Imagem de uma pessoa gerindo a admissão de funcionários
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Documentos para admissão! Saiba como organizar o processo de contratação dos profissionais!

No processo de gestão de pessoas, um dos processos mais importantes diz respeito à contratação de novos profissionais e entre os pontos que merecem atenção no momento estão os documentos para admissão, que precisam ser organizados para formalizar a contratação do profissional.

Se esse é um ponto que gera dúvida na sua equipe de Recursos Humanos, leia o nosso conteúdo até o final que vamos mostrar como conduzir esse processo com eficiência dentro da sua empresa. Desejamos uma ótima leitura!

Qual a importância dos documentos de admissão?

O processo de admissão consiste em um conjunto de ações que são implementadas visando formalizar, com o propósito de formalizar a contratação de pessoas para uma empresa.

Estamos falando de um processo que tem extrema relevância para a companhia, já que é o primeiro contato do futuro trabalhador com os processos e cultura organizacional da companhia.

Portanto, se a proposta é passar uma boa impressão já no primeiro momento, é importante que ela demonstre eficiência durante o processo. Além disso, essa é uma forma de passar segurança para o colaborador, mostrando que a companhia tem total consciência em relação às suas responsabilidades.

Conheça os documentos necessários para admissão dos profissionais!

Durante o processo de contratação, é de praxe que as empresas solicitem alguns documentos para os futuros colaboradores. Veja quais são alguns deles!

Documentos fornecidos pelo colaborador

  • Cópia da CNH, caso seja exigência da empresa;
  • Cópia do RG;
  • Original e cópia da carteira de trabalho;
  • Título de eleitor:
  • Inscrição no PIS/Pasep;
  • Comprovante de residência;
  • Cópia do CPF;
  • Foto 3×4;
  • Cópia do certificado de reservista;
  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do exame admissional.

Documentos entregues pela empresa

  • Contrato de trabalho;
  • Ficha de aquisição do vale-transporte;
  • Ficha de registro do profissional.

Vale ressaltar que profissionais que exercem funções que exigem registro profissional devem apresentar as respectivas documentações, entre elas estão médicos e advogados, que precisam ser regularizados pelos conselhos regionais e federais de Medicina e Ordem dos Advogados (OAB), respectivamente.

O que diz a lei sobre o processo de admissão?

No que se refere às regras do processo, estão entre as principais legislações sobre o assunto artigo 29 da CLT, que estabelece prazo de até 48 horas para devolução da carteira de trabalho preenchida e assinada para o colaborador.

Além disso, a Lei Nº 5553/1968 define o prazo de 5 dias para devolução dos demais documentos. Pensando nisso, as empresas precisam ser ágeis na condução desses processos, inclusive é válido o uso de tecnologias que ajudam a automatizar as tarefas, aumentando a eficiência no processo de contratação.

Quais são as etapas para admissão dos profissionais nas empresas?

Além de saber quais são os documentos para admissão, é importante compreender quais são as etapas que contemplam esse processo. Confira quais são!

Definição de qual posição será preenchida

Antes de fazer a contratação, é preciso avaliar para quais áreas dentro da companhia é fundamental ter novos profissionais.

Essa é uma forma de evitar que as pessoas sejam contratadas de maneira equivocada, resultando em prejuízos, não só financeiros, mas em relação a gestão de uma forma geral

Abertura do processo de seleção

Esse é o momento em que a companhia abre as portas para que os profissionais enviem seus currículos para as respectivas vagas.

Cabe ao departamento de Recursos Humanos selecionar os melhores currículos de acordo com perfil da companhia e os requisitos exigidos para a vaga.

O processo contempla etapas como recebimento dos currículos, triagem dos melhores profissionais, entrevistas e seleção final.

Seleção do candidato

A partir do momento que o melhor profissional é escolhido, a empresa entra em contato para avisá-lo da seleção e formalizar melhor proposta.

Nesse momento, a pessoa é informada sobre horários, salários, benefícios, entre outros atributos da vaga.

Envio dos documentos

A pessoa selecionada deve enviar a documentação exigida pela empresa para formalizar a contratação na empresa.

Os documentos podem variar conforme a função, porém, existem alguns que são básicos como carteira de trabalho, CPF, RG, entre outros.

Exame admissional

O exame admissional é uma ferramenta essencial para formalizar a contratação dos profissionais, porque estamos falando do dispositivo que garante que o profissional tem plenas condições de assumir determinada posição.

Outro ponto importante é que essa etapa é uma das exigências previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

Como agilizar o processo de admissão na sua empresa?

Para cumprir todas as etapas para contratação, a companhia pode exercer algumas boas práticas para facilitar o processo de admissão dos profissionais. Veja quais são eles!

Solicite a documentação necessária previamente

Essa é uma etapa que precisa ser padronizada dentro da empresa, inclusive, no momento em que o profissional for selecionado, é válido ter um e-mail padrão já para solicitar os documentos necessários, buscando dar celeridade à contratação.

Além disso, é válido que o departamento pessoal esteja disponível para tirar possíveis dúvidas dos futuros profissionais, no que se refere ao processo de efetivação na empresa.

Evite documentação em papel

Além dos papéis serem fáceis de perder e também, com o passar do tempo, acabam se desgastando, outro ponto é que evitar o uso de papéis é uma forma de contribuir para a sustentabilidade, evitando proliferação de material físico.

Neste contexto, é possível concentrar todos os processos em plataformas digitais, visando deixar o processo mais dinâmico e eficiente. 

A tecnologia também é uma forma de deixar a dinâmica de contratação mais automatizada, inclusive, permitindo a organização de documentos em nuvem, evitando desperdícios e melhorando a gestão de documentos.

Como otimizar os processos de documentos para admissão?

A VR Benefícios tem sólida expertise no assunto e, com o objetivo de ajudar as empresas, criou um sistema de admissão digital dos colaboradores. A proposta é que as empresas consigam organizar a documentação com total praticidade, segurança e assertividade. Ficou interessado em saber mais? Conheça agora a nossa solução completa para admissão de funcionários!

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