btn
mesa com alimentos solicitado via mercado de benefícios
mesa com alimentos solicitado via mercado de benefícios
fade

Mercado de benefícios: o que é? Como está atualmente?

O mercado de benefícios no Brasil é um campo extremamente promissor. Isso porque as empresas vêm reconhecendo a importância de investir na qualidade de vida dos trabalhadores. Hoje em dia, quem adota os benefícios (vale-alimentação, vale-refeição, convênio médico etc.) sai sempre na frente.

Apesar de o mercado de benefícios estar se expandindo no Brasil, ainda há muito o que discutir sobre ele. Ano após ano, novos desafios surgem, assim como as expectativas para o futuro. Pensando em atualizar a situação atual do mercado, a VR Benefícios preparou um artigo exclusivo sobre isso. Vamos lá?

O que é o PAT?

Antes de mais nada, que tal entender um pouco mais sobre o que é o PAT e quais foram as mudanças propostas por ele após o seu surgimento? O PAT nada mais é do que o Programa de Alimentação do Trabalhador, um plano instituído pela lei 6.321.

A existência do programa é voltada ao incentivo do fornecimento de benefícios aos trabalhadores, dando ênfase aos valores referentes aos gastos com alimentação. Com isso, a PAT foca a melhora da saúde e da qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa, evitando a fadiga e as doenças, além de proporcionar um maior rendimento no trabalho.

Quem é a VR Benefícios?

Antes de mais nada, que tal entender quem é a VR Benefícios e como ela se posiciona no mercado? A VRB é uma empresa fundada em 1977 e trouxe soluções inovadoras ao mercado com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida e de trabalho para os trabalhadores.

A VRB foi criada apenas um ano depois do PAT. Logo no lançamento, o fundador da VRB, Abram Szajman, colocou em evidência no mercado o vale-refeição (VR). Com o tempo e a evolução do PAT, foi criado o vale-alimentação, que passou a valer para as compras de mercado.

Em 1999, com o lançamento de uma empresa de tecnologia própria da VRB, o cartão com chip foi lançado no mercado de benefícios. A título de informação sobre o crescimento em grande escala, a empresa alcançou o número de 1,5 milhão de clientes em 2019. Impressionante, não é?

Como está o mercado de benefícios atualmente?

homem sorrindo com um paletó verde em ambiente de trabalho

O mercado de benefícios para funcionários vem passando por empecilhos, principalmente levando em conta a competitividade e a instabilidade da economia brasileira. A partir disso, o setor de Recursos Humanos das empresas precisou passar por inovações, tentando driblar os desafios.

Porém, o governo federal, no fim de 2021, realizou algumas mudanças no regulamento do PAT, que surtirão efeito no início de 2023. Segundo ele, os benefícios poderão ser usados em qualquer estabelecimento, independentemente de ele ser credenciado ou não. Assim, o trabalhador terá mais opções de refeições.

Outra mudança importante é que o vale-refeição (VR) e o vale-alimentação (VA) poderão ser usados em um único cartão. Além disso, o trabalhador poderá escolher a operadora de sua preferência para receber o benefício.

Para finalizar as alterações, o governo federal declarou que, em casos de saldo restante após a rescisão do contrato, o valor poderá ser gasto pelo ex-funcionário da forma que preferir. A empresa só poderá descontar o valor da rescisão caso a quantia restante seja referente a dias em que o trabalhador estava ausente.

Perspectivas para o futuro

Mesmo com a instabilidade da economia brasileira, o mercado de benefícios para empregados está crescendo bastante. O foco é fazer com que, cada vez mais, empresas adotem o sistema de benefícios aos trabalhadores e vejam isso como um investimento e um aperfeiçoamento.

É preciso que os gestores vejam o perfil que as empresas possuem, de forma que adotem uma política de benefícios que realmente seja beneficiária e atrativa aos trabalhadores. Dessa forma, a qualidade de vida subirá, e o rendimento no trabalho será ainda mais surpreendente.

VR Benefícios: com você desde o início!

O mercado de benefícios está em expansão, e a VR Benefícios acompanhará essa evolução de perto. Para proporcionar a melhor experiência de trabalho aos colaboradores, que tal adotar os benefícios da VRB? Aqui, você poderá contratar os serviços de vale-refeição e vale-alimentação.

O blog da VR Benefícios também acompanha de perto o mercado de trabalho. Por lá, você encontrará dicas de como adotar as melhores técnicas no ambiente corporativo, seja para os processos seletivos (dicas de como destacar o CV, por exemplo) ou para o dia a dia dos colaboradores. Não deixe de conferir!

Gostou do artigo?
Cadastre-se e receba nossos conteúdos!