A importância das empresas oferecerem treinamentos para os funcionários é cada vez maior no mercado de trabalho. Isso porque as inovações avançam diariamente, criando a necessidade de atualização profissional. Assim, promover a educação corporativa é imprescindível para o sucesso a longo prazo.
A educação corporativa está relacionada a outros termos conhecidos do mercado, como a capacitação e a gestão de pessoas. É um conjunto de ações que visa difundir os conhecimentos corporativos para qualificar o funcionário e a empresa.
Quer saber o que é e como promover a educação na sua empresa? A VR preparou um material completo para você entender as atividades de capacitação direcionadas aos negócios.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa integra os planos da empresa em capacitação para propósitos bem definidos, integrando as ações de gestão de pessoas. Não só cursos, workshops e treinamentos para os funcionários, mas campanhas educativas para clientes, parceiros e outros setores.
Educação corporativa, treinamento e desenvolvimento profissional são termos muitas vezes interpretados como sinônimos. Porém, apesar de poderem integrar a mesma estratégia, são atividades diferentes para as empresas. De modo geral, a educação corporativa é o conjunto de projetos de troca de conhecimentos.
Os responsáveis pela gestão de pessoas e educação corporativa devem atuar em conjunto a partir de um planejamento. Assim, é preciso entender as necessidades das empresas e dos funcionários para promover ações educacionais mais precisas.
Exemplos da educação corporativa
Gostou de conhecer sobre educação corporativa e quer saber exemplos de como ela funciona na prática? Separamos algumas aplicações no trabalho para você compreender o assunto.
Treinamentos
Cada setor da empresa possui as próprias demandas. Para supri-las, é essencial fornecer treinamentos que mesclem a teoria com a prática. Assim, os funcionários sabem as minúcias de todos os processos da função e tiram as dúvidas instantaneamente.
Workshops
Se a empresa deseja fazer treinamentos e cursos sobre assuntos mais específicos, workshops podem ser as melhores opções. É possível tratar de temas organizacionais em pouco tempo por meio de oficinas ministradas por profissionais internos ou externos.
Cursos
O conhecimento das profissões modifica-se constantemente, principalmente com os meios digitais. Assim, a educação empresarial deve oferecer cursos ou promover parcerias com instituições para os colaboradores atualizarem-se. Os cursos EAD vieram para facilitar ainda mais as ações educativas.
Ações com clientes e parceiros
Educação corporativa e gestão do conhecimento não estão restritas ao ambiente interno da empresa, englobando clientes, parceiros e outras pessoas. Ofertar workshops para clientes, por exemplo, ajuda a solidificar a marca e educar sobre os serviços do negócio.
Como realizar a educação corporativa?
A educação corporativa deve ser planejada pensando em questões como objetivo, quantidade de pessoas e orçamento. O investimento em capacitação é primordial para o desenvolvimento da empresa a longo prazo, muitas vezes, rendendo frutos rapidamente.
Para realizar cursos, treinamentos e workshops, os contratantes podem escolher funcionários especializados ou empresas de educação corporativa. Outra maneira de realizar as ações educacionais é promover parcerias para capacitação dos colaboradores com bolsas e descontos.
Uma questão importante é a disponibilidade de ferramentas para as atividades educacionais. Alguns tipos de cursos requerem aparelhos específicos, como computadores. Portanto, é preciso certificar-se de que os colaboradores possuem acesso a esses pré-requisitos.
A importância da educação nas empresas
A educação desenvolve diversos aspectos positivos nas empresas, auxiliando a produtividade e o bem-estar no ambiente de trabalho. Além disso, engaja os trabalhadores nas funções. Confira alguns benefícios das ações educativas abaixo.
Produtividade
A vantagem mais aparente da educação empresarial é o aumento da produtividade e da eficiência da empresa. Quando os funcionários estão seguros das funções e conhecem as melhores práticas da profissão, o tempo é otimizado.
Clima organizacional
Se todos os colaboradores de um setor possuem os mesmos fundamentos de trabalho, há mais harmonia e comunicação para o desenvolvimento de um clima organizacional positivo. Para esse objetivo, treinamentos em grupos são excelentes.
Employer branding
Ao desenvolverem ações educacionais, as marcas adquirem uma reputação positiva perante os próprios funcionários e o mercado de trabalho, justamente o que significa o conceito de employer branding. Afinal, todos desejam trabalhar em um local que investe nos colaboradores.
Retenção de talentos
Uma das vantagens da educação profissional é valorizar os trabalhadores, motivando-os a evoluírem junto da empresa. Dessa maneira, há a promoção da retenção de talentos, já que os trabalhadores não encontram motivos para buscar outras oportunidades profissionais.
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Viu só como a educação é um mecanismo importante para a valorização dos colaboradores das empresas? Outra maneira de reter talentos é oferecer cartões corporativos e vales, otimizando o tempo dos trabalhadores e garantindo vantagens a eles.
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