btn
educação financeira
educação financeira
fade

Educação financeira: qual é a importância? Como adotá-la?

Planejar os seus gastos, pensar no futuro, organizar as contas e salvar dinheiro são ações extremamente importantes para ter mais qualidade de vida. Elas estão diretamente ligadas com a educação financeira, que foca em atitudes diárias e muito benéficas para qualquer momento.

Engana-se quem pensa que a educação financeira refere-se somente a cursos, palestras e estudos sobre economia. Ela diz muito sobre saber quanto você gasta no dia a dia e como isso surtirá efeitos nas suas finanças do futuro. Afinal, o amanhã é agora, por isso é preciso planejá-lo com muito cuidado.

Qual é a importância da educação financeira?

A educação financeira pessoal ajuda a organizar e administrar dinheiro. Ela implica em um conjunto de ações que devem ser tomadas diariamente não só para auxiliar significativamente no controle de gastos, mas na saúde financeira e até mental.

Ter o controle de onde o seu dinheiro é gasto e onde você quer chegar no futuro traz maior bem-estar e sensação de que você comanda a sua própria vida financeira, algo almejado por muitas pessoas.

A educação financeira é essencial não só para as pessoas físicas, mas para as pessoas jurídicas também. Um negócio só é próspero e tem crescimento recorrente se os gastos forem controlados, com o dinheiro saindo do caixa somente com o que for estritamente necessário.

Como adotar a educação financeira na sua vida?

educação financeira

Está em dúvida de como se planejar financeiramente? A VR Benefício separou uma lista com dicas de educação financeira para iniciantes. Nunca é tarde para organizar as suas finanças e começar a planejar o seu futuro.

Dinheiro entrando e saindo

A primeira dica para aprender a como começar a educação financeira é saber quanto de dinheiro você ganha e quanto gasta. Isso ajuda no controle das datas de pagamento das contas e na visão de quanto você pode gastar durante um certo período.

A melhor forma de controlar esses valores é inseri-los em uma planilha ou um caderno, caso prefira. Registre todas as contas que você tem a pagar e os prazos de cada uma delas. Dessa forma, fica mais fácil visualizar os gastos do mês e quanto sobra para você investir ou direcionar para desejos futuros.

Estabeleça metas

Traçar objetivos é um dos principais métodos que fazem uma educação financeira básica ser bem-sucedida. Comece com metas a curto prazo, que podem te ajudar a ver como a educação é eficiente e traz resultados. Pense nisso como uma forma de incentivo para planejar a longo prazo.

Logo em seguida, considere metas a médio e longo prazo. Nessa etapa, não tenha medo de ousar! É possível começar a se planejar financeiramente até por mais de 30 anos à frente.

Reserva de emergência

Um erro de quem está dando os primeiros passos na educação financeira é não guardar dinheiro para uma reserva de emergência. Afinal, imprevistos nunca deixam de acontecer, não é? Reparos na casa, ajuda familiar, gastos médicos, viagens e demissões são fatores que englobam essa reserva.

A ideia é que a reserva de emergência alcance, no mínimo, seis salários. Dessa forma, quando algo acontecer, você não precisará ter dores de cabeça com o pouco de dinheiro que tem guardado. O valor também não acabará rapidamente. Então, planeje-se!

Conheça os melhores podcasts sobre educação financeira!

A VR Benefícios separou algumas opções de podcasts que ajudam a organizar a sua vida financeira da melhor maneira. Eles informam mais sobre educação financeira e finanças pessoais. Que tal dar play? Você os encontra em todas as plataformas de áudio do Brasil.

Poupecast

O Poupecast é um dos mais populares, contando com mais de 7 milhões de execuções. Narrado em uma linguagem informal e divertida, ele trata de temas como os mitos sobre planejamento financeiro, por exemplo. Há até episódios que abordam a educação financeira para crianças.

Educação Financeira G1

Contando com as análises de alguns dos grandes jornalistas e economistas do país, os podcasts de educação financeira do G1 estão entre os mais escutados. Eles abordam questões básicas do dia a dia, como dicas de economia na hora das compras dos alimentos, e oferecem sugestões de investimentos.

Boletos pagos com Nath Finanças

Responsável por um canal de finanças no YouTube com mais de 230 mil inscritos, a “Nath Finanças” é uma criadora de conteúdo e orientadora financeira que, em 2020, lançou o próprio podcast. De uma maneira despojada e divertida, ela trata de Imposto de Renda, empreendedorismo feminino e muito mais.

Blog da VR: confira mais dicas sobre vida financeira!

O Blog da VR é recheado de artigos sobre vida financeira e mercado de trabalho. Que tal se atualizar sobre as principais novidades desses universos que andam lado a lado?

Se você está buscando mais benefícios para os colaboradores da sua empresa, não deixe de conhecer os cartões Vale-Refeição e Vale-Alimentação oferecidos pela VR. Eles ajudam consideravelmente no planejamento financeiro dos trabalhadores. Confira!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!