirmam que o consumo do café no dia a dia ajuda, principalmente, a manter o foco, já 37.5% garantiram que não sentem diferença na produtividade.
A maioria dos entrevistados (32.8%) paga, normalmente, entre 6 e 9 reais no café e 30% pagam até 5 reais. Mais da metade residem na cidade de São Paulo (54.5%), porém pessoas de todas as regiões do Brasil foram convidadas a participar do levantamento.
Café Raiz
Com leite, puro, amargo ou bem docinho, o protagonista de muitas refeições matinais é consumido, geralmente, quente, mas há também opções geladas e com chocolate, por exemplo. O levantamento mostra que o preferido dos brasileiros é o café coado para 81% das pessoas ouvidas e 44% consomem o café com leite.
Em relação a adoçar ou não, quase 45% preferem puro, sem açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante, enquanto 36% tomam com açúcar. Sobre o local de consumo com possibilidade de múltiplas respostas, 92.4% bebem em casa, 43% em cafeterias especializadas e 40.6% em padarias.