Ao decidir empreender e montar o próprio negócio, muitas pessoas focam no ponto comercial, no regime tributário, no registro da marca e na saúde financeira — o que não é errado.

Contudo, acabam deixando de lado um aspecto fundamental para que a empresa possa crescer, ganhar mais visibilidade no mercado e conquistar mais clientes: a gestão de pessoas.

Afinal, quando se tem colaboradores realizados profissionalmente e que também se empenham em alcançar o sucesso comercial, o ambiente de trabalho é otimizado e ganha-se em produtividade e qualidade de atendimento ao consumidor — características que, a médio e longo prazo, resultam em um maior faturamento.

Além disso, esses diferenciais o colocam na frente dos seus concorrentes e ainda servem para reforçar uma imagem positiva da sua empresa.

Por esses motivos, reunimos algumas das melhores práticas que você pode adotar para ter uma gestão de pessoas mais eficiente no seu empreendimento. Confira!

Saiba delegar tarefas

Para começar, é necessário que você aprenda a delegar tarefas entre as pessoas da sua equipe. Isso porque muitos gestores, mesmo sem perceber, acabam sobrecarregando determinados funcionários, enquanto outros seguem com bem menos funções.

Com o tempo, esse hábito cria um ambiente de trabalho desequilibrado, no qual aqueles que assumem mais responsabilidades se sentem menos valorizados como pessoa e principalmente como profissional (ainda mais se a remuneração for a mesma entre eles) — o que dá margem a uma série de conflitos internos.

Portanto, busque estimular uma atuação conjunta e distribuir os serviços de acordo com as competências e disponibilidade de cada indivíduo, especialmente se o corpo de colaboradores da sua organização for reduzido.

Fora isso, nunca deixe de acompanhar, orientar e prestar o auxílio necessário enquanto eles realizam essas atividades, pois é papel do gestor controlar tanto pessoas quanto processos.

Promova uma cultura de feedback

Promover uma cultura de feedback, não apenas para apontar o que pode ser aperfeiçoado no funcionário, mas também para aumentar a sintonia e a qualidade do trabalho com a sua equipe, é essencial para o crescimento do seu negócio.

E o motivo disso é bem simples: ao estabelecer um canal de comunicação acessível e direto com todos os colaboradores — independentemente do cargo que ocupam na hierarquia corporativa —, você permite que eles se expressem e deem o ponto de vista deles sobre como melhorar os processos internos e ter um ambiente corporativo mais eficiente.

Fora isso, é possível identificar melhorias que podem ser aplicadas na jornada de trabalho, corrigir problemas estruturais relacionados à falta de equipamentos, pensar em propostas para aumentar os indicadores de produtividade e desempenho, desenvolver novos projetos, traçar estratégias para alcançar os objetivos e as metas, e por aí vai.

Estabeleça planos de carreira

Outra das melhores práticas para gestão de pessoas é criar planos de carreira para mostrar aos funcionários que eles não só têm chances reais de crescer dentro da companhia, como a própria organização espera (e fará o possível para) que isso aconteça.

Prova disso é que ela promoverá periodicamente recrutamentos e seleções de forma interna, visando cargos de analista, especialista, gestor, coordenador e supervisor.

Esse é um passo essencial para manter os colaboradores engajados com o trabalho e com um perfil mais proativo, dispostos a investir no aprendizado e desenvolvimento de novas habilidades e, em especial, atentos aos resultados obtidos pelo setor em que atuam e o desempenho da empresa no mercado.

Invista na capacitação da sua equipe

Você também deve investir na capacitação constante dos seus funcionários, não importa se eles atuam em cargos de atendimento ao público ou gestão interna de um ou mais setores.

Isso é importante para mantê-los atualizados quanto às novas ferramentas de trabalho, às técnicas de produção e principalmente às mudanças que estão sempre ocorrendo no mercado.

Dessa forma, eles se sentem mais motivados e isso influencia diretamente na produtividade, na harmonia do ambiente de trabalho e na competitividade do negócio.

Sem mencionar, é claro, que esse aspecto contribui diretamente para reduzir a rotatividade de funcionários, uma vez que eles reconhecem que a empresa está investindo no desenvolvimento deles e os aprimorando para crescerem dentro da companhia.

Forneça benefícios aos seus colaboradores

Uma quinta ação que você pode adotar é a diversificação dos benefícios que são oferecidos a seus colaboradores. Afinal, isso demonstra que a empresa considera e, acima de tudo, busca soluções para as necessidades individuais (e até familiares) deles, como transporte, alimentação, saúde, lazer, educação, cultura etc.

Com isso, promove-se uma relação mais humanizada com aqueles responsáveis diretamente pelos resultados do empreendimento — o que torna essas pessoas muito mais motivadas e satisfeitas com os cargos que ocupam, aumentando, assim, a retenção e atração de talentos.

Vale ressaltar que essa valorização do profissional também é crucial para diminuir uma série de problemas internos que afetam a rotina e a harmonia de uma companhia, como faltas, atrasos, conflitos interpessoais etc.

Reavalie periodicamente a remuneração dos funcionários

Por último, além da oferta de benefícios e demais ações que citamos ao longo deste post, procure, sempre que possível, reavaliar a remuneração dos seus funcionários para além do reajuste anual. Isso porque o salário é um dos principais fatores que influencia o índice de turnover de uma empresa.

Afinal de contas, quando sentem que os vencimentos estão abaixo do que querem/precisam para desfrutarem de uma melhor qualidade de vida, há um aumento da insatisfação profissional e o desinteresse pelo trabalho.

E isso não é para menos, já que as pessoas desejam ter um bom retorno financeiro em troca do empenho e comprometimento diários com a organização.

Portanto, monte uma estratégia financeira para assegurar aumentos regulares aos colaboradores ou, quando não for possível ampliar os rendimentos por conta das receitas do negócio, adote bonificações como forma de recompensa pelo desempenho e engajamento deles.

Agora que você já está ciente das principais ações que pode adotar no seu negócio para potencializar a gestão de pessoas, não deixe de seguir as nossas sugestões e promover, continuamente, um ambiente de trabalho em que sua equipe seja sua principal aliada rumo ao sucesso do empreendimento.

E já que falamos sobre benefícios para colaboradores, aproveite para entrar em contato com a gente e conhecer todas os nossos produtos!